Universidades Corporativas

As Universidades Corporativas (UC) devem ter como premissa apoiar a aquisição do conhecimento, disseminar valores e agregar peso às estratégias da empresa, ampliar o capital intelectual dos colaboradores como um diferencial competitivo e orientar programas internos rumo à melhoria de resultados.

Algumas possibilidades de intervenção através das UC:

Treinamento e Desenvolvimento
Essas medidas visam a promoção de ações voltadas para a qualificação dos funcionários, com foco no aprimoramento de habilidades técnicas e no desenvolvimento de competências.

Avaliação de Desempenho
As atividades avaliativas realizadas após os cursos de qualificação fornecem indicadores de performance dos funcionários. Com essa prática é possível criar uma correlação entre a aquisição de novos saberes e a melhoria de desempenho.

Cargos e salários
Através da realização de cursos, os profissionais poderão adquirir conhecimento que os capacite no desempenho de novas atribuições, o que, consequentemente, os habilitará a uma possível recolocação dentro da estrutura de cargos.

Gestão de performance
Com as Universidades Corporativas é possível desenvolver um programa de avaliação de colaboradores, com métodos voltados para os planos de sucessão e para a formação de uma base de profissionais qualificados para diversos cargos.

Gestão do conhecimento
O aprendizado on-line (EAD) possibilita o compartilhamento da informação e mensuração dos resultados obtidos através de provas e exercícios. Ele proporciona a cultura da educação, onde o conhecimento é construído e ampliado através do compartilhamento das informações. Eventos como fóruns de discussão e chats podem ser utilizados com o objetivo de promover a participação dos grupos.

É necessário estabelecer, de forma criteriosa, o objetivo da UC na empresa, seu público alvo, a metodologia a ser aplicada, o formato dos cursos, os recursos audiovisuais a serem utilizados, dentre outras ferramentas de ensino. E, depois destas definições, é preciso traçar um planejamento para a divulgação, manutenção e acompanhamento dos dados obtidos.

Assim como qualquer proposta de mudança para uma empresa, é imprescindível que a ideia da Universidade Corporativa seja internalizada primeiramente pelos gestores, que têm o papel fundamental de garantir a participação de todos os funcionários no uso da ferramenta.

Além disso, é importante que os funcionários vejam na UC possibilidades para aprimorar seus conhecimentos e alcançar novos objetivos. Para tanto, é primordial que haja comprometimento com o resultado da aprendizagem, visto que a organização do tempo para realizar os treinamentos virtuais e engajamento para extrair ao máximo os conteúdos explorados são pré-requisitos indispensáveis para o aluno que faz cursos a distância.

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