Tecnologia e empreendedorismo: 10 ferramentas para bombar sua empresa

Use a tecnologia como aliada e conquiste novos resultados

15 de maio de 2020

A tecnologia está presente ao nosso redor na maior parte dos lugares, facilitando tarefas e comunicações rotineiras. Já estamos habituados com diversos processos digitais, e não seria diferente na hora de empreender. Ou seja, tecnologia e empreendedorismo precisam andar juntas para o sucesso dos negócios

Nesse sentido, preparamos um conteúdo com 10 ferramentas para bombar sua empresa, desde o relacionamento mais próximo com o cliente até uma gestão inteligente. Confira!

Seja amigo do seu cliente

Com a grande disponibilidade de informações, precisamos usá-las a nosso favor. No meio digital, os limites de relacionamento não se resumem somente à presença física ou apenas uma ligação.

As mídias sociais e novas redes de comunicação estão disponíveis para serem exploradas e melhorarem os seus resultados!

Pensando em perpetuar o relacionamento com seu cliente além da venda, é comum traçar estratégias dentro do Marketing Digital como presença constante nas redes sociais e uso do email marketing. Para isso, são usadas ferramentas de automação de marketing, como:

1- RD Station

No RD é possível fazer uma análise completa dos Leads (estágio que o usuário se torna um possível cliente), além de possuir uma ferramenta de funil de vendas que possibilita saber em qual nível eles se encontram, até que você o leve para a venda. Por esse software também é possível criar fluxos de email, agendar posts para redes sociais e criar Landing Pages. 

2- Lead Lovers 

Essa plataforma oferece relatórios com métricas, criação de páginas e hospedagem de domínios ilimitado. Por ela também é possível entrar em contato com leads de forma personalizada por sms, messenger e email marketing, para que você os converta em clientes! 

3- Sendinblue

A missão da Sendinblue é aumentar negócios por meio da interação com o cliente. Ele também possui ferramentas de comunicação, com automação de mensagens de marketing e segmentação para otimizar seu tempo.

Com elas, você consegue traçar não só o desempenho de Leads em seu site mas também estar em comunicação com um alto número de pessoas através do email marketing, possibilitando vários testes e formatos para atrair o seu cliente (ou apenas um usuário!)

A relação tecnologia e empreendedorismo não para por aí. Organizar-se quanto às postagens constantes nas redes sociais é essencial para perpetuar seu relacionamento com o cliente.

4- Hootsuit 

Network Management que facilita a organização das mídias sociais. Em um painel, é possível gerenciar fazer agendamentos, análises e monitoramentos de redes como Facebook, Twitter, Instagram e mais..

5- Postcron

O Postcron também tem recursos de agendamento de posts, incluindo postagens no Instagram para stories e feed. Ele possui vários tipos de assinatura, todas disponibilizando um período de teste grátis.

Direcione seus colaboradores 

Lidar com pessoas é um processo trabalhoso e os setores de gestão de pessoas sabem disso. Além de se preocupar com processos burocráticos de contratação, estão boa parte do tempo executando atividades visando a construção de um ambiente agradável e produtivo.

Isso envolve muitas estratégias com objetivos diferenciados, e existem várias ferramentas que podem te auxiliar com isso.

6- Runrun.it

Focado em aumentar a produtividade em até 25%, o Runrun.it é usado por diversas grandes empresas. Com ele, é possível gerenciar tarefas e organizar a comunicação e ações dentro de uma empresa, reduzindo custos e melhorando resultados.

7- Avaliação

Esse Software, como explícito no nome, tem como objetivo avaliar o desempenho da sua equipe, escolhendo competências específicas para serem analisadas nos funcionários, aplicação de pesquisas anônimas para coleta de dados e relatórios de toda empresa, divido em setores.

Esses serviços vão te ajudar a entender sobre a produtividade dos setores, possibilitando o desenvolvimento de ações para resolver falhas, refinar pontos fortes e medir seu desempenho!

Alavanque suas vendas

Um negócio bem sucedido precisa estar alinhado às vendas e todos os processos que envolvem a parte comercial.

Conforme o tempo passa, mais funções e obrigações surgem dentro da empresa e o empreendedor deve estar cada vez mais atento aos detalhes. Para isso, o uso de softwares de automação comerciais são ideais, disponibilizando mais agilidade na gestão de vendas.

8- Sales Cloud

Essa solução é referência mundial em CRM (Gerenciamento de relacionamento com o cliente, traduzindo para o português). “Ela automatiza tarefas, integra e apoia a gestão das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Todas as informações de vendas e as interações com seus clientes em um só lugar de forma fácil e em relatórios customizáveis.” conforme explica no site do produto. 

9- Agendor

No Agendor é possível montar seu funil de vendas e personalizar essas etapas, acompanhando seu andamento para saber quais são as melhores oportunidades disponíveis. Através dele, são gerados relatórios  para analisar o desempenho da equipe e do negócio.

10- Blueprint do Zoho CRM

“Conforme sua equipe de vendas cresce, você precisa ter certeza de que os processos que você projetou podem ser ampliados e que o mesmo nível de atenção é dado aos clientes e leads certos.” é o que consta no site do Blueprint.

A plataforma disponibiliza fluxos de trabalho e macros para a automatizar atividades rotineiras, além de possuir uma assistente de vendas com inteligência artificial.

Essas tecnologias de automação possuem vários recursos para você explorar a área comercial, com registros de clientes, históricos de venda, trilha completa do ciclo de vendas e mais…

Alguns são pagos, com planos que variam para você escolher o que se adapta melhor ao seu contexto empresarial, oferecendo um teste grátis por determinado tempo para sua avaliação. 

Tecnologia e empreendedorismo: Como escolher o software ideal

Com tantos recursos disponíveis, é comum se perder ao fazer a escolha dos softwares. Para fazer a escolha certa, é preciso que, antes de tudo, você entenda bem quais são as necessidade da sua empresa no momento.

Um estudo das plataformas é importante, conferindo se ela atualiza em tempo real, possui sistema em nuvem, se pode acompanhar a expansão da empresa.

Um bom exemplo da junção de tecnologia e empreendedorismo para o sucesso do seu negócio são os softwares de gestão empresarial. Sem esse processo, é improvável a aquisição de melhores resultados e crescimento corporativo. Pensando assim, escrevemos um artigo sobre a solução de ERP da Mastermaq, com todas suas vantagens e o porque ele é o ideal para sua empresa. Espero por você lá. Boa leitura!

Escrito por

Gabriela Bowen - Estagiária de Marketing

Gabriela é estagiária de Marketing e Conteúdo da Mastermaq Software, sob a supervisão de João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo.

Confira nossos outros posts