Tecnologia na contabilidade: integração entre sistemas é a chave para o sucesso

O uso de sistemas integrados é fundamental para o sucesso do seu escritório

18 de maio de 2020

Você realmente sabe o que é a tecnologia na contabilidade? Conhece todas as possibilidades que ela pode trazer para o seu escritório? Tecnologia vai muito além de entregar obrigações da maneira correta.

Esse, claro, é o básico que ela deve entregar quando falamos de escritórios contábeis. No entanto, ela pode e deve melhorar as rotinas, aumentar a lucratividade e ainda contribuir para a gestão do negócio, seu e do seu cliente. 

Por isso, nesse artigo eu vou te mostrar as possibilidades de integrações que a tecnologia proporciona e como elas vão levar o seu escritório para outro patamar de atuação. Vamos nessa?

Antes, alguns números

Quando falamos de tecnologia na contabilidade, ainda estamos um pouco longe do que seria o ideal. Digo isso porque os estudiosos estão discutindo assuntos como Blockchain, Machine Learning e Internet das Coisas. No entanto, os profissionais contábeis ainda tem dúvidas sobre segurança na nuvem e assuntos tecnológicos mais básicos.

Segundo a pesquisa Contábil Trends 2019, a maioria dos profissionais ainda utilizam mídias físicas— CD, PenDrive, HD Externo — para guardar documentos. Ainda de acordo com a pesquisa, o número de escritórios que utilizam o armazenamento em nuvem não chega a 30%.

Além disso, 13% afirmaram não utilizarem sistemas de contabilidade e 51% dos escritórios de contabilidade não utilizam ERP’s.

Nesse sentido, vamos trazer neste artigo as vantagens de se utilizar sistemas de contabilidade e melhor, as vantagens de utilizar sistemas integrados no seu escritório contábil. 

Tecnologia na contabilidade: análise de dados em tempo real 

Já ouviu falar em Big Data? O termo se refere a análise de uma grande quantidade de dados. Quando trazemos para a realidade dos escritórios de contabilidade, percebemos o quão difícil pode ser esse processo.

No entanto, vamos imaginar que o seu software de contabilidade consiga fazer a integração entre o seu sistema financeiro e contábil? Ou então entre o seu sistema fiscal e tributário? Ou, até mesmo, a integração entre todos eles, ou seja, um dado inserido em um deles, serve de insumo para relatório do outro?

A troca de informações entre os sistemas do seu escritório facilita a análise de dados e, com isso, você consegue entender melhor o cenário da empresa do seu cliente e aconselhá-lo nas tomadas de decisões.

Aumento na confiabilidade dos resultados

Outra dificuldade que se tem para analisar dados é o tratamento que cada sistema dá a ele. Ou seja, a integração por meio da tecnologia garante que a análise está sendo feita com os mesmos parâmetros em todos os softwares. Isso facilita o processo e aumenta a confiabilidade das ações definidas a partir da análise. 

 

Contabilidade consultiva

Trabalhar na gestão estratégica da empresa do seu cliente é fundamental. Para tanto, contar com a tecnologia e atuação de softwares confiáveis e integrados será primordial para os escritórios do futuro. 

Segundo a pesquisa Contábil Trends de 2019, 80% dos profissionais de contabilidade querem oferecer outro tipo de serviço para os seus clientes. Esse é um processo natural e o escritórios que quiserem manter sua saúde financeira não podem ignorá-lo.

Otimização do tempo

A tecnologia facilita o dia a dia do seu escritório com rotinas automatizadas, memórias de cálculos entre outras funcionalidades. Porém, deixa eu te fazer uma pergunta: como anda a integração entre você e o seu cliente?

Vamos pensar como é a coleta de informações. Como o seu cliente faz, por exemplo, o envio das notas fiscais para que seja feito os lançamentos nos sistemas? A pesquisa Contábil Trends traz o dado de que 20% dos profissionais de contabilidade enfrentam problemas com o recebimento de notas fiscais

A tecnologia na contabilidade proporciona sistemas que facilitam essa integração entre escritório e cliente. Utilizar, portanto, um software que facilite a comunicação e a troca de informações entre você e seu cliente poder otimizar o tempo e facilitar o trabalho dentro do seu escritório. 

Ganho de produtividade com a tecnologia na contabilidade

Os dois cenários descritos acima contribuem para o ganho de produtividade, certo? Porém, você consegue pensar em outras funcionalidades que a tecnologia pode trazer para o seu escritório?

Vou citar alguns:

  • menos erros de digitação;
  • menos tempo com conferência de dados;
  • diminuição de multas geradas pelo Fisco;
  • organização dos documentos contábeis;
  • segurança de dados;
  • entre outras.

Tecnologia na contabilidade: porque usar um software ERP

Um sistema ERP é focado na gestão empresarial. Ou seja, ele trabalha entregando ferramentas para otimizar o dia a dia das empresas. Sendo assim, ele pode ajudar o seu escritório em duas frentes.

A primeira delas fazendo a gestão do seu próprio escritório. Não vamos esquecer que ele também é uma empresa, não é mesmo?

A outra frente é com a integração com o sistema do seu cliente. Por que não utilizar o mesmo software que o seu cliente? Lembre-se que como contador consultor, você pode orientar as melhores soluções, inclusive de software, para os seus clientes.

Fazer uso da tecnologia na contabilidade hoje em dia é básico. Para além disso, é necessário utilizar softwares integrados para garantir o melhor resultado para o seu cliente. Quer saber mais sobre integração na contabilidade? Leia o nosso próximo artigo e fique por dentro sobre como a Plataforma NG pode ajudar o seu escritório contábil.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts