Como traçar um perfil profissional pode ajudar a gestão de pessoas?

14 de janeiro de 2019

Existem diversas ações que ajudam a desenvolver um profissional. Acompanhar o seu desempenho, identificar suas forças e fraquezas e até mesmo incentivar o seu desenvolvimento pessoal são algumas delas. O fato é que todas essas maneiras de potencializar o desempenho de um colaborador são mais efetivas quando associadas à construção de um perfil profissional. Para descobrir o porquê, é só seguir a leitura.

Por que é importante traçar um perfil profissional?

Pense comigo: antes de aplicar qualquer estratégia para gerir melhor um funcionário, não seria melhor entender qual é o perfil desse profissional? A resposta obviamente é sim. Traçando o perfil de um colaborador, você consegue pensar de forma muito mais assertiva no que realmente irá contribuir para melhorar o desempenho dele.

Entender o porquê disso é muito simples. Todos nós somos diferentes. Portanto, temos modos diferentes de agir e se comportar no dia a dia e no ambiente de trabalho. Resumindo, existem diversos perfis profissionais e você precisa trabalhar de formas variadas para garantir o desenvolvimento de cada um deles.

Um exemplo prático

Agora, imagine que você resolveu fazer uma dinâmica com a sua equipe. Alguns participantes se demonstraram muito persuasivos e independentes, mas pouco cuidadosos e organizados. Os outros participantes se apresentaram totalmente ao contrário.

Você não concorda que apesar de cada um ter se mostrado de uma forma, cada característica é importante e contribui à sua maneira para o sucesso nas atividades de trabalho?

De maneira geral, é desse modo que funciona o conceito de perfil profissional. Cada colaborador tem seus atributos e pontos para aperfeiçoar. Antes de tomar qualquer decisão você precisa entender qual é o perfil deles.

Assim, você consegue identificar o que fazer para melhorar os processos da sua equipe. Isso, é claro, levando em conta que cada um alcançará mais produtividade se for desenvolvido de acordo com o seu estilo profissional.

Os tipos de perfis comportamentais

Atualmente, os perfis profissionais mais utilizados para análise e desenvolvimento de pessoas são quatro:

Analista

Um colaborador que tem o perfil Analista é meticuloso, do tipo que presta atenção em cada detalhe. É extremamente cauteloso com as suas responsabilidades, porém pode se demonstrar conservador e pouco aberto a mudanças. O Analista também é responsável, organizado e percebe as coisas com muita facilidade.

Comunicador

O Comunicador, como o próprio nome indica, tem grande facilidade de se comunicar e interagir com outras pessoas. A naturalidade em se relacionar com as pessoas confere a esse perfil um grande poder de persuasão e tendência a exercer influência sobre os outros. Além disso, o perfil comunicador é otimista e flexível, embora possa perder o foco das coisas muitas facilmente.

Executor

Independente e determinado, o perfil executor geralmente toma à frente das atividades e tem um forte senso de liderança. Ele lida bem com desafios e mudanças e tem tendência a ser bastante objetivo. Em contrapartida, o executor pode ser autoritário e muito competitivo.

Planejador

Se um profissional é do tipo planejador, ele é bastante comprometido, disciplinado e dedicado ao que faz. Geralmente calmo e tranquilo, um perfil profissional como esse não tem dificuldade de entregar tarefas no prazo. Ele gosta também de planejar e seguir estratégias bem definidas, o que pode afetar um pouco sua flexibilidade no trabalho.

É claro que um colaborador pode apresentar os quatro modelos. Mas cada um desses estilos vai se expressar em maior ou menor grau, definindo assim o seu perfil.

Como construir um perfil?

Você provavelmente já entendeu que construir um perfil profissional é importante para o RH de uma empresa, inclusive para transformá-lo num RH estratégico. Então, agora é só colocar em prática!

A boa notícia, é que não há uma única forma de fazer isso. Seja construindo testes para delimitar os perfis ou observando o comportamento dos seus funcionários no dia a dia, há diversas maneiras de construir perfis para conseguir melhores resultados.

Para obter sucesso

Para garantir êxito com perfil profissional, é importante que você saiba: uma boa solução de gestão comportamental garante mais assertividade na hora de definir o estilo dos seus colaboradores. Baseados em tecnologia de ponta, esses softwares conseguem traçar com mais segurança o perfil de um funcionário.

A inteligência artificial gera uma análise mais profunda do estilo do colaborador, identificando pontos que não são perceptíveis facilmente. Com isso, você aumenta a chance de alcançar resultados, criando estratégias para potencializar um perfil que com certeza foi traçado corretamente.

Além disso, você garante que o desenvolvimento de sua equipe continue acontecendo mesmo depois da definição do perfil profissional. Isso porque, quando seus funcionários evoluem, eles podem apresentar mudanças em seus perfis. Dessa forma, com uma solução que percebe essas alterações, você consegue acompanhá-las e realizar as modificações necessárias, aumentando a produtividade da sua equipe.

Agora que você já entendeu o mais importante sobre perfil profissional, descubra também como ser eficiente quando o assunto é controle de ponto!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts