2 passos para acelerar o seu negócio fazendo redução de custos!

Uma empresa bem gerenciada e estável está nos sonhos de qualquer empreendedor. Porém, muitos negócios não conseguem sequer manter suas atividades antes de completarem dois anos, segundo pesquisa do Sebrae (2016) mais de 50% dessas empresas não sobrevivem. A pesquisa aponta que um dos maiores desafios na administração dos negócios é a gestão financeira, e um dos fatores que mais causam a mortalidade deles é a dificuldade em gerenciar e fazer redução de custos.

Sem uma visão clara do cenário financeiro de sua empresa, dificilmente você terá parâmetros para tomar boas decisões para o crescimento do seu negócio.

Outro alerta importante é que você corre grandes riscos ao considerar a redução de custos somente em tempos de crise! O ideal é que você se previna e crie a cultura de fazer revisões periódicas de suas finanças.

Parece complexo? Não se preocupe, no artigo de hoje vamos te explicar como fazer a gestão de custos de forma eficiente e ao mesmo tempo potencializar o seu negócio. É só continuar a leitura!

Faça gestão e redução de custos

O primeiro passo para que você consiga reduzir os custos da sua empresa é mapeá-los. Dessa forma, você consegue enxergar exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

Para fazer esta análise, é necessário que você separe os custos em duas categorias: Custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos

São custos que independem da margem de lucro da sua empresa, ou seja, não dependem da quantidade que sua empresa produz. Se você produzir mais ou menos, eles vão continuar existindo, e é por isso que são considerados custos estáveis. Pagamento de luz e aluguel, custos ligados à aquisição de produtos ou serviços, são exemplos de custos fixos.

Custos variáveis

Custos variáveis aumentam ou diminuem de acordo com o volume da produtividade das suas vendas ou serviços prestados. Por exemplo, se a sua equipe recebe por horas trabalhadas, os custos dos seus funcionários serão variáveis de acordo com horas produtivas de cada um.

Estruturar os custos de uma empresa, é a melhor maneira de poupar. Tendo a visão ampla de custos, você consegue visualizar os gastos que são necessários ou não para o seu negócio, sem comprometer a qualidade da sua atividade principal.

Quando os custos forem mapeados, a próxima etapa é definir o que deve ser mantido e o que pode ser cortado. Com esse hábito, você vai ter insumos suficientes para tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

Antecipar situações futuras e monitorar o processo como um todo, te impulsionam para a melhor fase do seu negócio: os lucros!

Automatize suas rotinas

Muitas vezes, as rotinas operacionais consomem parte da nossa rotina e a parte estratégica fica em segundo plano. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo, enquanto ela cuida da parte manual, você e sua equipe direcionam os esforços para a parte estratégica.

Como estamos falando em redução de custos da sua empresa, uma ótima solução para diminuir os custos e esforços operacionais, é aderindo a softwares de gestão. Além de automatizar seus processos e operações, eles centralizam as informações de seus clientes de forma organizada, diminuindo assim a taxa de erro e retrabalho nas atividades.

Os softwares de gestão também possibilitam que você tenha controle do desempenho das atividades do seu time, você consegue identificar quais tarefas que estão exigindo mais de seus funcionários e tomar decisões necessárias para que eles otimizem as horas e consigam acompanhar os clientes de perto e atrair novos.

Somando o aumento de produtividade, redução de custos e retrabalho, o resultado não vai ser outro além da valorização do seu trabalho e a potencialização dos seus lucros!

Gostou do artigo? Esperamos que ele tenha ajudado a te direcionar em como reduzir seus custos e agregar cada vez mais valor ao seu negócio. Nos acompanhe pelo Facebook e LinkedIn para ficar sempre ligado em nossos artigos sobre esses e outros assuntos de gestão e negócios!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM