Plano de Carreira para Contabilidade: saiba como desenvolver

O setor de contabilidade está cada vez mais competitivo e necessitado de profissionais competentes. Você sabe o que é preciso para planejar sua carreira e se tornar um profissional diferenciado? Hoje, falaremos aqui sobre o plano de carreira, uma importante estratégia para nortear os colaboradores em sua trajetória profissional. Sua principal função é listar as capacitações e habilidades necessárias para alcançar um objetivo profissional, permitindo que funcionários e empresas programem o tempo necessário para atingi-lo. Se você ainda não possui um plano de carreira, confira agora as principais dicas para montar o seu:

Defina sua área de atuação

Definir a área de atuação que você busca em sua carreira é importante para entender dois pontos fundamentais: as competências e os treinamentos necessários para atuar na área desejada com excelência e destaque.

Pesquise o que mais interessa a você e aos seus objetivos e invista nisso: tornando-se especialista em um ramo da sua profissão, você será capaz de se expor como um profissional diferenciado. Alguns exemplos de especialização que podem ser seguidos pelo profissional contábil são auditoria, perícia, controladoria, contabilidade financeira, contador, empreendedor, contabilidade ambiental, contabilidade internacional, análise de balanços, entre muitos outros.

Procure por feedback

Não tenha vergonha de pedir feedbacks do seu chefe ou do seu gestor: faz parte do trabalho deles orientar seus colaboradores. Afinal, que chefe não quer contar com profissionais bem preparados, que se preocupam em melhorar constantemente e que estejam alinhados aos valores da empresa? Essas avaliações te ajudarão a descobrir seus pontos positivos e a melhorar, suas habilidades e talentos. Após essa análise, invista em ser excepcional no que você é bom e procure melhorar o que você ainda não domina. Poucos profissionais possuem a humildade de reconhecer suas falhas, então quebrar essa barreira é uma boa forma de se diferenciar.

Invista em treinamento

O treinamento é uma das melhores formas de investir no seu desenvolvimento profissional. Além de nos tornar mais capacitados para exercer determinado cargo, o conhecimento adquirido nos treinamentos demonstra para a empresa que você está sempre em busca de melhorias e não quer ser um profissional estagnado. As empresas valorizam cada vez mais os profissionais que saem da sua zona de conforto buscam estar sempre à frente dos demais.

Mas lembre-se: para não correr o risco de gastar tempo e dinheiro com cursos que não vão te acrescentar em nada, esse investimento deve ser realizado após a definição da área que você pretende atuar.

Estabeleça metas

Chegou a hora de colocar em prática todo o planejamento que você fez para a sua carreira. Nesse momento, é preciso ser realista e ter o cuidado de não estabelecer metas impossíveis de serem cumpridas. É importante dar pequenos passos e perceber que alcançar seus objetivos não é uma coisa de outro mundo. Para facilitar a medição do seu progresso, utilize objetivos temporais: determine uma data para terminar seu curso de inglês ou estabeleça uma quantia para economizar durante o ano para pagar uma pós-graduação, por exemplo.

Apoio especializado em plano de carreira

Se você acha difícil estabelecer essas metas ou não possui a disciplina necessária para seguir sozinho o que foi traçado, a ajuda de um coach pode ser uma boa opção. O objetivo do coaching de carreira é auxiliar as pessoas a descobrirem e planejarem sua carreira profissional. Através de estratégias personalizadas, o coach te ajuda a alcançar com êxito os objetivos propostos. O coaching de carreira pode ser aplicado tanto para os profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, quanto para os que buscam construir uma carreira solida e de sucesso.

Quer começar agora se capacitar com informações relevantes para a carreira de contabilidade e se tornar um profissional competitivo? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre todas as necessidades do mercado contábil!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM