Guia de organização e responsabilidades do contador

O que define um contador? Quais são suas responsabilidades e funções? O que é preciso fazer para lidar adequadamente com elas?

Se você já se fez essas perguntas, este guia pode ajudar a esclarecer suas dúvidas. Confira agora o que você precisa saber sobre as responsabilidades do contador:

Atividades essenciais

O dia a dia de qualquer empresa passa por um contador, e existem algumas tarefas que somente ele pode exercer. Nesse sentido, podemos citar a realização dos registros contábeis, bem como o controle financeiro da empresa.

Da mesma forma, tudo o que está relacionado ao fluxo de caixa e demonstrações contábeis também está sob sua responsabilidade. Portanto, é ele quem deve se encarregar de atividades envolvendo tributos e outras obrigações legais.

Leis e ética profissional

O contador é o especialista que deverá acompanhar a Legislação brasileira, de modo que a empresa não seja surpreendida por eventuais mudanças em relação a questões tributárias.

Da mesma forma, cabe a ele assumir a chamada responsabilidade solidária, incubindo-se, junto ao cliente, da responsabilidade por eventuais atos dolosos caso exista algum problema na prestação de contas.

Responsabilidades do contador

Em termos de responsabilidade civil, o profissional de contabilidade pode ser penalizado em casos em que ficar comprovada a ocultação de informações contábeis relevantes. Quanto à responsabilidade tributária, o contador pode ser responsabilizado caso possua uma procuração em nome da empresa, podendo sofrer sanções.

Já em situações em que o contador não possui uma procuração específica para agir em nome da organização, ele pode ser considerado como prestador de serviços, o que limita sua responsabilidade aos atos que praticou para a empresa que o contratou.

Quanto à responsabilidade criminal, de acordo com a lei penal, caso fique comprovada a falsificação ou alteração de qualquer espécie de documento — seja ele público ou particular —, o contador poderá ser penalizado de acordo com os artigos 297 e 298 do Código Penal.

Organização

Para lidar com tantas responsabilidades, é fundamental que o contador tenha um mínimo de organização, o que diz respeito a uma série de atitudes. Entre elas, estão:

1. Fazer o controle financeiro do escritório:

Periodicamente, procure fazer a emissão e a análise dos relatórios de fluxo de caixa, bem como de custos e recebimentos.

2. Separar suas despesas pessoais das despesas do escritório:

Para não se perder no gerenciamento financeiro, o ideal é não misturar as coisas.

3. Trabalhar com um software financeiro

Para aperfeiçoar o processo de controle financeiro e facilitar a administração, tenha sempre um software à disposição.

4. Ter atenção ao fluxo de caixa

Controle o que entra e o que sai do caixa de seu escritório.

5. Ter um fundo de caixa

Esteja sempre pronto para lidar com imprevistos. Nunca se sabe quando isso será necessário, portanto, tenha sempre um fundo de caixa para qualquer eventualidade.

6. Estabelecer metas

Você também precisa definir onde sua empresa pretende chegar. Defina metas, sejam elas individuais ou para a equipe, e encoraje todos a correr atrás delas.

7. Ter disciplina

Uma vez que você estabeleceu metas, é hora de partir em busca de resultados, e é preciso esforço para atingir os objetivos sem parar nos obstáculos.

8. Capacitar-se

Esteja sempre atento às novidades do mercado. Além disso, trabalhar com leis, garantir maior eficiência nos procedimentos e lidar melhor com clientes são coisas que devem ser constantemente aperfeiçoadas.

Atualização é fundamental, então procure se informar e se capacitar bastante. Cursos, seminários, palestras, tudo pode ser um diferencial para a sequência de sua atuação profissional.

E você, gostou de conhecer as principais responsabilidades do contador? Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM