Tudo o que você precisa saber sobre contabilidade de nicho

A grande concorrência do mercado tem feito com que empresas dos mais diversos setores repensem constantemente as formas de atuação. Na área de contabilidade, isso não é diferente: com o objetivo de se modernizar e acompanhar a evolução, o setor passou a segmentar seus ramos de atuação, o que levou ao surgimento da chamada contabilidade de nicho.

A contabilidade de nicho é uma grande tendência que permite um atendimento diferenciado aos clientes. Os escritórios que trabalham nessa linha estão focados em apenas um setor ou ramo de atuação, o que faz com que esses negócios tenham mais informações relevantes e consigam se aprofundar nas estratégias de gestão e de planejamento.

Ainda não sabe como isso funciona e não conhece as vantagens da contabilidade de nicho? Então aproveite para entender mais sobre isso no post de hoje!

1. O que é contabilidade de nicho

Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as informações mudam o tempo todo e as possibilidades são diversas, a contabilidade de nicho surgiu como uma alternativa para a garantia da qualidade dos serviços dos escritórios contábeis.

Ao escolher adotá-la, você segmentará o seu ramo de atuação e trabalhará com uma área específica, de interesse de um grupo de pessoas ou empresas com características parecidas, objetivos comuns e problemas que podem estar relacionados.

Existem vários nichos, e você precisa pensar em qual combina mais com o seu perfil: pode ser contabilidade ambiental, contabilidade para comércios eletrônicos, para startups, para indústrias automobilísticas, dentre outros.

2. Como definir o seu nicho

Antes de delimitar o seu nicho de atuação, é importante pensar em qual é a maior cartela de clientes que o seu escritório já tem: são comerciantes, prestadores de serviço, industriários ou outros?

Com essa resposta em mãos, ficará mais fácil definir o segmento que você atuará sem perder a clientela que já conquistou.

Você também pode definir o nicho com base em alguns critérios, como o geográfico — que está relacionado à localização da sua empresa —, ou o porte — pequenas, médias ou grandes empresas.

Alguns contadores ainda preferem pesquisar o mercado e descobrir as áreas que mais precisam do serviço, para tentar inovar e disponibilizar o que poucos oferecem. Esse é um critério inteligente e que vale a pena levar em consideração.

Independentemente do que decidir, é importante que você pense em uma área de atuação que te dê prazer. Afinal, será preciso muito estudo e muita dedicação para se tornar especialista no assunto, conseguir se destacar e ser reconhecido no mercado.

3. Quais as vantagens

Possibilidade de definir melhor as estratégias de marketing

Com o  grande alcance da internet, uma boa estratégia de marketing é produzir conteúdos e anúncios que estejam alinhados aos interesses do seu público-alvo.

Para fazer isso, você precisa conhecer esse público e saber como falar diretamente com ele. As propagandas com focos específicos possuem um alcance muito maior do que aquelas direcionadas a qualquer um.

Já ouviu dizer que quem quer falar com todo mundo acaba não falando com ninguém? Pois essa é uma grande verdade no universo do marketing!

Ao definir o seu nicho de atuação, ficará mais fácil colocar anúncios claros e diretos, o que fará com que os mecanismos de busca alcancem melhores resultados para o seu escritório. Logo, você gastará menos e terá um retorno muito maior.

Redução da concorrência

Uma coisa é atuar para todos os ramos e todas as atividades: isso todo mundo faz com os conhecimentos básicos adquiridos na universidade e com um tempo de experiência. Porém, em um mercado competitivo, ser especialista em algo é um grande diferencial.

Dentro de cada área de atuação, existem questões específicas que podem contribuir para a melhoria do serviço e para a maior satisfação dos clientes. Porém, para aprender mais e se dedicar, você precisa ter tempo e organizar o seu trabalho.

Ao definir o nicho, será possível aprofundar seus conhecimentos relacionados a ele, o que fará muita diferença no mercado e atrairá mais clientes interessados em um profissional qualificado e competente.

Prestação de um serviço especializado

Com tempo para se dedicar a um assunto, você terá muito mais conhecimento sobre ele e poderá apresentar as informações aos clientes com mais segurança e tranquilidade.

Isso sem contar que, ao definir a atuação e conquistar clientes com interesses parecidos, você poderá organizar encontros de discussões e trocas de experiências, o que trará visibilidade ao seu escritório e atrairá novos clientes.

Possibilidades de investir na qualificação da sua equipe

Sabendo qual é o seu nicho de atuação, você conseguirá pensar no que é necessário para trabalhar bem. Com isso, você poderá investir mais no seu escritório, contratar funcionários especializados no mesmo assunto, programar grupos de estudo, participar de seminários e cursos de atualização, assinar revistas ou periódicos sobre o tema, dentre outros.

Para ter sucesso, além de aprofundar os seus conhecimentos, é fundamental que a sua equipe esteja alinhada, interessada e bem informada.

Ter em mente o serviço que você quer prestar facilita o trabalho de todos e torna a equipe mais harmônica.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Quando você atende com mais eficiência, responde às perguntas com mais segurança e se mostra um verdadeiro especialista no que faz, os seus clientes ficam mais satisfeitos e, com certeza, se tornam fiéis.

Esse é um ponto chave, afinal, assim como os comércios em geral, os escritórios de contabilidade precisam conquistar os clientes e a confiança deles.

Nesse tipo de atividade, o boca a boca é essencial, e um cliente satisfeito abre portas para novos clientes.

Como você pode ver, uma das principais vantagens da contabilidade de nicho é a possibilidade de prestar um serviço mais especializado e se tornar referência em um segmento específico de atuação. Potencialize aquilo que você sabe mais e faça disso o seu diferencial!

Gostou de saber mais sobre a contabilidade de nicho? Quer continuar por dentro de outras novidades na área? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo que compartilhamos: estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM