Por que usar um sistema de controle de ponto?

Entenda como funciona o sistema de controle de ponto e seus benefícios

17 de outubro de 2019

A maioria das empresas atualmente utilizam um sistema de controle de ponto. Sejam elas de grande ou pequeno porte. Esse procedimento tem sido cada vez mais comum, pois, é por meio dele que ocorre o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores.

O sistema de controle de ponto coleta informações sobre presença, frequência e pontualidade.

Essas informações são obtidas por meio da marcação dos horários de entrada, pausas e saída dos colaboradores.

Quer entender melhor sobre esse sistema?

Continue a leitura, pois, logo mais, falaremos sobre como funciona e alguns dos benefícios da utilização desse sistema.

O que é um sistema de controle de ponto?

O sistema de controle de ponto é utilizado para registrar de forma organizada a jornada de trabalho do colaborador.

Existem diversos tipos de sistemas de controle de ponto. São eles:

  • ponto eletrônico biométrico: moderno e seguro. Muito utilizado e somente o funcionário consegue registrar suas batidas ao posicionar sua digital no leitor biométrico;
  • ponto online: moderno e prático. O funcionário pode registrar as batidas através de um computador ou celular, por exemplo;
  • relógio de ponto cartográfico: antigo e econômico, mas, por ser manual gera mais trabalho para o RH ou DP, que deve somar as horas trabalhadas de cada colaborador ao final do mês;
  • livro de ponto: antigo e duvidoso. Consiste em anotar manualmente os horários das batidas, por isso, podem ocorrer erros ou fraudes nos registros;
  • crachá com chip: prático, pois a batida pode ser registrada nas catracas de entrada da empresa (se houver), mas pelo desgaste que eventualmente ocorre, esse crachá precisará ser trocado com certa frequência.

Por que utilizar um sistema de controle de ponto

Independente da forma utilizada, o propósito de ter um sistema de controle de ponto na empresa é muito importante.

É através desse controle que a empresa consegue fechar corretamente a folha de pagamento, contando com as horas extras realizadas, faltas, atrasos e outros. Já falamos sobre isso aqui no blog, clique aqui e se informe.

Entretanto, o ponto eletrônico biométrico tem sido o mais utilizado e bem aceito entre as organizações. Devido a menor probabilidade de erros e equívocos por conta da confiabilidade de um sistema tecnológico na qual as informações são registradas.

Benefícios do sistema de controle de ponto

Quanto mais eficiente o sistema, mais a empresa tem a ganhar.

Afinal, uma boa gestão da jornada de trabalho dos colaboradores tem muitos benefícios a trazer. 

Otimização para o RH ou DP

Com um sistema de controle de ponto moderno como o eletrônico biométrico, por exemplo, não é necessário escalar um funcionário do RH ou DP somente para calcular as jornadas e lançar manualmente as informações em planilhas.

No momento da batida é emitido um comprovante e os registros são gravados direta e automaticamente no sistema.

Mais confiabilidade nas informações

O ponto eletrônico biométrico é mais seguro devido a confiabilidade das informações coletadas, sendo possível evitar que erros e fraudes sejam cometidos.

Bem como, reduz o risco de processos e indenizações indevidas, pois todas as informações estarão disponíveis para empregado e empregador.

Fáceis de usar e simples de configurar

Os sistemas de controle de ponto mais modernos são fáceis de utilizar e simples de configurar.

No caso do ponto eletrônico biométrico, basta que o RH ou DP cadastre a digital do colaborador.

As marcações ocorrem quando ele posiciona sua digital no leitor biométrico.

 

Investir em um bom sistema de controle de ponto é um dos passos mais importantes para economizar o capital da empresa, além de poupar o tempo que seria gasto calculando horas e gerando relatórios mensais.

No caso do ponto eletrônico biométrico, sua alta precisão e segurança dos dados traz eficiência e confiabilidade tornando essa administração mais efetiva.

Agora que você já está ciente de como ter um sistema de controle de ponto da jornada de trabalho dos seus colaboradores mais eficiente, que tal entender mais sobre gestão de vale-transporte da sua empresa?

Escrito por

Cláudia Alves - Analista de Mídias Sociais

Cláudia Alves é publicitária, tem vivência na área de comunicação e marketing, certificados em Inbound Marketing e é especialista em Planejamento e Produção de Conteúdo. Atualmente atua como Analista de Mídias Sociais no time de Marketing da Mastermaq.

Confira nossos outros posts