Universidades Corporativas: benefícios, regras e métodos de uso

Outras estratégias para melhorar os processos dentro da sua organização são as Universidades Corporativas. Elas têm como premissa apoiar a aquisição do conhecimento, disseminar valores e agregar peso às estratégias da empresa.

Nesse sentido, ela pode te apoiar na educação dos seus clientes quanto ao uso dos seus serviços e soluções. Com isso, você ganha autoridade e pode se tornar referência no mercado.

Para além dos clientes, a Universidade da sua empresa pode te auxiliar no processo de educação corporativa, fornecendo cursos e capacitações online.

Como as Universidades Corporativas podem te ajudar

Treinamento e Desenvolvimento

Alinhado junto com o seu processo de educação corporativa, a Universidade pode te auxiliar na criação de cursos e treinamentos para a capacitação de sua equipe. Por ela você pode faze todo o processo de avaliação, controle de resultados e desempenho dos seus colaboradores.

Essas medidas visam a promoção de ações voltadas para a qualificação dos funcionários, com foco no aprimoramento de habilidades técnicas e no desenvolvimento de competências.

Avaliação de Desempenho

As atividades avaliativas realizadas após os cursos de qualificação fornecem indicadores de performance dos funcionários. Com essa prática é possível criar uma correlação entre a aquisição de novos saberes e a melhoria de desempenho.

Por vezes a demissão ou a troca de equipe não é a melhor solução. Por vezes, capacitar seus funcionários pode gerar resultados incríveis para a sua empresa.

Cargos e salários

Através da realização de cursos, os profissionais poderão adquirir conhecimento que os capacite no desempenho de novas atribuições. Sendo assim, quando existir oportunidades de novos cargos, eles estarão aptos a uma possível recolocação dentro da estrutura de cargos.

Pensar em uma política de cargos e salários é fundamental para manter a equipe motivada e a produtividade em alta.

Gestão do conhecimento

O aprendizado on-line (EAD) possibilita o compartilhamento da informação e mensuração dos resultados obtidos através de provas e exercícios. Ele proporciona a cultura da educação, na qual o conhecimento é construído e ampliado através do compartilhamento das informações. Eventos como fóruns de discussão e chats podem ser utilizados com o objetivo de promover a participação dos grupos.

Use bem suas Universidades Corporativas

Para esse processo ter efeito, é necessário estabelecer, de forma criteriosa, o objetivo das Uiversidades Corporativas. Qual é a sua persona? Qual a metodologia a ser aplicada? Qual o Formato dos cursos? É recomendado a contratação de um profissional de áudio visual para fazer uma consultoria na sua empresa.

Depois destas definições, é preciso traçar um planejamento para a divulgação, manutenção e acompanhamento dos dados obtidos.

Após a fazer de consultoria planejamento e implantação, é imprescindível que a ideia da Universidade Corporativa seja internalizada primeiramente pelos gestores. Eles tem o papel fundamental de garantir a participação de todos os funcionários no uso da ferramenta.

Além disso, é importante que os funcionários vejam nas Universidades Corporativas, possibilidades para aprimorar seus conhecimentos e alcançar novos objetivos. Lembre-se que motivar os seus colaboradores é o primeiro passo para obter o sucesso em qualquer projeto corporativo.

Gostou das nossas dicas sobre as Universidades Corporativas? Entenda que elas são primordiais para a educação dos seus clientes e o desenvolvimentos dos seus colaboradores. Agora, convidamos você para outras discussões em nossas redes sociais. Acesso nosso Facebook e Linkedin para ficar por dentro de outras novidades.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM