Por que contar com serviços de TI ao implementar um software?

A implementação de um software é um dos momentos mais delicados da informatização do escritório. Afinal, as rotinas precisam ser adaptadas.

Além disso, há o período de familiarização de cada colaborador. Tudo isso leva tempo.

Mas, felizmente, existem formas de facilitar e até agilizar essa questão. O suporte da empresa de software pode ser um ótimo aliado na implementação! Afinal, ele pode tornar todo esse processo mais rápido, seguro e eficaz para você e sua equipe.

Quais as vantagens de contar com um suporte de serviços de TI ao adquirir um software? Veja os motivos que listamos para você abaixo!

O que os serviços de TI oferecem?

Suporte reativo

O chamado suporte de TI reativo é aquele que acontece quando há alguma falha ou dúvida no funcionamento do sistema. Os técnicos atendem aos chamados, pessoalmente ou por acesso remoto, e buscam encontrar uma solução para o seu problema.

Esse tipo de suporte visa apenas resolver questões de uso e mau funcionamento, o que pode ser muito útil nos primeiros meses de uso de um software. Como a equipe ainda vai estar se acostumando com a ferramenta, contar com suporte reativo é uma vantagem para que você tenha uma adaptação mais rápida e menos conturbada.

Nessa linha de serviço, algumas empresas disponibilizam manuais, consultorias, treinamentos e outros materiais para te ajudar a usar todo o potencial do sistema. Isso também faz parte do suporte reativo, já que atua para prevenir ou solucionar as dúvidas mais comuns.

Suporte proativo

Já o suporte de TI proativo é aquele que trabalha constantemente em busca de melhorias, reparos e atualizações que podem ser úteis para os usuários. Além disso, o suporte proativo se dedica a encontrar falhas de segurança e pontos de vulnerabilidade no sistema que possam comprometer os seus dados de alguma forma.

Esse tipo de suporte precisa de uma equipe focada em analisar os dados de uso do sistema, pois eles é que vão denunciar os problemas e indicar atualizações importantes. Contar com esse suporte é fundamental quando pensamos a longo prazo, pois é a partir dele que o software poderá evoluir e atender melhor às suas necessidades.

O melhor dos dois mundos

Em um cenário ideal, a melhor opção de empresa de software é aquela que te oferece esses dois tipos de suporte. Por um lado, o suporte reativo é importante, pois falhas podem e vão acontecer, é inevitável.

A melhor forma de lidar com elas é contando com suporte eficaz e rápido para que o problema não comprometa seus processos ou atrapalhe suas rotinas por muito tempo. Por outro lado, uma empresa que investe em suporte proativo indica preocupação com a experiência do usuário.

Ou seja, esse tipo de empresa não poupa esforços para garantir que o software atenda às suas demandas da melhor forma possível. Isso ajuda a construir uma relação de confiança, permitindo que você inclusive sugira atualizações e novos módulos conforme as suas necessidades de uso.

Por que é vantajoso contar com serviços de TI?

Como você viu anteriormente, o suporte dos serviços de TI pode ser desenvolvido de duas formas. Seja reativo ou proativo, ele é fundamental para o bom funcionamento de um software por três razões bem simples:

1. Segurança de dados

Em seu dia a dia, você insere no software centenas de dados dos seus clientes. Essas informações não são apenas fundamentais para que você desenvolva seu trabalho de forma correta, mas também são (e precisam ser) mantidos em sigilo. Afinal, dão conta da saúde financeira dos seus clientes, algo que diz respeito apenas a eles.

Por isso, qualquer mau funcionamento ou falha de segurança no sistema precisa ser corrigida imediatamente. Contar com um suporte bem estruturado é essencial para assegurar que nem você e nem os seus clientes sairão prejudicados em caso de pane.

Para tomar ainda mais cuidado, não se esqueça de verificar as condições de backup e armazenamento de dados que a empresa oferece. Com suporte proativo, você pode ficar mais tranquilo quanto à segurança, pois a ferramenta estará em constante melhoria. É possível prever e corrigir problemas antes que eles te afetem ou minimizar as chances de falha com atualizações frequentes.

2. Produtividade

A Solar Winds, uma empresa fornecedora de softwares de TI, conduziu uma pesquisa que revelou os seguintes números:

  • 86% dos usuários de softwares reconhecem que sua produtividade seria impactada sem os serviços de suporte de TI;
  • 69% consideram que os profissionais de TI têm mais importância nas rotinas diárias do que os próprios diretores da empresa.

Impactante, não é? Esses dados ilustram muito bem o papel do suporte de TI dentro das empresas, principalmente no que diz respeito à produtividade.

Produtividade e alto rendimento

Se você não conta com um bom suporte, a cada vez que surgir um pequeno problema com o software você perderá tempo tentando resolvê-lo sozinho. E, como você sabe, essa não é a sua função.

Ou seja, o chamado que um técnico resolveria em minutos, pode levar horas para ser solucionado sem um suporte. Nesse sentido, a produtividade e o alto rendimento, que são promessas dos softwares de gestão contábil, só podem ser atingidos com uma estrutura de suporte.

3. Atualizações

Como dissemos na discussão sobre segurança de dados, as atualizações do software são muito importantes para garantir que não haja vazamentos ou perda de informações. Para além da segurança, o suporte é um dos setores que mais podem contribuir para a evolução de um sistema. Justamente porque está em contato direto com você e as suas necessidades.

Pelos chamados abertos, o suporte reativo consegue mapear pontos que precisam ser trabalhados para as próximas versões. Enquanto isso, o suporte proativo analisa os dados de uso de cada cliente e verifica medidas preventivas que podem ser adotadas.

Com esse esforço conjunto, o software será constantemente renovado, garantindo a você todos os benefícios que você precisa no seu dia a dia. Por isso, não abra mão da praticidade, conforto e segurança que o suporte dos serviços de TI pode oferecer para o seu escritório.

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