Serviços complementares de uma empresa de software

Uma empresa de software se dedica a encontrar soluções tecnológicas para otimizar a rotina do seu público-alvo. Porém, o que poucos levam em conta é que oferecer apenas o software não é o suficiente. Por mais completo que o sistema pareça ser, existem necessidades da sua empresa que ultrapassam o que o software pode atender — demandas relacionadas, principalmente, ao suporte técnico e instrução.

Quais seriam os serviços complementares que as empresas de software podem — e devem — oferecer a um cliente como você? Acompanhe 5 exemplos que separamos!

1 – Instalação e adaptação

As empresas que oferecem um serviço mais abrangente, pensando na instalação do sistema, aumentam as chances de satisfação da sua empresa. Essa oferta inclui a ambientação dos funcionários envolvidos, além da ajuda na adaptação dos processos e até em questões estruturais, como a implantação de servidores e redes adequadas. Alguns sistemas são vendidos pela promessa de resultados e é papel da empresa de software garantir que você tenha o poder de alcançá-los.

2 – Suporte técnico especializado

Depois da instalação, é necessário que a empresa fornecedora mantenha um canal de contato aberto com você. Seja por telefone ou pela abertura de chamados online — o que costuma ser mais eficaz, por ser mais prático —, a resposta às solicitações precisa ser rápida e nenhuma questão deve ser deixada em aberto!

Além disso, o serviço de suporte precisa funcionar de modo que os problemas não voltem a ocorrer no seu negócio. Isso significa ultrapassar a solução de problemas e apostar em um trabalho de orientação e educação dos clientes. Muitos contatos de suporte acontecem porque o usuário não entende totalmente como o sistema pode ajudá-lo, e a responsabilidade de passar esse conhecimento é da empresa de software.

3 – Oferta de serviços adicionais

O atendimento do suporte técnico tem um papel fundamental na estratégia de sucesso do seu negócio. Ao solucionar um chamado, o suporte deve verificar, inclusive, a possibilidade de oferecer serviços adicionais como forma de complementar as funcionalidades do sistema.

A relação ideal entre você e a empresa de software é baseada em confiança, na certeza de que suas dúvidas serão solucionadas e de que você terá uma estrutura de apoio. Pensando nisso, as empresas devem oferecer serviços avançados, como suporte na área de TI da sua empresa, e canais exclusivos de contato.

4 – Demonstração

A possibilidade de conhecer o sistema antes de fazer a compra é fundamental para que você faça a escolha certa para a sua empresa. A segurança de adquirir um produto que foi pré-aprovado é fundamental para a sua experiência depois da compra.

Ao receber uma demonstração, o seu negócio já começará a se ambientar com o sistema. Assim, um profissional poderá te mostrar as funcionalidades que o sistema oferece para você e os seus colaboradores.

5 – Treinamento para equipes

Algumas funcionalidades são bem recebidas, mas outras nem tanto. Isso acontece mesmo quando os clientes utilizam o sistema exatamente como o planejado em sua concepção, pois é impossível que a empresa fornecedora acerte em cheio as necessidades e preferências de todo o público-alvo.

Para esses casos, um serviço complementar ideal são treinamentos presenciais ou remotos. Pensando em uma empresa de software com foco em equipes, esses treinamentos podem reduzir o tempo de adaptação e, consequentemente, o número de chamados de suporte. Assim, você e sua equipe se beneficiam muito mais das funcionalidades do sistema, sabendo utilizá-lo plenamente em seu dia a dia.

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Mastermaq

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