SEFAZ do Maranhão comunica a descontinuidade do emissor gratuito de NF-e

A Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ/MA) comunicou, através de uma nota em seu site, que o download dos emissores gratuitos de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) não poderá mais ser feito a partir do dia 01 de novembro de 2017.

Apesar de uma versão gratuita do emissor ainda ser disponibilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é a segunda vez em menos de 3 meses que esse tipo de serviço é interrompido. No dia 04 de agosto a versão 3.10 do Emissor Gratuito de NF-e, que estava sob a responsabilidade da SEFAZ de São Paulo, também foi descontinuada.

A insegurança em relação à continuidade ou não do emissor gratuito é preocupante para as empresas que ainda dependem dessa versão, já que, com tantas interrupções nos últimos meses, é possível que a opção gratuita deixe de existir a qualquer momento.

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas e preparadas caso novas mudanças aconteçam. Existem opções de emissores no mercado que, além de te oferecer muito mais segurança, disponibilizam diversas outras funcionalidades que não existem no programa gratuito.

Um exemplo é o NF-e Express, a solução da Mastermaq. Com ele, você pode;

  • emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65) e Nota Fiscal Eletrônica Mercantil (modelo 55) em um mesmo programa;
  • fazer os cálculos dos impostos e totais da nota fiscal de forma automática;
  • enviar o XML e o DANFE automaticamente para os seus clientes e contador;
  • emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
  • duplicar as notas, facilitando e agilizando o preenchimento dos documentos.

Além disso, o NF-e Express tem memória de cadastro de produtos e clientes, o que também torna o trabalho de preenchimento das notas fiscais muito mais simples. O NF-e Express ainda monitora o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e faz a manifestação do destinatário para download da NF-e destinada ao CNPJ da empresa.

Junto a todas essas vantagens você tem a garantia de que o emissor será atualizado para a versão 4.0 da nota fiscal. E, para facilitar ainda mais os processos em sua empresa, você conta com uma equipe especializada de suporte e pode importar o seu cadastro do emissor gratuito para o NF-e Express.

E ainda esse mês temos uma novidade sobre o nosso emissor de notas fiscais: em breve, você vai poder ter o NF-e Web em sua empresa! Um sistema totalmente online com ferramentas para consulta de gráficos, da situação dos sistemas da SEFAZ, além de ter diversas funcionalidades automáticas e de ser totalmente preparado para atender a sua empresa.

Quer se preparar e conhecer mais sobre a solução da Mastermaq? Acesse o nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM