Software de backup: segurança e confiabilidade no tratamento de dados do escritório

23 de abril de 2019

Você já imaginou os  problemas que enfrentaria se os documentos do seu escritório não estivessem mais acessíveis? E se os arquivos referentes às entregas dos seus clientes se danificassem?

Por mais que as tecnologias estejam avançadas, esses problemas são mais comuns do que parecem. Por isso, contar com um software de backup é importante para garantir a segurança dos seus dados e os dos seus clientes. Nós já falamos aqui no blog, sobre a importância do backup na contabilidade. Para acessar basta clicar aqui.

Mas afinal, o que uma boa solução de backup precisa ter? Qual a diferença entre software de backup e disco virtual? Continue a leitura que vamos te explicar tudo!Vamos lá?

Disco Virtual x Software de backup

Essa diferença é bem simples: uma solução de backup vai além dos discos virtuais. Ela deve conter em sua estrutura a possibilidade de se fazer o backup na nuvem. No entanto, além dessa funcionalidade, é fundamental que ela apresente outros serviços, como integridade de dados e programação de backup.

Quer saber outros serviços importantes em um software de backup? Continue a leitura que vamos te mostrar quais são as principais funções que a sua solução deve apresentar.

Quais as funcionalidades de um Software de backup?

A premissa de todo software de backup deve ser garantir a proteção de todos os dados e documentos. Contudo, uma boa solução deve ir além disso.

Um bom programa de backup deve oferecer:

  • Acesso remoto;
  • Confiabilidade de dados;
  • Dados criptografados;
  • Notificação via e-mails;
  • Compactação de dados;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Integridade de dados.

Esses são serviços essenciais para que você tenha a segurança de que suas informações estarão protegidas. Nesse sentido, para te explicar melhor cada uma delas, vamos usar a solução MBackup como exemplo. Vamos lá?

software de backup

Por que escolher o MBackup?

Como já dissemos, um software de backup precisa ter alguns “serviços extras” para agregar valor aos seus usuários. A seguir, vamos mostrar por qual motivo  você deve escolher o MBackup para o seu escritório.

Alta confiabilidade de dados

O MBackup faz a checagem da integridade dos pacotes de informações enviados pelo usuário antes e após o armazenamento dos dados na nuvem. Ou seja, com esse serviço, você tem a garantia de que os seus dados não serão corrompidos durante o processo de envio.

Armazenamento em nuvem

Com o MBackup, você terá um disco virtual próprio e mais seguro para guardar suas informações, diferentemente de serviços de armazenamento gratuitos.

Com isso, além do backup físico, você terá acesso aos dados em qualquer lugar e horário. Vale lembrar que, o serviço de armazenamento em nuvem é importante, porém, a sua solução de backup precisa ter outros benefícios.

Serviços como a possibilidade de criptografar dados é fundamental. Entenda abaixo o motivo.

Criptografia

Você deve estar se perguntando: armazenar os dados do meu escritório na internet? Sim! E o nosso software de backup garante a sua segurança. Ele funciona com um sistema de criptografia forte.

Assim que você fizer o seu cadastro, será solicitado a criação de uma senha que vai precisar seguir vários critérios de segurança. Contudo, esse código será criado apenas uma vez e só você terá acesso a ele.

Programação de Backup

Um dos principais problemas com backup é o fato de que os usuários esquecem que precisam fazer esse procedimento. O MBackup ataca diretamente esse problema: uma das suas funcionalidades é fazer a programação do backup.

É possível programar data e hora para que o sistema faça a varredura e salve todos os documentos alterados até aquele momento. Além disso, o software de backup permite agendar o backup completo de todos os documentos.

Esses dados ficam armazenados por cinco anos e é possível fazer a recuperação a qualquer momento.

Bom, gostou do nosso sistema de software de backup? Cuidar da segurança dos seus dados e dos seus clientes é fundamental para o sucesso do seu escritório. Se quiser saber mais informações sobre o MBackup, clique aqui e entre em contato conosco.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts