Como prever crises e trabalhar decisões estratégicas no seu escritório contábil

Todos os tipos de negócio estão sujeitos a crises. Porém, embora elas sejam conhecidas como oportunidades de crescimento e superação, seu escritório não precisa estar no olho do furacão para tomar providências para solucionar a situação. Com atenção ao cenário e à tomada de decisões estratégicas, as crises podem ser previstas e superadas. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e prepare-se para enfrentar os dias difíceis:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Você não está sozinho no mundo dos negócios. Por maiores que sejam seus esforços, seu escritório está sujeito às mesmas dificuldades que os seus concorrentes. Além disso, é preciso descobrir as tendências do mercado: quais são as expectativas dos clientes, o que os competidores oferecem, como satisfazer as necessidades dos consumidores, etc.

Para não correr o risco de perder o ritmo do negócio e ficar para trás da concorrência, uma pesquisa de mercado pode ser a solução. Ela pode ajudar a apontar rumos de atuação capazes de fazer a sua empresa se destacar, fidelizando seus clientes atuais e conquistando novos contratos devido à excelência no atendimento.

2. Analise o faturamento

Os indicadores financeiros são importantíssimos para apontar o rumo ao qual o seu negócio está se direcionando. Se você ainda não os utiliza, é hora de iniciar esse processo de análise.

Não se trata apenas de viabilizar o caixa da empresa. As finanças de um negócio estão totalmente conectadas ao que acontece dentro e fora dele. Elas indicam aumento das vendas ou retração, como a gestão está lidando com despesas fixas, oscilações nos custos relacionados à produção e comercialização de produtos, entre outros fatores.

Portanto, se você fizer uma analogia vai descobrir que os indicadores financeiros são como o painel de controle de um avião. Ignorar sinais claros de que algo não está bem pode levar uma empresa a uma queda fatal!

3. Não despreze os dados

Taxas de cancelamento, comportamentos recorrentes dos clientes, reclamações constantes sobre um determinado aspecto são sinais que não podem ser desprezados.

Se você percebe essas situações, não as ignore. Antes, investigue mais a fundo as causas da insatisfação e tome as providências necessárias para solucioná-las. Negar ou minimizar os problemas pode levá-lo muito próximo do limite de prejuízos irreversíveis, especialmente quando se trata da sua imagem no mercado.

4. Revise os processos internos para tomar decisões estratégicas

Depois de analisar esses dados, provavelmente será necessário rever processos internos. Analise como eles são realizados dentro da empresa e considere os custos, o tempo e a qualidade dos resultados.

A partir desse estudo, proponha mudanças que visam a otimização. Pode ser a utilização de um sistema de gestão, a reorganização do quadro de funcionários para uma distribuição mais eficiente de tarefas, treinamento dos colaboradores, dentre outros.

O importante é solucionar os motivos de insatisfação e gerar uma estrutura mais preparada para o próximo passo. Quer descobrir qual é? Então vamos lá!

5. Antecipe-se às expectativas dos clientes

A pesquisa de mercado é uma das ferramentas para conhecer melhor as expectativas dos clientes e atendê-las.

Nesse sentido, uma atitude fundamental do gestor é sair da zona de conforto e buscar a inovação em seus produtos e serviços. Ela permite a criação de soluções criativas que conseguem realizar mais com menos recursos para antecipar as necessidades dos clientes e surpreendê-los.

Inovações que garantem agilidade, precisão, comodidade e otimização dos recursos são sempre bem-vindas, e podem constituir um diferencial que manterá seus clientes apaixonados pelos seus serviços.

Viu só como é possível prever crises e superá-las? Quer continuar acompanhando outras dicas para tomar decisões estratégicas e potencializar o sucesso do seu negócio? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn e Youtube, sempre com dicas imperdíveis!

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