Além da restituição do imposto de renda: os benefícios do contador ao se organizar

2019 chegou e, com o novo ano, novos projetos surgem. Mesmo diante de tantos planos, é comum variados clientes deixarem o planejamento de lado, principalmente em relação a declaração do IRPF. É aí que o auxílio do contador se torna essencial, pois além da restituição do imposto de renda antecipada, existem vários outros benefícios que a sua organização pode gerar para seus clientes.

Esse benefício é consequência da ordem de prioridade estabelecida na fila de pagamento, que atende primeiro idosos e pessoas com necessidades especiais (PNE). Logo em seguida, o critério é a ordem de entrega.

No artigo de hoje, vamos enumerar alguns desses benefícios  e mostrar como o seu cliente pode se beneficiar do breve preparo antes de declarar. Confira:  

Restituição do Imposto de Renda antecipada

Como falamos anteriormente, a Receita Federal trabalha por “ordem de chegada”. Ou seja: aqueles que realizaram a declaração antes também vão receber a restituição mais cedo.

Vale lembrar que é dada prioridade respectivamente à idosos com idade acima de 80 anos, seguido por aqueles que possuem 60 anos. Além disso, PNEs também têm prioridade. É um ponto interessante a ser abordado com seus clientes, pois a restituição adiantada é uma chance para planejar também a renda que chega.

Para quem possui compromissos a quitar e  valor a restituir

As pessoas que possuem compromissos a quitar e algum valor para restituir, podem usufruir da declaração antecipada caso sejam bem instruídos. É uma ótima oportunidade para informar esses clientes que eles podem utilizar o recurso para a quitação ou abatimento destes compromissos . Assim você evita que eles tenham que pagar juros adicionais.

Casos de restituição ou imposto indevido

Nesse caso, fazer a declaração antecipadamente te dá a oportunidade de corrigir possíveis erros antes que o prazo se encerre. Assim, essa prática permite que juros e multas sejam evitados, prevenindo que o seu cliente caia na malha fina.

Evita congestionamentos e mais atrasos  

Como muitas pessoas não contam com um contador na hora de declarar o IRPF, a desorganização e sobrecarga na entrega é muito comum. Neste momento, você precisa mostrar aos seus clientes que, além da restituição do Imposto de Renda, a sua organização para as entregas é determinante para evitar congestionamentos e atrasos.

E não se engane: mesmo que o problema seja na operação do site da Receita Federal, quem paga pelo atraso é você e seu cliente. Então, garanta o seu bom planejamento.

Mais tempo para reunir documentos necessários

Declarando antes, você consegue acionar o seu cliente a tempo de solicitar possíveis informações que não estão presentes. Afinal, você não quer correr contra o tempo, não é mesmo?

Multas

Caso você entregue a declaração do cliente depois do prazo, será cobrada uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso. A multa é calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Para quem irá receber restituição de valores em caso de multas, será descontado desse depósito.

Investimentos

Investir o dinheiro da restituição é uma opção muito vantajosa para aqueles que querem ter um lucro a mais na renda. Ao possuir o recurso na conta, é conferido como liquidez para o investidor.

Pra que deixar para amanhã o que você pode fazer hoje, não é mesmo? Esperamos que nosso artigo tenha sido de grande ajuda para você e para os seus clientes entenderem que a organização dos documentos vai além da restituição do Imposto de Renda.

Agora que você já sabe os benefícios da declaração antecipada, fica muito mais fácil auxiliar os seus clientes para aproveitar essas vantagens! Inclusive, para facilitar a sua entrega, saiba como direcionar o seu cliente para adiantar a entrega dos documentos. Temos um artigo prontinho para isso: é só clicar aqui!

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM