4 dicas para avaliar a produtividade dos colaboradores

Avaliar a produtividade de seus colaboradores é de extrema importância, pois com a avaliação, você como gestor consegue medir resultados, perceber o que precisa ser melhorado em cada setor e criar ações para mudar.

Os colaboradores também têm a chance de crescer profissionalmente e assim aumentar a produtividade no trabalho, com isso o seu escritório consegue entregar serviços com qualidade maior e se destacar cada vez mais no mercado.

O problema é que muitas vezes fazer essa avaliação não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Você pode ter dificuldades em escolher qual método usar e o que realmente é necessário analisar.

Por isso, no artigo de hoje, vamos te ajudar mostrando o que fazer para conseguir avaliar a produtividade dos seus colaboradores da melhor forma. Não deixe de ler!

1- Tenha um bom relacionamento com os colaboradores

O primeiro ponto importante na avaliação de produtividade de seus colaboradores é ter um bom relacionamento com eles. Isso ajuda pois você consegue conhecer bem cada membro da sua equipe e entender as competências, habilidades e limitações de cada um.

Assim você consegue fazer a avaliação de forma mais específica e de acordo com as restrições que cada pessoa tem. Isso é relevante para que você consiga saber exatamente o que cobrar de cada um e não criar expectativas que podem não ser atendidas.

2 – Rotina de acompanhamento

Outra coisa que é relevante na avaliação de produtividade dos seus colaboradores é criar uma rotina no acompanhamento. Não adianta nada deixar espaços longos entre uma avaliação e outra, isso é ruim. Se possível faça acompanhamentos diários, assim você saberá realmente o que está acontecendo na rotina de trabalho do seu colaborador.

A rotina também é importante para que você dê feedbacks para a sua equipe, isso faz com eles fiquem mais motivados a mudar e melhorar.

3 – Defina metas

Para avaliar a produtividade é bom que você crie metas para o seu colaborador. Com elas você ganha mais organização, tanto na sua rotina quanto na do seu funcionário, e sabe exatamente o que cobrar e o que avaliar. Isso facilita muito o seu processo de avaliação. Mas é bom lembrar que as metas precisam ser realistas, pois, se forem muito exageradas, a sua equipe pode ficar desapontada e você também. Por isso, pense em coisas bem objetivas e dentro da sua realidade.

4 – Conte com a ajuda da tecnologia

Não faça tudo sozinho, conte com ferramentas que podem te ajudar a ter mais controle do que o seu colaborador está fazendo, quanto tempo está gastando e se está realmente entregando as tarefas no prazo. 

Além disso, na hora da avaliação é importante que você esteja atento à estrutura do ambiente de trabalho. Pois, se o local não for bom, bem arejado, com uma boa luz, cadeiras e mesas em bom estado e confortáveis, isso pode afetar negativamente a produtividade. Por isso, faça com que o espaço seja sempre agradável para que o seu colaborador consiga fluir.

Bom, agora você já sabe o que fazer para avaliar a produtividade do seus colaboradores da melhor forma, não perca tempo e coloque tudo em prática. Quando você faz essa avaliação é bom para o desenvolvimento da sua equipe e do seu escritório.

Quer ler mais dicas para o seu escritório de contabilidade? Assine nossa newsletter e curta nossa página no Facebook.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM