Entenda por que usar um software que possui um bom suporte ao cliente

suporte ao cliente é um dos pontos principais que precisam ser avaliados na hora de contratar uma empresa de software. Ao lado dele estão quesitos como preço, condições de pagamento e credibilidade do fornecedor. Porém, algumas pessoas só entendem a importância do suporte quando já é tarde demais.

Sabia que o suporte ao cliente é tão fundamental quanto oferecer um preço justo pelo software? Leia este post e nunca mais contrate fornecedores que não levem o setor de pós-venda a sério!

Por que investir no relacionamento com o fornecedor?

Os dias em que o fornecedor de sistema não era visto como um parceiro da empresa ficaram no passado. Hoje, mais do que nunca, esse relacionamento é valorizado pelas duas partes e pelas vantagens competitivas que pode oferecer a ambas.

Se, em algum momento da história, você enxergou seu fornecedor de software como alguém interessado apenas em te vender um produto, é hora de repensar. As empresas de software mais atualizadas com as tendências de mercado perceberam a importância de criar vínculos mais duradouros com seus clientes. Um dos principais motivos é manter o produto em constante evolução – com feedbacks sinceros e abertura para entender o uso de cada cliente, o fornecedor consegue solucionar problemas com mais facilidade.

Do outro lado, as empresas que precisam de softwares criaram o hábito de procurar por fornecedores que ofereçam serviços mais humanizados e com mais proximidade. Isso ajuda não apenas a atestar a credibilidade da empresa de software, mas também a confiar mais ainda na solução oferecida.

Preocupação com as necessidades reais do cliente

Assim, os setores de suporte deixaram de manter uma abordagem apenas técnica, e passaram a se preocupar com as necessidades reais do cliente. Dessa forma, você se sente mais seguro e amparado, se fideliza ao fornecedor, pode até se tornar um cliente promotor da marca, e ainda termina o dia satisfeito com o serviço.

Por que exigir suporte especializado?

O suporte especializado não pode ser um serviço complementar, ele deve ser uma obrigação da empresa de software. Vamos te mostrar alguns motivos que justificam isso:

Implantação do produto

Para começar, todo software, por mais simples que seja, precisa passar por um processo de implantação. Esse processo inclui a adaptação de rotinas, reorganização de dados, além do período de familiarização da equipe ao sistema.

A implantação é o momento mais delicado após a aquisição e tem impacto decisivo nas taxas de rejeição e devolução do produto. Se a empresa de software oferece suporte ao cliente desde o primeiro momento, é um sinal de que ela se importa com cada etapa do uso do sistema.

É nessa fase também que surgem as primeiras dúvidas e conflitos entre o que foi prometido na venda e o que foi entregue. A habilidade do fornecedor em dialogar e atender às suas necessidades vai te mostrar se ele sabe lidar com o período pós-venda.

Praticidade na resolução de problemas

Se você já tentou encontrar uma solução em um software com o qual não está acostumado, você com certeza valoriza muito a praticidade do suporte ao cliente. O seu tempo é um dos seus bens mais preciosos e você não quer gastá-lo tentando adivinhar como um sistema funciona. Poder contar com um suporte eficaz para te amparar nesses momentos é essencial, pois o ideal é que você possa entrar em contato a qualquer momento para resolver problemas ou pedir ajuda especializada.

Ter um bom primeiro atendimento é uma ótima forma de evitar a abertura de chamados sem necessidade. Afinal, pode ser que a sua dúvida seja resolvida com uma ligação rápida, sem gerar muito transtorno para você e para o fornecedor.

Economia e prevenção de gastos

Os chefs de cozinha costumam dizer que é mais perigoso trabalhar com uma faca cega do que com uma faca muito afiada. O motivo é o seguinte: com a faca cega, você precisa tentar cortar mais vezes, usando mais força e pode se machucar no processo.

Se algo não está funcionando como deveria no sistema, você pode estar correndo o risco de ferir o faturamento da sua empresa. Com um suporte adequado, é possível encontrar a origem dos erros logo no início e evitar prejuízos antes que se tornem expressivos.

Além disso, alguns fornecedores disponibilizam treinamentos e capacitação à distância para os clientes, facilitando a adaptação e até a solução de alguns problemas de uso. Muitos chamados de suporte têm origem no mau uso da ferramenta. Mais do que se esforçar para produzir um sistema intuitivo, o fornecedor precisa oferecer estrutura para que o cliente aproveite tudo o que o software promete.

Alinhamento de valores

Outro motivo pelo qual você deve exigir suporte ao cliente quando contratar um fornecedor de software é bem simples: valores. Um fornecedor que não oferece suporte ou trata o atendimento pós-venda como algo acessório não demonstra valores como abertura para inovação, respeito ao cliente ou foco em satisfação.

Por quê? Bom, esse comportamento indica que a empresa não acredita que há necessidade de prestar suporte.

Para pensar dessa forma, o fornecedor precisa acreditar que seu produto está perfeito ou próximo disso. Nesse sentido, vale acreditar que essa empresa realmente só está em busca de consumidores para o seu software.

Esteja alinhado com os fornecedores

Se a sua empresa é guiada pelo sucesso dos seus clientes, seus fornecedores precisam estar na mesma página que você nesse ponto. Estar alinhado com os fornecedores é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Só feche as parcerias com os fornecedores que ajudem a reforçar as virtudes da sua companhia e jamais se alie a marcas que possam manchar sua reputação junto aos seus clientes! Procure por parcerias que possam enriquecer o seu negócio, tanto internamente (com produtos e serviços de qualidade para melhorar seu rendimento) quanto externamente, para o olhar do público (com boas avaliações e respeito no mercado).

Já conheceu os benefícios de um bom suporte ao cliente ou se decepcionou nesse ponto? Conte sua história nos comentários e aproveite nossas dicas para tomar as decisões certas na escolha de um sistema para sua empresa!

Mastermaq

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