Software contábil: Em dúvida sobre qual adquirir? Observe esses pontos!

Um software contábil pode te ajudar na automatização dos processos e trazer diversas vantagens para o seu escritório. Leia nosso artigo e saiba mais!

16 de outubro de 2020

Imagine que você vai iniciar seu empreendimento no ramo da contabilidade e está pesquisando qual o software contábil que poderia atender as demandas do seu escritório. Antes disso, é preciso pesquisar preços, se a sua demanda seria atendida por aquele sistema, se terá um bom suporte para te auxiliar na hora das dúvidas, entre outros.

Pensando nisso, esse artigo irá te ajudar na busca do melhor sistema contábil para o seu escritório. Vamos lá?

Quanto irei gastar em um software contábil?

Muitos contadores em início de carreira se preocupam com os gastos que terão caso optem por um software contábil, afinal, são muitos os gastos para se abrir um escritório, certo?

Hoje em dia existem soluções que, além de possuírem ótimo custo benefício, vão contribuir para o aumento de clientes, otimização do tempo e aumento de produtividade.

Ao final deste artigo, listamos um deles. Mas antes, vamos falar sobre as vantagens de se adquirir um software contábil?

Quais as vantagens para o meu escritório?

É normal se perguntar quais são as vantagens de se automatizar os processos e incluir a tecnologia como uma forte aliada ao seu negócio. Listamos aqui alguns dos benefícios para se considerar essa compra:

Produtividade

O que você prefere: perder tempo produzindo relatórios manualmente e preenchendo planilhas intermináveis ou conseguir tudo isso apenas com alguns cliques? Imagino que você optou pela segunda opção. Ainda que você esteja começando agora no ramo, ganhar tempo com a produtividade irá contribuir para você se dedicar ainda mais a estudos e na divulgação do seu próprio negócio. 

E por falar em estudos, é possível ampliar o seu papel consultivo para os seus clientes, entregando valor e fortalecendo seu escritório no mundo dos negócios.

Contador Consultor

Se engana quem pensa que o profissional de contabilidade é aquele que fica apenas escondido atrás de uma pilha de papéis, escriturando notas fiscais manualmente e preenchendo dados que parecem nunca ter fim.

Hoje, o contador atua como consultor do negócio do seu cliente. Ele se torna um parceiro estratégico, que auxilia na tomada de decisão e contribui para o sucesso de uma empresa, prestando assistência aos empresários e donos de pequenos negócios. O software contábil possibilita análises estratégicas e qualifica, ainda mais, o seu serviço contábil.

Maior controle sobre informações e prazos

O contador que preenche todas as informações manualmente pode cometer erros, que irá gerar retrabalho e a perda de tempo, certo? Além disso, o cliente pode entregar dados de forma desorganizada e atrasar ainda mais o contador.

Com esse processo sendo feito através de um software, a possibilidade de um retrabalho é eliminada e você garante a organização de todos os dados necessários.

Por isso, além do software, recomendamos começar a pensar também em uma plataforma que faça a integração do seu cliente com o escritório contábil, o que irá facilitar a comunicação com o seu cliente e o processo de entrega de documentos, eliminando envio por correios e motoboys, por exemplo.

Estou começando agora. Preciso mesmo de um software contábil?

A resposta é: sim! Com um software contábil, você pode automatizar diversos processos no seu escritório, reduzindo a chance de erros e imprevistos, além de melhorar sua produtividade. Assim, você consegue resolver facilmente as questões obrigatórias do seu negócio e evitar as burocracias que cercam os escritórios tradicionais de contabilidade. Em nosso blog, já demos as 6 dicas para empreender na contabilidade. Não deixe de conferir!

Acompanhe o que você precisa observar para adquirir o seu software contábil!

Integração entre os sistemas

Muitos softwares contábeis são divididos em módulos para cada operação, como escrituração de nota fiscal, gestão tributária e outros. Por isso, é indispensável que esses módulos estejam interligados, facilitando o acesso às informações sempre que você precisar e mantendo-as atualizadas.

Interface simples e fácil de usar

Um software precisa simplificar e não complicar sua rotina, certo? Entender o sistema é importante para garantir que todas as funcionalidades serão usadas e fazer valer a pena o investimento feito!

Além disso, você precisa de algum tempo para se adaptar ao uso. Nada melhor que optar por softwares que tenham uma interface simples e intuitiva para tornar sua adaptação (e dos seus funcionários, se for o caso) mais fácil.

E por falar em adaptação, algumas dúvidas podem surgir no processo. Por isso…

Suporte especializado à disposição do cliente

Ter um bom suporte é essencial! Ao fazer sua pesquisa sobre qual software adquirir, busque saber se o suporte estará disponível para auxiliar nas dúvidas e atualizações exigidas pelo sistema. Contar com um especialista poderá evitar dores de cabeça em casos de mudanças e alterações fiscais, por exemplo. 

Segurança

É de extrema importância que o software conte com criptografia de ponta a ponta para proteger os seus dados. Através dela, as informações serão codificadas e se tornarão “inelegíveis” para aqueles que não estão autorizados a vê-la, como hackers, por exemplo. 

Se tratando de contabilidade, muitas informações confidenciais de clientes passarão pelo seu escritório e um roubo ou extravio de dados pode causar sérios problemas para a sua empresa.

Atualizações sobre leis e obrigações fiscais

Busque por uma solução que irá se atualizar sobre todas as leis e obrigações acessórias do país. Isso irá facilitar o serviço e contribuir para a organização da rotina do seu escritório.

Custo-benefício

Para muitos que estão começando a empreender na contabilidade, imagino que os gastos sejam limitados. Existem ótimos softwares no mercado que garantem um excelente custo benefício nesses casos, como o nosso Masterfit.

Conheça o Masterfit

O Masterfit proporciona competitividade, agilidade no processo operacional, integração e segurança para os escritórios. Ele é composto pelos módulos NG Folha, NG Contábil, NG Fiscal e NG Tributos. Com ele, é possível automatizar os lançamentos contábeis a partir de movimentações, fazer a análise experiente de dados e ativar lembretes que vão te ajudar a lembrar dos prazos a cumprir com os seus clientes. Além disso, nosso software atende à todas as leis obrigações acessórias contábeis, fiscais e de departamento pessoal do país e conta com uma equipe de suporte especializada para te atender.

Converse com um de nossos consultores pelo Whatsapp e tire todas as suas dúvidas!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado no início do seu empreendimento contábil. Aproveite para baixar o nosso Guia Completo do Contador para contribuir para sua jornada!

Até breve! 😊

Escrito por

Julia Martins - Analista de Mídias Sociais

Júlia é graduada em Relações Públicas, pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais e possui certificações em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Atua como Analista de Mídias Sociais na Mastermaq.

Confira nossos outros posts