Por que pagar um sistema para emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Com a opção gratuita disponível, usar um programa pago para emitir Nota Fiscal Eletrônica pode, à primeira vista, não parecer uma boa decisão. Porém, um emissor gratuito possui uma série de limitações de uso e, no final das contas, não é tão vantajoso assim. Um programa pago oferece, além das funções básicas para a emissão da nota fiscal, muitos outros benefícios para a sua empresa. Quer saber quais são eles? Acompanhe o post de hoje!

Funcionalidades automáticas

Um bom sistema pago para emitir Nota Fiscal Eletrônica apresenta funções automáticas que vão facilitar, e muito, a sua vida e a dos seus colaboradores. Isso porque você e seu time não vão precisar se preocupar com diversas tarefas manuais simples, mas que, por serem muito burocráticas, levam tempo.

Veja algumas das funcionalidades automáticas que a sua empresa vai ter com um emissor pago:

  • cálculos dos valores das notas fiscais;
  • cadastros de clientes e produtos no momento em que você emitir a nota fiscal eletrônica;
  • armazenamento gratuito e ilimitado das notas fiscais emitidas;
  • backup;
  • entrega dos arquivos XML e DANFE para o seu contador e os clientes.

Além disso, como o sistema é construído pensando nas necessidades da sua empresa, ele possui inteligência para reconhecer as operações fiscais de acordo com seu cliente, sendo ele contribuinte ou não. Além de otimizar o tempo de trabalho no seu negócio, essas funcionalidades ainda são fundamentais para te ajudar a diminuir as chances de erros.

Emissão de notas fiscais modelos 55 e 65

Uma das dificuldades do emissor gratuito é que ele emite apenas a Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55). Além disso, alguns sistemas pagos precisam de um emissor para esse modelo e outro para a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65). A necessidade de usar dois programas diferentes exige tempo de aprendizagem em dobro, além de complicar o desenvolvimento da tarefa, já que você precisa trocar de sistema o tempo todo.

Usando um bom programa pago, você vai poder emitir os dois modelos de nota fiscal em um mesmo sistema. Isso facilita a adaptação ao funcionamento do emissor e torna o processo muito mais simples para você e a sua equipe.

Acesso a partir de qualquer dispositivo com internet

Imagina conseguir consultar dados e até mesmo emitir notas fiscais de qualquer lugar através do seu próprio celular? É essa uma das funções do emissor web! Diferente do sistema gratuito, você não vai precisar ter o trabalho de instalar o programa em cada um dos computadores destinados a essa função em sua empresa, além de poder acessá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, como tablets e smartphones.

Mas você pode estar pensando que ficaria muito difícil usar o sistema em um equipamento diferente de um computador. Esse não é um problema! O emissor web é touch compliance, o que quer dizer que ele foi desenvolvido para se adaptar aos diferentes dispositivos. Assim, você e a sua equipe terão acesso a telas desenvolvidas para cada tipo de equipamento, garantindo uma boa experiência com o sistema independente do dispositivo usado para a emissão das notas.

Gráficos para consulta

Outra grande vantagem de um bom sistema para emitir Nota Fiscal Eletrônica é a disponibilidade de um dashboard com diversas informações relacionadas a esse processo em sua empresa. Você vai conseguir acompanhar dados como quantas notas foram emitidas, os 5 clientes mais ativos e muito mais através de gráficos.

Com essas informações dispostas de forma que a leitura seja fácil para você e a sua equipe, você tem bastante material para fazer a gestão do seu negócio. Fica muito mais fácil identificar quais são os clientes que precisam de mais atenção ou como está o andamento das vendas em determinado mês, por exemplo. A partir disso, você pode tomar decisões mais assertivas e alcançar resultados cada vez melhores em sua empresa.

Segurança jurídica

Com um sistema pago, você tem a garantia de que as informações das notas fiscais estão sendo geradas de forma correta. Assim, a sua empresa tem a segurança jurídica de que não está emitindo esses documentos com erros, o que evita problemas fiscais para o seu negócio. Diferente de um emissor gratuito, o contrato com o fornecedor de um sistema pago é fundamental para assegurar que a sua empresa não seja responsabilizada por possíveis falhas na geração das notas fiscais eletrônicas.

Viu como um sistema pago para emitir Nota Fiscal Eletrônica traz muitos benefícios para a sua empresa? Porém, nem todos os programas pagos oferecem todos os pontos que citamos neste artigo. Por isso, você precisa conhecer o NF-e Web: a solução da Mastermaq que vai te ajudar a alcançar ótimos resultados em seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM