10 dicas para otimizar o seu trabalho remoto

Como ser mais produtivo quando o expediente é dentro de casa?

13 de abril de 2020

Nas últimas semanas, muito tem se discutido sobre os benefícios do trabalho remoto. Com a pandemia da Covid-19, as empresas viram no trabalho remoto uma necessidade para continuarem operando, evitando agravar a crise econômica e manter seus resultados, mesmo que à distância.

Algumas empresas sequer pensavam na possibilidade de trabalhar remotamente. O que muitos não sabiam era que este modelo pode trazer diversas melhorias como o rendimento, o engajamento dos funcionários e até a redução do turnover.

Nós já demos a dica aqui sobre as 08 principais ferramentas para otimizar o teletrabalho. Hoje, vamos te contar 10 dicas para otimizar o seu trabalho remoto. Vamos lá?

Organize o seu local de trabalho

E não estamos falando apenas do computador ou notebook, teclado, mouse e fone. Dê preferência para ferramentas que possibilitem o trabalho em nuvem. Deixe perto tudo o que você utiliza no seu escritório: calendários, caneta, bloco de anotações. Lembre-se que o trabalho remoto exige disciplina e organização!

Além disso, outras ferramentas se fazem necessárias para que seu local de trabalho se torne um ambiente tranquilo e produtivo. Por exemplo, a sua conexão com a internet.

Invista em um bom provedor de internet

No trabalho remoto, as videoconferências são necessárias para o bom andamento das tarefas da equipe. E para que isso ocorra com fluidez, nada melhor que investir em um bom provedor de internet para evitar as dores de cabeça com a sua conexão!

Para isso, invista em um bom provedor de internet no seu trabalho remoto. Além de permitir que o trabalho em nuvem ocorra perfeitamente, uma boa conexão faz com que você e sua equipe economizem tempo em reuniões que não serão frequentemente interrompidas devido a chamadas encerradas inesperadamente.

E por falar em vídeo conferências, elas são extremamente necessárias em um trabalho remoto!

Faça reuniões por vídeo com a sua equipe

Sendo líder ou não, esta dica é imprescindível: sua equipe precisa estar alinhada com as possíveis alterações nas tarefas, inclusão de projetos e diversos outros motivos. Para isso, nem sempre um e-mail basta.

Portanto, invista em reuniões por vídeo. Além de organizar melhor todas as demandas do trabalho, permite o contato humano um pouco mais aproximado no trabalho remoto, o que é extremamente importante para a nossa saúde mental, especialmente quando o trabalho remoto é em caso de emergência, como o que estamos passando agora.

Busque por ferramentas para as reuniões

Fazer reuniões por vídeo no trabalho remoto não é um bicho de sete cabeças! Diversos provedores permitem vídeo chamadas de forma gratuita e simples, algumas inclusive sem a necessidade de se cadastrar. Aproveite que o trabalho remoto está em alta e faça uma busca na internet para verificar qual provedor atende melhor as suas demandas. O importante é concretizar a reunião online!

Trabalho remoto também tem horário!

Nada de trabalhar 10 horas direto se este não é o horário que você faria normalmente no escritório. É claro que imprevistos podem surgir, reuniões de última hora ou demandas a serem alteradas, o que não é exclusividade no home office, mas por sabermos que estamos trabalhando de casa, muitas vezes extrapolamos o nosso horário.

Por isso, tente organizar ao máximo o seu expediente e cumprir com o horário que você geralmente faz na empresa. É comum que a gente pense que, por estar em casa, não tem problema tentar adiantar aquele trabalho que você iria fazer no expediente do dia seguinte, mas precisamos tomar cuidado para não extrapolarmos os nossos limites, o que pode afetar na sua produtividade no dia seguinte. 

Mexa-se como faria se estivesse no escritório

Nem sempre ficamos o nosso expediente inteiro sentados em frente ao computador, certo? Reuniões em outros setores, pausa para o café e para o almoço são feitas em nosso escritório e nos fazem movimentar durante o expediente. Portanto, faça pausas! Nada de almoçar em frente ao computador somente porque está em casa.

Cumpra seu horário de intervalo

Se você tem um horário dedicado ao café quando está na sua empresa, não tem motivos para não fazê-lo durante o trabalho remoto. Procure se alimentar bem e corretamente para manter sua disposição durante o horário de trabalho.

saúde financeira

Crie uma lista de tarefas

Para evitar distrações e até mesmo esquecimentos, uma lista de tarefas no seu trabalho remoto pode ser uma grande aliada na otimização do seu trabalho. 

Nesse post aqui você encontra apps e sites que podem te ajudar a criar uma lista de tarefas e seguir o fluxo do trabalho.

Faça combinados com as pessoas que moram com você

Muitas coisas em casa podem nos distrair – familiares, vizinhos ou até mesmo bichinhos de estimação. Para que você evite ter que ficar parando o seu trabalho para pedir que não te chamem se não for urgente, informe previamente as pessoas sobre a rotina de trabalho. Como falamos aqui, muitos não estão acostumado com este modelo de trabalho e podem acreditar que você faz o seu trabalho em frente ao computador em outros horários.

Neste caso, o combinado não sai caro! Deixe o bichinho de estimação em outro cômodo e combine com sua família de te chamar apenas para o necessário.

Crie sua rotina!

Não é porque você está em casa que precisa atropelar todas as etapas que faria se tivesse que ir até o escritório. Portanto, mantenha a rotina de tomar café da manhã se arrumar para o trabalho. Essas pequenas atitudes farão uma grande diferença na sua produtividade durante o período de trabalho remoto.

Fazer a gestão do seu trabalho remoto pode ser mais simples do que você pensa. Aproveite o home office e confira nossos materiais de estudo para essa quarentena clicando aqui.

Escrito por

Julia Martins - Analista de Mídias Sociais

Júlia é graduada em Relações Públicas, pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais e possui certificações em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Atua como Analista de Mídias Sociais na Mastermaq.

Confira nossos outros posts