Como a tecnologia pode ser uma vantagem competitiva no seu negócio

Antes de argumentar por que a tecnologia pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio, vamos a um panorama rápido: de acordo com uma consultoria International Data Corporation, as empresas latino-americanas devem aumentar em cerca de 3,3% seus investimentos em serviços e produtos tecnológicos, mesmo em um ano de recessão econômica.

Achou pouco? Pois isso representa cerca de 139 bilhões de dólares, mesmo em tempos de crise! Este crescimento na adoção de tecnologias, principalmente em tecnologia digital, ocorre justamente porque o mundo corporativo está cada vez mais globalizado, competitivo e em busca de aprimorar seus processos, cortar custos e elevar a produtividade.

Isso revela que investir em tecnologia está mais em alta do que nunca. Ainda não está satisfeito? Então confira mais alguns motivos para começar!

Vantagem competitiva: empresas informatizadas são mais dinâmicas e lucrativas

Até alguns anos atrás, muitas empresas — fossem elas de pequeno, médio ou grande porte — contavam com uma sala reservada para o armazenamento dos inúmeros documentos e papéis relativos à burocracia.

Além de dificultar a localização de arquivos importantes e demandar mais tempo dos funcionários encarregados por essa tarefa, assim como pela organização, esse espaço podia muitas vezes se tornar um local inóspito, sujeito à proliferação de pragas e deterioração de documentos.

Felizmente, a tecnologia tornou essa realidade algo raro. Com a maioria dos papéis transferida para o meio digital através da gestão eletrônica de documentos, a antiga sala onde ficava toda a papelada se modernizou e hoje pode até mesmo ser ocupada para abrigar reuniões, novos departamentos ou outros materiais.

O que isso quer dizer? Que até mesmo o espaço físico se transformou em função da informatização que atingiu o universo empresarial. Isso sem falar na questão da agilidade, precisão e da série de facilidades que ela oferece.

Ou seja, informatizar a empresa leva à otimização de procedimentos e do controle financeiro — e isso significa melhorar a gestão de tempo, dinamizar processos, oferecer maiores possibilidades de lucro e criar uma vantagem competitiva.

Metodologias arcaicas prejudicam o seu negócio

Quer que o seu empreendimento cresça mais em menos tempo? Pois saiba que a melhor maneira de fazer isso não é procurar por respostas no passado, e sim adotar soluções que apontam para o futuro.

Com a adoção de recursos capazes de melhorar a produtividade do seu negócio, você assegura maior possibilidade de retorno na busca por resultados. Mas, para obter esse benefício, é necessário conhecer as inovações que o mercado oferece e entender como elas podem ser úteis para o seu negócio.

Por isso, tenha em mente que investir em tecnologia agora é um fator determinante para os frutos que sua empresa vai colher no futuro, o que passa diretamente pelo tipo de metodologia que você adota.

Confira algumas razões para não se prender mais ao passado!

As soluções do passado já não possuem a mesma efetividade de antes

Um fato importante sobre metodologias arcaicas é que, apesar de terem sido efetivas no passado, eram adotadas em contextos em que as empresas competiam entre si sem dispor dos recursos avançados disponíveis atualmente.

Assim, é evidente que, se aplicadas hoje por uma empresa, essas metodologias não teriam o mesmo efeito, pois suas concorrentes já estão muito à frente na utilização de metodologias modernas como diferencial.

Os avanços tecnológicos tornam o mercado cada vez mais competitivo

Em um período marcado por avanços tecnológicos cada vez mais frequentes, é fundamental acompanhar a rapidez com que ocorrem essas mudanças, pois nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar para trás em um cenário tão competitivo.

Um exemplo disso são os sistemas operacionais da Microsoft (Windows) que se popularizaram nos anos 90. Na época, eles revolucionaram o mercado, não deixando alternativa para gestores comprometidos com o crescimento de um negócio além da adoção do software em seus computadores.

Essa foi uma decisão mais do que acertada, uma vez que trata de recursos que não só representaram, como ainda representam (com suas versões mais modernas) um verdadeiro diferencial no mercado, deixando em desvantagem quem não trabalha com eles.

E se hoje uma empresa que abre mão dos recursos mais modernos compromete suas condições de competitividade, imagine então como seria usar sistemas operacionais como o Windows 95 ou o 98 enquanto seus concorrentes contam com as últimas versões? Loucura, não? Então, por que não estender esse raciocínio para tudo o que envolve sua organização e não apenas os sistemas operacionais?

Dito isso, conheça agora os maiores benefícios que o seu negócio pode obter com o auxílio da tecnologia!

7 benefícios que fazem da tecnologia uma vantagem competitiva

Ao adotar as soluções tecnológicas de um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), por exemplo, você obterá as seguintes vantagens que tornarão sua empresa mais competitiva:

1. Melhorias na organização e no controle

Com ferramentas tecnológicas de ponta, os processos e atividades do dia a dia operacional passam a ser controlados de acordo com rotinas padronizadas. Isso faz com que as operações fiquem mais organizadas e traz ao gestor maior poder de controle do negócio.

2. Redução de custos

Existem várias formas de diminuir os custos com a tecnologia. Ao integrar melhor todos os departamentos com um ERP, por exemplo, ganha-se agilidade, diminui-se os erros e retrabalhos e otimiza-se o tempo dos colaboradores.

Automatizando as atividades relacionadas ao dia a dia burocrático da empresa, a quantidade de pessoal também pode ser diminuída, o que ajuda a reduzir os gastos sem perder em qualidade.

3. Otimização de processos

A tecnologia ajuda a padronizar os processos. Com sistemas e aplicativos, pode-se criar workflows (sequências lógicas de atividades) que precisam ser seguidas dentro dos departamentos, de modo que um processo novo só começa quando o outro termina.

Logo, o poder de parametrização e de automação trazido pela tecnologia pode tornar os processos empresariais otimizados e eficientes.

4. Redução de falhas produtivas

A padronização e a integração de processos obtidas com ferramentas tecnológicas também contribuem para a diminuição das falhas produtivas: a produção aumenta ao mesmo tempo em que os erros e retrabalhos diminuem, uma vez que os colaboradores devem seguir exatamente o que está parametrizado nas ferramentas.

5. Otimização de tempo

Todo o tempo dispensado para consolidar planilhas, analisar dados e até corrigir erros e falhas é mitigado com o bom uso de soluções tecnológicas. Isso significa que, usando um bom ERP, em poucos cliques é possível gerar relatórios gerenciais, fazer projeções e tomar decisões inteligentes com base em dados confiáveis.

6. Análises de resultados claras e confiáveis

A tecnologia também permite que o antigo modo de administrar um negócio baseado na intuição (ou no empirismo) dê lugar a uma gestão mais pragmática, mais focada no poder analítico do gestor. Com as ferramentas tecnológicas adequadas, é possível imputar, processar e analisar dados em tempo real e com total confiança.

7. Construção de cenários futuros e identificação de tendências

Por fim, ao utilizar soluções como ERP, CRM, Business Intelligence, entre outras, é possível fazer simulações e projeções de cenários de negócios e estabelecer metas baseadas em tendências de mercado, de comportamento do cliente, entre outras.

Isso é possível porque, com a automatização, os dados passam a ser melhor capturados e administrados, transformando-se em informações relevantes para a tomada de decisão.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ser uma vantagem competitiva, veja quais são os benefícios de um ERP para a sua empresa!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM