Saiba como valorizar os serviços contábeis do seu escritório

A profissão contábil nem sempre foi valorizada no território brasileiro. Atualmente, porém, esse cenário está em processo de intensa modificação e o contador tem se destacado cada vez mais nesse contexto.

Hoje, um bom contador não atua somente na elaboração de demonstrações contábeis e obrigações tributárias e trabalhistas: ele também passou a exercer um papel fundamental junto aos tomadores de decisão, fornecendo informações objetivas, seguras e que fazem a diferença no planejamento empresarial.

Neste post, você vai entender como aproveitar esse momento para valorizar os serviços contábeis do seu escritório. Confira:

1. Invista na segmentação

A segmentação pode ser uma excelente saída para valorizar os serviços contábeis oferecidos pelo seu escritório. Ela pode ser dividida em dois módulos: a segmentação de atividades empresariais e a atuação direcionada para um determinado tipo de negócio.

Empresas inovadoras, de tecnologia, franquias ou outros tipos diferenciados têm dominado o mercado e exigido atenção especial dos profissionais da área contábil.

Áreas como o terceiro setor ou ainda empresas que possuem ligação com sustentabilidade possuem características bastante específicas para a contabilização. Portanto, oferecer serviços especializados para essas áreas valoriza e diferencia o seu negócio.

Muitos escritórios oferecem ainda serviços especializados para pequenas e médias empresas e até para prestadores de serviços. O que vale é identificar um nicho de mercado e investir seus esforços para conquistar esses clientes.

Outra possibilidade é a oferta de serviços especializados por áreas, ou seja, serviços focados na área tributária, legal ou ainda na área de recursos humanos.

Lembre-se que, nesse caso, é preciso investir em capital humano, constituir e reter talentos na área e buscar atualização constante para esses colaboradores — afinal, esses setores estão em constante mudança.

2. Organize as informações gerenciais

Além de elaborar e entregar demonstrações contábeis, guias e outros documentos da área, outra possibilidade que agrega valor ao trabalho do contador são relatórios, demonstrações, planilhas e outros materiais que fornecerão dados para embasar os processos de tomada de decisão.

Orientar e implementar ferramentas financeiras — como o fluxo de caixa, por exemplo — também mostra que você está interessado no crescimento saudável da empresa contratante e que procura oferecer à ela as melhores soluções do mercado.

Além disso, poderão ser gerados diferentes relatórios com informações relativas a custos, despesas, receitas e outros aspectos que podem ser utilizados por seus clientes na gestão do negócio.

Com o uso constante da tecnologia da informação, o contador deixa de ser um mero responsável por aspectos obrigatórios e burocráticos. Muito mais do que isso, ele passa a auxiliar os gestores na geração e no entendimento de informações úteis para a tomada de decisão.

3. Tenha um planejamento fiscal

O planejamento fiscal é um dos serviços mais procurados, mas também um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade. Apesar de ser uma área muito valorizada e que agrega valor aos serviços do seu escritório, é preciso um cuidado especial com os impostos. Afinal, a complicada legislação brasileira é de difícil compreensão e muda com bastante frequência.

A utilização da elisão fiscal — que consiste em uma série de estudos, cálculos e levantamentos que permitem ao empresário pagar menos impostos dentro da lei — é uma das áreas mais requisitadas da contabilidade, e profissionais que trabalham com afinco e conhecimento do assunto recebem o merecido reconhecimento pelos serviços prestados.

Lembre-se que somente profissionais experientes e com formação técnica sólida podem garantir a qualidade dos serviços contratados.

4. Personalize o atendimento ao cliente

Saindo um pouco da parte técnica, mas ainda pensando na valorização dos serviços contábeis, é preciso olhar para os clientes.

De nada adianta ter um serviço de excelência se o tratamento das empresas contratadas não for o melhor possível, com a atenção e cuidado que cada uma das empresas que contratam o seu escritório necessita. Entregar os serviços em dia e de acordo com o que foi estabelecido na contratação de prestação de serviços é primordial.

Treinar sua equipe e buscar sempre a excelência no atendimento irá diferenciar o seu trabalho dos demais. Além disso, caso o seu escritório esteja nas redes sociais, também é preciso estar atento ao atendimento de possíveis dúvidas ou necessidades que seus clientes possam ter.

Por fim, é preciso ter um ambiente amigável e confortável em seu escritório, já que é comum que sejam feitas reuniões e encontros com possíveis clientes ou empresas que já fazem parte de sua clientela.

5. Tenha responsabilidade solidária

A responsabilidade solidária é uma obrigação legal que o contabilista assume, junto à empresa contratante, por atos dolosos, conscientes ou não, praticados na prestação de serviços contábeis.

Nesse contexto, estão a simulação ou criação de demonstrações contábeis falsas, com o consentimento ou não do próprio cliente, ou ainda situações envolvendo a parte comercial, ambiental, trabalhista ou fiscal.

Assim, os profissionais precisam estar conscientes de que, no caso de erros, omissões, atrasos ou algum problema na elaboração e envio de demonstrações e obrigações, eles serão responsabilizados.

No caso de erro causado por imperícia, além de possíveis questões junto ao Conselho Regional com relação à ética, o profissional poderá enfrentar problemas com as empresas prejudicadas.

No caso de omissão ou ação consciente do contador, ele responderá junto ao seu contratante perante a justiça e a outras entidades pertinentes. Assim, estar ciente dessa responsabilidade e da necessidade de fornecer serviços que estejam livres dessas questões é outro fator que valoriza e diferencia os serviços contábeis de um escritório.

Conclusão

Neste post, você viu que a valorização dos serviços contábeis deve passar pelo oferecimento de serviços especializados, seja de acordo com a área ou com o tipos da empresa.

Mostrar o novo posicionamento do contador, oferecendo informações gerenciais que auxiliam no processo de tomada de decisão, também agrega valor ao seu escritório, demonstrando cuidado e preocupação com seus clientes.

Além disso, o foco na excelência também deve ser constante, a fim de fidelizar clientes e até mesmo atrair novas empresas que procuram qualidade nos serviços contábeis.

Por fim, estar atento à questão da responsabilidade solidária e ao impacto que ela tem para os contadores também permite valorizar os serviços contábeis e a imagem do contador como um todo.

Agora que você já sabe como valorizar os serviços do escritório de contabilidade, clique aqui, e veja as vantagens da tecnologia na contabilidade. Não perca tempo!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM