Vantagens do ERP: saiba como esse sistema pode ajudar sua empresa

Como gestor de uma pequena ou média empresa, você está sempre em busca de soluções que melhorem a produtividade, aumentem a eficiência, diminuam os custos e agilizem os processos do seu negócio, não é mesmo?

Imagine poder integrar todos os dados da sua empresa através de uma única ferramenta, com segurança, facilidade e baixo custo? Estamos falando das vantagens do ERP! Mostraremos neste post como as funcionalidades desse sistema podem otimizar as atividades essenciais dentro da sua empresa. Confira!

Definição de Sistema ERP

ERP significa, em inglês, Enterprise Resource Planning, traduzido para o português como Sistema Integrado de Gestão. A função desse tipo de programa é integrar e agilizar os processos empresariais, incluindo:

  • inventário e gestão de encomendas;
  • contabilidade;
  • recursos humanos;
  • folha de pagamento;
  • financeiro;
  • sistema de emissão de notas fiscais.

A principal caraterística de um sistema ERP é ter um banco de dados compartilhado, com múltiplas funções, manipulado por diferentes departamentos da empresa. De forma prática, significa que colaboradores de setores diferentes – como contabilidade e RH, por exemplo – podem ter acesso às mesmas informações de acordo com suas necessidades.

A realidade da gestão

Entregar um serviço de qualidade para os seus clientes, deixando-os satisfeitos a ponto de se tornarem fiéis, é o objetivo das empresas que se preocupam com a construção de valor. Porém, gerir uma empresa na prática e atingir esse objetivo é uma missão que envolve algumas tarefas pouco atrativas, das quais você não pode fugir.

Então é importante que você tenha um panorama claro das suas receitas, despesas, contas a receber e pagamentos por meio de um sistema capaz de integrar todos esses dados. Assim você vai ter uma interpretação precisa do andamento do seu negócio para tomadas de decisões mais seguras, além de agilizar o processo de entrega das obrigações fiscais.

Vantagens do ERP

Um sistema ERP eficiente é desenvolvido para facilitar a comunicação entre gestão financeira, contábil e de pessoal dentro da sua empresa. Quer ver um exemplo de como é feita a integração?

Para facilitar o trabalho no departamento de pessoal, o MasterERP – o ERP da Mastermaq – possui integração nos módulos que fazem a apuração de ponto (NGPonto) e geração de folha de pagamento (NGFolha). Dados como horas trabalhadas, justificativas e ocorrências são apurados pelo NGPonto, que os informa ao NGFolha. O NGFolha, por sua vez, gera as folhas de pagamento com base nas informações de ponto de forma automática, diminuindo as chances de erros nos holerites dos seus colaboradores.

Conheça mais algumas das vantagens do ERP:

Forte aderência à legislação e inovação contínua

As legislações fiscal e tributária precisam ser observadas constantemente pelos contadores, já que sofrem mudanças constantes e também variam de acordo com o estado. Além disso, o cumprimento das obrigações fiscais pode proteger sua empresa de graves consequências legais.

O MasterERP tem forte aderência às legislações fiscal, tributária e trabalhista. E, o mais importante: ele está em processo contínuo de inovação, por meio de esforços de pesquisa e desenvolvimento, para se manter atualizado de acordo com as novidades legais que possam atingir o seu negócio.

Maior precisão na gestão contábil

Manter a gestão contábil da sua empresa através do preenchimento manual de planilhas pode levar à interpretação errada de informações. Lidar com dados tão importantes – como processos de escrituração fiscal, processos de vendas e outros – sem um software é uma tarefa muito complicada e demorada. Assim a tomada de decisão pode ocorrer de forma pouco objetiva por causa de conclusões erradas.

O software ERP precisa ser inteligente o suficiente para gerar automaticamente a contabilidade dos processos de vendas, financeiros, materiais e pessoais. Assim você vai ter segurança para se basear em demonstrativos e relatórios confiáveis e tirar conclusões mais precisas.

Aumento de produtividade

Empresas com cenário de alta rotatividade, complexidade, ou grande volume de colaboradores, operavam sem sistemas ERP no passado. Isso exigia maior número de colaboradores no departamento pessoal e no RH, ou a sobrecarga de poucas pessoas para realizar apuração de pontos, folhas de pagamento etc.

É quase inacreditável, mas ainda existem empresas que funcionam nessas condições. O MasterERP é capaz de aumentar a produtividade dos colaboradores desses setores, permitindo que eles tenham tempo para usar com atividades mais lucrativas para sua empresa.

Redução de custos por meio da automatização de rotinas

Erros de lançamento podem levar sua empresa a consequências muito ruins. Porém, receber automaticamente os títulos de contas a pagar e a receber do estoque, compras, almoxarifado, faturamento e folha de pagamento é um fator que diminui significativamente esses erros.

Além disso, um número menor de colaboradores é capaz de gerar inúmeros fechamentos com apenas alguns cliques. Assim sua empresa precisará gastar muito menos com mão de obra e evitar sobrecarregar colaboradores com tarefas que podem ser automatizadas.

Visão ampla do negócio para a tomada de decisões gerenciais

O controle financeiro da sua empresa é importante para conquistar o sucesso e ter uma visão ampla das decisões gerenciais que você precisa tomar. Assim, para uma gestão financeira verdadeiramente eficiente, você precisa ter acesso a análises avançadas de fluxo de caixa, apropriações gerenciais e outras.

Com o MasterERP, você tem acesso a essas informações de forma eficiente e rápida. Os relatórios são gerados de forma automática, o que vai otimizar os processos em sua empresa e ajudar na hora de tomar decisões.

Melhor controle da movimentação de mercadorias

A emissão de notas fiscais é uma rotina burocrática que gera muito trabalho para os contadores ao final de cada mês – seja com notas em papel ou eletrônicas. Sem um sistema que gerencie notas fiscais, você e seus colaboradores podem ser obrigados a fazer muito trabalho manual. Mas é possível fugir disso utilizando o MasterERP!

Esse software faz a gestão de todos os processos de vendas que antecedem a emissão da nota fiscal, integrando-a com as demais áreas da empresa. Ele também faz uma ponte entre a sua empresa e os órgãos fiscalizadores (Receita Federal e Secretaria da Fazenda)

Segurança das informações

Manter seguros os dados da sua empresa, de seus colaboradores e clientes é muito importante. Perdê-los pode ter consequências muito negativas para sua empresa. Além disso, o vazamento de documentos pode levar a terríveis dores de cabeça.

Devido ao seu banco de dados amplo e confiável, o MasterERP garante a segurança das informações, ao mesmo tempo que permite acompanhar o crescimento da sua empresa.

Torne seus processos mais efetivos e economize tempo

Como se diz, tempo é algo valioso para os negócios e se torna cada vez mais escasso nos ambientes empresariais modernos. Portanto, as empresas precisam de recursos efetivos que lhes permitam facilitar a gestão de seus processos.

Assim, é muito importante que a sua empresa tenha um conjunto flexível de soluções à sua disposição e integradas em um único pacote, como MasterERP, para gerir os seus dados.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do ERP para sua empresa. Será um prazer responder às suas perguntas!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM