Por que você deve investir em ter um Pós-Vendas de excelência?

Recentemente podemos notar um grande aumento na procura de bons profissionais para compor as equipes de pós-vendas, de empresas de todo porte. Dentre os requisitos estão: pessoas comunicativas, organizadas, pacientes, com boa oratória e orientadas à solução.

Mas, por muito tempo, esse não era um ponto considerado tão relevante. O mais importante, acima de tudo, eram os resultados. Porém, o que acontecia com o cliente após a venda? Não eram todos que se importavam.

Claramente essa mentalidade mudou. O cliente, mais do que nunca, deve vir em primeiro lugar, não importa em qual fase da jornada do consumidor ele esteja. Por isso, ter um setor de pós-vendas é de extrema importância. Destacamos aqui alguns dos pontos principais para isso.

Ajuda a melhorar a retenção de clientes

Todo cliente gosta de saber que tem a quem recorrer e que vai ser bem atendido. Ter dificuldades após adquirir algum produto ou serviço é bastante comum, o complicado é quando o cliente sente que não tem nenhum suporte para solucionar o problema.

E atenção! Não estamos falando aqui de um suporte técnico, este está muito mais relacionado a um profissional que de fato se preocupe com o sucesso do cliente.

Um bom setor de pós-vendas garante que, sempre que necessário, alguém estará à disposição para auxiliar os consumidores, evitando que eles fiquem frustrados e cancelem o serviço. Ao contrário, eles podem ficar muito satisfeitos pelo atendimento e levar isso em consideração durante a jornada com a empresa.

E assim, ajudando o cliente e solucionando suas dificuldades, pode-se aumentar a retenção dos clientes. O que nos leva ao próximo ponto.

Aumenta a satisfação e implica no marketing por indicação

É comprovado que o consumidor brasileiro sempre procura por indicações e avaliações antes de comprar um produto ou serviço. Temos um público desconfiado, que pergunta a todos os amigos e à internet se deve, ou não, confiar em uma marca.

Garantindo a satisfação dos clientes após a compra, o setor de pós-vendas contribui para que todos os clientes se sintam confiantes para indicar a empresa a outros. O marketing por indicação é extremamente importante hoje em dia! Muitas vezes, ele é o responsável pela grande maioria da procura dos consumidores por um produto específico.

É uma forma de conseguir feedbacks, para implementar melhorias

Uma boa empresa não deve ter medo de receber feedbacks. Saber quais são as insatisfações do cliente é o primeiro passo para trabalhar em melhorias.

Por mais que possamos imaginar quais são as principais dificuldades pelas quais os clientes passam e quais são as falhas da empresa em relação a isso, é muito melhor, e mais seguro, ouvir isso diretamente do cliente. O pós-vendas permite o contato mais próximo para identificar esses gaps, possibilitando que as soluções propostas sejam de fato adequadas aos problemas.

Às vezes o próprio cliente pode sugerir algo prático e de extrema importância, para melhorar a experiência do serviço.

Quer saber mais sobre esse tema e se especializar em ser um gestor orientado à satisfação do cliente? Então temos uma dica de ouro para você.

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Apesar do título, o curso vai muito além da gestão de equipe e liderança. Nele você tem a oportunidade de aprender a como melhorar a experiência do seu cliente com instrutores com mais de 20 anos de experiência na Disney. Essa é a sua chance de descobrir como o transformar seus clientes em fãs!

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Mastermaq

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