Prazo ECD: 3 dicas para facilitar a entrega da obrigação em seu escritório

Você já está preparado para entrega da Escrituração Contábil Digital deste ano? O prazo da ECD 2018 está chegando, 30 de maio é o último dia, e até lá devem ser enviados os arquivos referentes ao ano calendário de 2017.

Como a entrega se aproximando, separamos algumas dicas que podem ajudar seu escritório a se preparar para essa obrigação. É só continuar a leitura!

1- Saiba tudo sobre a obrigação

Para que a ECD seja entregue da melhor forma, é importante que você e seus colaboradores estejam por dentro de tudo sobre a obrigação. O que é a ECD? Qual o prazo? Quem deve enviar? Quais documentos devem ser enviados?

Aqui no blog você encontra artigos que respondem essas questões. Mas calma que já vamos falar delas rapidamente por aqui!

A Escrituração Contábil Digital

A ECD faz parte do programa SPED e tem o objetivo de substituir escrituração em papel pela escrituração virtual. Nela você envia todos os arquivos exigidos em formato digital.

O que deve ser informado

Os arquivos que devem ser transmitidos em formato digital são os seguintes livros:

  • Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Quem deve entregar a obrigação

As empresas que devem entregar a ECD são aquelas:

  • sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;
  • tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;
  • imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano calendário, tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições;
  • Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros próprios ou auxiliares do sócio ostensivo;
  • Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) que receber aporte de capital.

Prazo ECD 2018

A ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês de maio, que em 2018 é dia 30. O horário máximo para a entrega da obrigação na data-limite é 23h59min59s no horário de Brasília.

2 – Organize seu escritório para a entrega da ECD

É muito importante que você e seus colaboradores estejam organizados para a entrega da obrigação e atentos ao prazo da ECD.

Como já dissemos, o prazo da entrega é dia 30 de maio. Até lá, todos os arquivos de seus clientes devem estar devidamente assinados pelos contadores do escritório que você trabalha, prontos, revisados e sendo enviados.

Para isso, é importante que as tarefas sejam bem divididas entre seus colaboradores. É interessante usar um cronograma para organizar as demandas de cada cliente, isso, claro, respeitando o prazo final da escrituração.

Vale lembrar que os períodos dos Livros entregues na escrituração podem ser divididos para que cada contador assine o período pelo qual é responsável técnico.

3 – Escolha do software

O arquivo da ECD deve ser gerado com recursos próprios. Por isso, é importante encontrar um sistema que atenda suas necessidades e facilite o preenchimento da obrigação.

Já a entrega da ECD é feita através do Programa Gerador de Escrituração (PGE), o antigo Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo governo. Se você quiser saber mais sobre a alteração do nome do programa e outras mudanças que ocorreram na ECD 2018, é só clicar aqui.

Com o prazo da ECD se aproximando, é normal ficar um pouco desesperado, mas esperamos que com essas dicas seu escritório consiga entregar tudo da melhor forma! Que tal agora saber mais sobre a otimização da entrega da Escrituração? É só conferir esse artigo que preparamos para você!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM