O que é a RAIS Negativa? Saiba tudo sobre essa declaração!

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é uma importante obrigação anual que deve ser enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelas empresas e pessoas físicas empregadoras. Ela é preenchida com dados socioeconômicos sobre as organizações e sobre os colaboradores.

Essa obrigação tem uma grande relevância pois é a principal fonte sobre empregos formais e os trabalhadores brasileiros! Mas, empresas que não tiveram colaboradores ou mantiveram suas atividades paradas em 2017 devem entregar a RAIS Negativa!

Você como contabilista deve ajudar o seu cliente na entrega dessa obrigação. Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar tudo sobre a RAIS Negativa. Não perca tempo e continue a leitura do artigo!

O que é a RAIS Negativa?

A RAIS negativa é muito parecida com a obrigação comum, a diferença entre elas é que na declaração negativa são preenchidos apenas os dados cadastrais básicos da empresa. Como, por exemplo: CNPJ, razão social, atividade econômica, natureza jurídica, entre outros.

Nesse documento não são preenchidos dados sobre colaboradores, pois a RAIS Negativa é entregue quando a empresa não teve nenhum empregado durante o ano-base da declaração.

A Declaração Negativa é importante pois através dela o Governo consegue saber como anda a situação do desemprego no país e, com isso, tentar criar estratégias para que os trabalhadores voltem ao mercado.

Para que serve e quem deve entregar a RAIS Negativa?

A RAIS Negativa serve basicamente para comprovar que uma empresa não empregou nenhuma pessoa no último ano base.

Ela é uma obrigação para todas as empresas que não tiveram colaboradores ou não mantiveram suas atividades no ano-base da obrigação. Por exemplo: as organizações que não contaram com empregados durante 2017, precisam entregar a RAIS Negativa em 2018.

Como gerar a RAIS Negativa?

Assim como a declaração padrão, a RAIS Negativa também é gerada no Programa de Declaração da RAIS (GDRAIS2017). Para baixar o sistema no site da obrigação é só clicar aqui!

Outra opção para entregar essa declaração é a RAIS Negativa Web. É só acessar este link, preencher o formulário e enviar a obrigação!

Fique atento: o prazo máximo para a entrega da RAIS Negativa é até o dia 23 de março! Quem não entrega a obrigação pode ser multado. Isso pode gerar prejuízos para o seu cliente e para o escritório em que você trabalha!

Como funciona a RAIS Negativa para MEI?

Se você tem um cliente que é Microempreendedor Individual (MEI) e que não tiver contratado nenhum colaborador em 2017, ele deve entregar a RAIS Negativa.

Mas, se ele fez uma ou mais contratações, você vai precisar preencher e enviar a RAIS padrão.

RAIS Negativa e ausência de RAIS

Ao contrário do que muitos pensam, RAIS Negativa e ausência de RAIS não são a mesma coisa! Ausência de RAIS quer dizer que a empresa não concluiu a entrega da obrigação e por isso está irregular com a Receita Federal.

A RAIS Negativa é uma declaração comum que se chama assim apenas porque a empresa que faz essa entrega não tem vínculo empregatício com nenhum colaborador. Ela é regular e obrigatória apenas para as empresas que se encaixam nos requisitos de entrega!

Agora que você já sabe tudo sobre a RAIS negativa, quer saber mais sobre essa declaração? Não perca tempo, clique aqui e acesse o artigo sobre o que é a RAIS que preparamos pra você!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM