Por que implementar a robotização contábil em seu escritório?

Usar a tecnologia a seu favor é fundamental para o sucesso do seu escritório

11 de fevereiro de 2020

As mudanças nos escritórios de contabilidade são guiadas conforme as alterações nas formas em que a Receita recebe as obrigações dos contribuintes. A criação do SPED e, com ele, a contabilidade digital são bons exemplo dessa realidade. No entanto, a robotização na contabilidade tem quebrado essa regra.

A Robotização, por sua vez, também tem enfrentado resistência por parte dos contadores, mesmo sendo uma evolução natural dos serviços contábeis.

As novas tecnologias tem proporcionado a criação de softwares que estão automatizando os serviços contábeis básicos e derrubando o preço dos honorários. Neste sentido, o posicionamento dos profissionais contábeis deveria ser o de automatizar os seus processos e, com isso, ter tempo para pensar em novos serviços. 

Quer entender mais sobre esse tema? Continue a leitura que vamos te explicar tudo.

Afinal, a Robotização é uma realidade?

Há alguns anos a contabilidade enfrentou o dilema de se digitalizar ou não. Deixar de lado as planilhas e arquivos de papel e utilizar o computador para fazer todo o processo contábil era um desafio.

Agora, o dilema se repete com o uso das soluções de RPA (Robot Process Automation). A pesquisa da Gartner aponta que até 2022 esse mercado movimentará 2,4 bilhões e a estimativa é de que 85% das grandes organizações tenha algum tipo de robotização.

Por que implantar a Robotização na Contabilidade?

Porque é um caminho sem volta. As contabilidades online chegaram e estão de fato tomando mercado dos escritórios de contabilidade. Nesse sentido, qual o caminho a seguir? Igualar os preços? Para isso é necessário automatizar os processos e diminuir custos, ou seja, utilizar da robotização para alcançar esse objetivo. 

Outra possibilidade, bastante veiculada, é o caminho consultivo. Porém, para conseguir prestar consultoria é necessário estudo, aprimoramentos e pesquisas, ou seja, utilizar a robotização na contabilidade também possibilitará esse caminho.

Utilize a Robotização como estratégia

Quanto tempo os seus funcionários gastam fazendo a digitação dos dados da folha de pagamento dos seus clientes? Agora imagine a possibilidade de parametrizar tudo e deixar com que os robôs capturem estes dados e façam o lançamento de forma automática. Seria mais prático, certo?

Essa prática diminui os erros de lançamento e abre espaço para que o seu funcionário tenha tempo de pensar estratégias para melhorar a gestão do seu cliente, atacando áreas como gestão financeira e/ou de pessoas. 

Com isso, além de diminuir a refação de trabalho e economizar tempo, você consegue agregar valor para o seu cliente com a entrega segura e correta das obrigações e ainda com a consultoria para melhoria dos negócios. 

Essa perspectiva é a ideal para a concorrência com as contabilidades online que apenas emitem guias e não tem um atendimento pessoal e personalizado.

Automatização inteligente

A robotização na contabilidade é inevitável e fundamental. Porém, antes de contratar alguma solução é preciso fazer um diagnóstico do seu escritório para entender em qual área a robotização pode ser realmente eficaz. 

Automatizar processos de resolução de problemas e que envolvam a tomada de decisões simples é bastante inteligente. As ferramentas de processamento de dados e de inteligência artificial estão bastante acessíveis.

Portanto, é o momento ideal para implementar a robotização e começar a melhorar os processos dentro do seu escritório.

Atuação consultiva a partir da robotização na contabilidade

A contabilidade do futuro exige que os profissionais contábeis evoluam e passem a entregar novos serviços que agreguem valor e resolvam de forma definitiva os desafios dos seus clientes.

Para isso a robotização na contabilidade é importante, principalmente, para te dar mais tempo para se dedicar a se aprimorar e prestar novos serviços, principalmente os consultivos.

Quais são estes serviços consultivos?

Já falamos aqui em contabilidade consultiva, porém, como de fato ser um contador consultor? Como atuar de forma estratégica dentro do negócio dos nossos clientes? É claro que existem várias formas de atuação, no entanto, vamos citar aqui algumas que acreditamos ser as que os contadores vão conseguir atuar de forma ampla e sem aumentar muito os esforços. 

Veja abaixo alguns exemplos:

Então, preparados para robotizar a sua contabilidade e começar a pensar em novos serviços para entregar ao seu cliente? Baixe o nosso e-book sobre contabilidade consultiva e se inteire mais sobre o assunto.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts