O que é RH estratégico e como você deve implementar na sua empresa?

Entenda a importância da gestão estratégica de recursos humanos para a sua organização

26 de dezembro de 2019

Já faz tempo que a tecnologia tem revolucionado todos os setores de uma empresa. Do programador ao atendente comercial, as áreas estão se adaptando às necessidades de clientes e também de funcionários. Os recursos humanos não fogem dessa estatística. A cada dia, empresas com um RH estratégico tem se destacado mais e mais no mercado.

Quando falamos de RH estratégico, estamos falando da transição de um setor com poucas chances de romper com burocracias para um setor mais atento às possibilidades que a tecnologia oferece. Assim, novas ferramentas e metodologias têm surgido para revolucionar essa área.

Ficou curioso para entender como esse processo funciona? Então continue a leitura e prepare-se para saber como implementar a novidade na sua empresa.

Partindo do começo: o que é um RH estratégico?

Com origem no termo grego strategia, ela significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Para o RH estratégico, os objetivos são o crescimento da empresa, a rentabilidade e o sucesso dos negócios.

Surgido no início dos anos 80, o termo vem para ilustrar os recursos humanos que enxergam as ferramentas de trabalho e os funcionários de modo estratégico. Assim, são usados dados profissionais e pessoais para tomar decisões acertadas com o apoio de diversas tecnologias. Desse modo, o RH se torna um suporte à liderança da empresa.

Qual o passo a passo para implementar o método?

Não existe uma fórmula mágica para implementar o RH estratégico. Entretanto, existem fatores extremamente necessários para que o processo seja iniciado em sua empresa. Então, atenção para as dicas que vão fazer a diferença no seu negócio

Faça constantes análises de desempenho

Por mais que cada equipe da sua empresa seja única, o RH é capaz de mensurar os resultados e métricas através de indicadores de desempenho. Você pode estar se perguntando: “como o RH faz essas análises?”.

Alguns dos indicadores calculados pela área de recursos humanos, também chamados de KPIs (que em inglês significam indicadores-chaves de desempenho), são frequência no ambiente de trabalho, rotatividade de funcionários, satisfação dos profissionais, quantidade de conflitos no serviço, eficiência na operação e o custo por cada profissional. Lembre-se que cada empresa tem sua própria estratégia. Logo, determine qual o KPI mais importante para o seu objetivo.

Tenha objetivos de acordo com a política da empresa

Parece óbvio, mas as atitudes do RH precisam estar de acordo com a postura empresarial. As metas e objetivos do setor devem atender as expectativas de crescimento da organização. Assim, se a ideia é reter talentos, esse deve ser o foco do RH. Se for chegar à liderança do mercado, a história se repete.

Como os objetivos das empresas costumam ser altos, o RH estratégico deve atuar de forma fragmentada e localizada. Ou seja: para alcançar o todo, primeiro busca-se pequenos ganhos a fim de conseguir um resultado acumulado com o tempo. De certa forma, é um jeito de conquistar todo dia um pouco mais!

Use os talentos a seu favor

Um dos principais pontos do RH estratégico é utilizar os dados dos profissionais em prol de um objetivo. Quando falamos de dados dos funcionários, falamos também do talento deles. Assim, uma das missões para que o processo funcione da melhor forma é contratar bem e motivar esse colaborador para que ele alcance a produtividade esperada na função.

Além dos benefícios, pense em formas de gerar ações de endomarketing que deixem o funcionário engajado. É muito importante que ele se sinta parte da empresa. Essa é uma das formas de motivá-lo a buscar resultados melhores e que vão te ajudar a alcançar seu objetivo.

Não se esqueça da comunicação interna

Se estamos falando de endomarketing, não podemos esquecer da comunicação interna. Conversar com seus clientes é de suma importância, mas com os seus funcionários também! É a comunicação interna que alinha e motiva uma equipe, que cria processos estruturados e que traz clareza na execução de tarefas.

E não poupe canais para isso! Use de emails, murais e qualquer outra ferramenta que seja útil para passar a mensagem necessária. Mas fique atento: cada mensagem a ser passada exige um lugar certo. Analise com cuidado antes de executar.

A tecnologia é sua aliada

As ferramentas para a criação de um RH estratégico são as mais variadas possíveis. Elas passam desde a estruturação de uma comunicação interna feita nas redes até mesmo a feedbacks criados a partir de formulários online. Uma das opções para isso, por exemplo, são os Formulários do Google Docs, que são gratuitos e podem ter seus dados ampliados em relatórios fáceis de analisar.

Mas o mais importante é sempre estar disposto a buscar opções para o seu setor evoluir! Modernizar não é tarefa fácil, mas com um bom planejamento, os resultados vem rapidamente.

Preparado para transformar o seu  RH em um RH estratégico Então que tal entender por que o crescimento do funcionário é importante? É só clicar aqui e ler o nosso próximo artigo! Garanto que você vai gostar.

Escrito por

Keevo

A Keevo é uma empresa de tecnologia inovadora com mais de 30 anos de experiência em apoiar escritórios contábeis e empresas em seus processos de negócio. Nós nos especializamos em soluções digitais de Business Process, como GED e assinatura digital, para ajudar nossos clientes a ganhar em eficiência e eficácia. Nossa política de valorização de pessoas significa que trabalhamos "de pessoas para pessoas" para garantir que possamos cumprir nossa missão de cuidar de tudo para que você possa cuidar do mais importante. Se você está procurando soluções avançadas em contabilidade, negócios, inovação e tecnologia, venha experimentar seu próximo estágio evolutivo conosco!

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