Programa de gestão financeira: como pode ajudar sua empresa

Erros contábeis, dificuldade na gestão de estoque, retrabalho, alocação de mão de obra para tarefas burocráticas: esses e outros impedimentos à produtividade infelizmente fazem parte da rotina de muitas empresas.

Mas esse problema tem solução: com um bom programa de gestão financeira, tudo isso pode ficar no passado. A sua empresa já utiliza um sistema para organizar a gestão financeira?

Se você ainda não acredita que essa ferramenta pode realmente contribuir para a administração do seu negócio e torná-lo mais lucrativo, continue a leitura e descubra como um programa de gestão pode fazer toda a diferença na sua empresa:

Benefícios de um programa de gestão financeira

1. Maior controle do fluxo de caixa

Com um bom sistema de gestão, você consegue controlar facilmente as contas a pagar e receber da sua empresa. Além disso, a integração com outras operações, como a emissão de notas fiscais e o controle de estoque, facilita o gerenciamento do fluxo de caixa.

Em um único local, você tem todos os dados que eram lançados anteriormente em diversas planilhas de Excel, livros contábeis e diversos papeis soltos. Em um clique, você tem a visão exata das condições do negócio e as projeções de entradas e saídas do caixa.

2. Gerenciamento de estoque

Em um processo manual, o gerenciamento do estoque de um negócio pode ser um problema. Afinal, uma única falha ou negligência nos controles pode gerar uma incompatibilidade entre o faturamento, os produtos que constam no inventário e os setores financeiro e contábil.

Com um sistema de gestão, essa situação é solucionada: você automatiza esses processos, garantindo precisão nos dados. Isso elimina a necessidade de inúmeras conferências, permite o conhecimento dos produtos disponíveis, evita erros contábeis, provê uma base exata para a realização de compras, entre outras vantagens.

3. Aumento da produtividade

Como exemplificamos no item anterior, um programa de gestão financeira permite que muitas tarefas sejam executadas automaticamente.

Isso faz com que os seus colaboradores — que antes gastavam todo o expediente fazendo tarefas burocráticas e conferindo controles — tenham uma drástica redução no tempo dedicado às funções administrativas.

Com essa otimização dos processos, fica a critério da empresa alocar esses trabalhadores para desempenharem funções mais produtivas, o que gera um faturamento maior para o seu negócio. Também é possível reduzir a folha de pagamento.

4. Redução de erros

Quando o processo é manual, a chance de ocorrência de erros é maior. Um mesmo dado precisa ser lançado várias vezes em controles diferentes que não se atualizam automaticamente.

O resultado é que a falha em um único lançamento, seja por esquecimento ou digitação equivocada, compromete todo o procedimento. A consequência é o prejuízo a várias etapas do processo, o que demanda correções e perda de tempo produtivo.

Com a automatização promovida por um sistema, essas falhas são reduzidas ou eliminadas, pois um único procedimento alimenta o banco de dados utilizado por todos os responsáveis pelas etapas seguintes de seu processamento.

5. Diminuição dos custos

A utilização de um sistema promove a redução de custos em vários setores. Os principais são a diminuição do retrabalho que custa o tempo dos colaboradores e centralização de informações, o que dispensa a impressão de inúmeros controles.

Além disso, a centralização de informações e o fornecimento de relatórios gerenciais permite mais precisão na tomada de decisões. Um bom exemplo são as compras para o estoque, que podem ser feitas de forma muito mais inteligente, evitando desperdícios por baixa utilização ou por perda do prazo de validade.

Com a redução de custos, o resultado natural é o aumento da lucratividade do seu negócio!

Se convenceu das vantagens de contar com um programa de gestão financeira? Então, conheça um pouco mais sobre as ferramentas desse tipo de sistema e quais atividades ele pode otimizar em sua empresa!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM