Como montar um planejamento estratégico para seu escritório contábil?

Planejamento é algo que toda empresa precisa se dedicar a fazer: projetar o que será executado, a curto ou longo prazo, é requisito mínimo para o sucesso. Afinal, qualquer estratégia necessita de um bom planejamento estratégico para se traduzir em planos específicos e eficazes.

Seu escritório ainda não conta com um planejamento bem definido? Confira agora 6 dicas simples que preparamos para você montar um para o seu escritório contábil:

O que é planejamento estratégico?

No contexto corporativo, planejamento estratégico é basicamente um conjunto de diretrizes máximas que uma empresa define para alcançar determinado objetivo em relação ao mercado. Sua prática envolve recursos humanos, investimento financeiro, fluxo de trabalho, arquitetura organizacional, marketing, entre outras esferas do negócio. Trata-se, portanto, de um processo que permite analisar o funcionamento de uma organização sob diversos ângulos, de maneira ordenada e integrada, para definir rumos e atingir metas de longo prazo.

Como funciona o planejamento estratégico na contabilidade?

Além da análise sistemática dos pontos fortes e fracos da organização, o planejamento estratégico de um escritório contábil precisa considerar as oportunidades e ameaças presentes no mercado em que ele atua. Essa análise deve visar a definição de metas, estratégias e ações para aumentar a competitividade organizacional. Dessa forma, é possível direcionar com precisão os esforços e investimentos e acompanhar a evolução do escritório com base nas metas estabelecidas.

Como montar um planejamento estratégico?

Antes de adotar um modelo de planejamento para a sua empresa, é fundamental considerar as características e o ambiente externo da organização, além das perspectivas futuras desejadas pelos donos ou acionistas do negócio. Um planejamento estratégico bem estruturado depende, portanto, da elaboração de um diagnóstico básico dentro da empresa: isso evidenciará qual é a cultura organizacional do seu negócio, além de alinhar fatores como os valores dos funcionários, a relação de poder e a própria ideologia da companhia.

Como verificar fatores externos e internos?

Analisar fatores que atuam interna e externamente junto ao seu escritório é fundamental para averiguar quais elementos interferem de maneira positiva e negativa no seu negócio. A análise externa permite estudar a relação entre o seu escritório e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças que se apresentam. Para realizá-la, é necessário avaliar clientes, mercados e tendências.

Já a análise interna permite identificar os pontos fortes e fracos dentro do seu próprio escritório. Pontos fortes são as características competitivas da empresa que a colocam, estrategicamente, em uma condição de vantagem em relação ao mercado no qual atua. Em contrapartida, os pontos fracos são as características que a tornam vulnerável diante de eventuais ameaças.

Qual o passo a passo do planejamento estratégico?

É possível iniciar um plano estratégico para a sua empresa a partir de alguns passos simples. Veja:

  1. Defina a missão, a visão e os valores do seu escritório;
  2. Faça uma análise SWOT para descobrir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à sua empresa.
  3. Estude o seu negócio com base nas 5 forças de Porter e saiba como seus cliente, concorrentes, fornecedores e tendências, impactam no seu negócio
  4. Compartilhe essas informações com os decisores da sua empresa e proponha uma análise coletiva;
  5. Defina seus objetivos a partir dos resultados;
  6. Defina as táticas e planos de ação para alcançar os objetivos estabelecidos;
  7. Faça reuniões periódicas para acompanhar a evolução das estratégias;
  8. Revise o planejamento regularmente.

Como concluir o planejamento estratégico?

Como você viu, a análise de diferentes fatores internos e externos à sua empresa permite alcançar um planejamento estratégico bem delineado. Após essa avaliação, você obterá um eficiente instrumento para auxiliar na escolha da direção mais adequada para seguir com o seu empreendimento. Com um bom planejamento estratégico em mãos, sua equipe também poderá avaliar exatamente em qual ponto a empresa quer chegar, priorizando ações direcionadas a essa meta!

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