O que é um RH estratégico e como você deve implementar na sua empresa?

Já faz tempo que a tecnologia tem revolucionado todos os setores de uma empresa. Do programador ao atendente comercial, as áreas estão se adaptando às necessidades de clientes e também de funcionários. Os recursos humanos não fogem dessa estatística. A cada dia, empresas com um RH estratégico tem se destacado mais e mais no mercado.

Quando falamos de RH estratégico, estamos falando da transição de um setor com poucas chances de romper com burocracias para um setor mais atento às possibilidades que a tecnologia oferece. Assim, novas ferramentas e metodologias têm surgido para revolucionar essa área.

Ficou curioso para entender como esse processo funciona? Então continue a leitura e prepare-se para saber como implementar a novidade na sua empresa.

Partindo do começo: o que é um RH estratégico?

Com origem no termo grego strategia, ela significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Para o RH estratégico, os objetivos são o crescimento da empresa, a rentabilidade e o sucesso dos negócios.

Surgido no início dos anos 80, o termo vem para ilustrar os recursos humanos que enxergam as ferramentas de trabalho e os funcionários de modo estratégico. Assim, são usados dados profissionais e pessoais para tomar decisões acertadas com o apoio de diversas tecnologias. Desse modo, o RH se torna um suporte à liderança da empresa.

Qual o passo a passo para implementar o método?

Não existe uma fórmula mágica para implementar o RH estratégico. Entretanto, existem fatores extremamente necessários para que o processo seja iniciado em sua empresa. Então, atenção para as dicas que vão fazer a diferença no seu negócio

Faça constantes análises de desempenho

Por mais que cada equipe da sua empresa seja única, o RH é capaz de mensurar os resultados e métricas através de indicadores de desempenho. Você pode estar se perguntando: “como o RH faz essas análises?”.

Alguns dos indicadores calculados pela área de recursos humanos, também chamados de KPIs (que em inglês significam indicadores-chaves de desempenho), são frequência no ambiente de trabalho, rotatividade de funcionários, satisfação dos profissionais, quantidade de conflitos no serviço, eficiência na operação e o custo por cada profissional. Lembre-se que cada empresa tem sua própria estratégia. Logo, determine qual o KPI mais importante para o seu objetivo.

Tenha objetivos de acordo com a política da empresa

Parece óbvio, mas as atitudes do RH precisam estar de acordo com a postura empresarial. As metas e objetivos do setor devem atender as expectativas de crescimento da organização. Assim, se a ideia é reter talentos, esse deve ser o foco do RH. Se for chegar à liderança do mercado, a história se repete.

Como os objetivos das empresas costumam ser altos, o RH estratégico deve atuar de forma fragmentada e localizada. Ou seja: para alcançar o todo, primeiro busca-se pequenos ganhos a fim de conseguir um resultado acumulado com o tempo. De certa forma, é um jeito de conquistar todo dia um pouco mais!

Use os talentos a seu favor

Um dos principais pontos do RH estratégico é utilizar os dados dos profissionais em prol de um objetivo. Quando falamos de dados dos funcionários, falamos também do talento deles. Assim, uma das missões para que o processo funcione da melhor forma é contratar bem e motivar esse colaborador para que ele alcance a produtividade esperada na função.

Além dos benefícios, pense em formas de gerar ações de endomarketing que deixem o funcionário engajado. É muito importante que ele se sinta parte da empresa. Essa é uma das formas de motivá-lo a buscar resultados melhores e que vão te ajudar a alcançar seu objetivo.

Não se esqueça da comunicação interna

Se estamos falando de endomarketing, não podemos esquecer da comunicação interna. Conversar com seus clientes é de suma importância, mas com os seus funcionários também! É a comunicação interna que alinha e motiva uma equipe, que cria processos estruturados e que traz clareza na execução de tarefas.

E não poupe canais para isso! Use de emails, murais e qualquer outra ferramenta que seja útil para passar a mensagem necessária. Mas fique atento: cada mensagem a ser passada exige um lugar certo. Analise com cuidado antes de executar.

A tecnologia é sua aliada

As ferramentas para a criação de um RH estratégico são as mais variadas possíveis. Elas passam desde a estruturação de uma comunicação interna feita nas redes até mesmo a feedbacks criados a partir de formulários online. Uma das opções para isso, por exemplo, são os Formulários do Google Docs, que são gratuitos e podem ter seus dados ampliados em relatórios fáceis de analisar.

Mas o mais importante é sempre estar disposto a buscar opções para o seu setor evoluir! Modernizar não é tarefa fácil, mas com um bom planejamento, os resultados vem rapidamente.

Preparado para transformar o seu  RH em um RH estratégico Então que tal entender por que o crescimento do funcionário é importante? É só clicar aqui e ler o nosso próximo artigo! Garanto que você vai gostar.

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

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