Optante pelo Simples Nacional: 4 dicas essenciais para entrega da declaração

12 de março de 2018

Se você possui algum cliente optante pelo Simples Nacional, com certeza já está sabendo que a entrega da Defis está chegando! O prazo final é dia 31 de março. Por isso, é fundamental que você se prepare para otimizar essa entrega!

No artigo de hoje, preparamos 4 dicas para você transmitir a Defis de forma eficiente. Continue a leitura e saiba o que você deve fazer para enviar essa obrigação de forma mais simples e sem erros!

1 – Conheça os prazos de entrega das obrigações

O início do ano é uma época em que você precisa preencher e entregar diversas obrigações das empresas que você atende. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), Demonstração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Enfim, uma infinidade de informações para reunir, registrar e transmitir!

Portanto, a Defis é apenas uma dessas obrigações. Ela deve ser enviada até o dia 31 de março e, para que você consiga dar conta de tudo é fundamental se preparar com antecedência. Lembrando que além das obrigações das empresas optantes pelo Simples, existem várias outras demandas referentes a entrega de informações para a Receita.

Por isso, fique por dentro dos prazos e organize um calendário com as obrigações no escritório em que você atua. Assim, você e os seus colegas de trabalho ficam cientes de tudo que deve ser entregue e das responsabilidades de cada um. Fica muito mais fácil manter a organização e estabelecer uma rotina eficiente!

2 – Ajude o seu cliente a se manter organizado

Como você já sabe, os dados que você vai registrar na declaração de optante pelo Simples devem ser informados pelo seu cliente. Por isso, é fundamental que ele se mantenha organizado! Assim você consegue se preparar para a entrega dessa obrigação e enviá-la no prazo certo.

O responsável pela empresa que você está atendendo precisa te enviar as informações corretas, de forma organizada e com antecedência. Esse é um ponto essencial para que você transmita a Defis de forma eficiente! Mas o que fazer para que o seu cliente colabore com isso?

Existem algumas práticas que podem ser adotadas para organizar clientes no escritório em que você trabalha! Você pode, por exemplo, implementar uma rotina de comunicação para manter uma proximidade com as empresas que você está atendendo.

Assim, fica mais fácil conscientizar os seus clientes! É importante que eles saibam o que fazer para que a declaração de optante pelo Simples seja transmitida de forma correta. Você também pode usar uma ferramenta que te ajude a enviar lembretes para os seus clientes. Falamos sobre essas e outras dicas neste artigo, confira!

3 – Comece a preparação com antecedência

Para preencher a Declaração de optante pelo Simples Nacional, você precisa de algumas informações sobre as movimentações da empresa. Serão registrados dados como a quantidade de colaboradores no início e no final do ano-calendário referente à Defis. Os valores totais de receitas e despesas, os rendimentos e aplicações financeiras, também deverão ser informados.

Fique atento, são muitas informações para registrar e você ainda deve prestar atenção a algumas particularidades. Como já falamos aqui no blog, algumas empresas se enquadram nas chamadas situações especiais.

Portanto, organize os documentos que você vai precisar com antecedência e não se esqueça de conferir se as informações estão corretas. Além disso, mantenha os dados acessíveis para otimizar o seu tempo de trabalho!

Nós preparamos diversos conteúdos que são essenciais para a entrega da Defis aqui em nosso blog. Além disso, você pode baixar o manual da Declaração para acompanhar como vai ser o preenchimento neste ano!

4 – Conte com um sistema de gestão contábil para a entrega da Declaração de optante pelo Simples

Para realmente otimizar a entrega da Defis, você precisa contar com um sistema de gestão contábil no seu escritório. Com esse tipo de ferramenta, você pode registrar as movimentações fiscais da empresa ao longo do ano. Depois é só processá-las para consolidar as informações e entregar a declaração de forma eficiente e correta.

O sistema se atualiza de acordo com as mudanças na obrigação. Com isso, o arquivo que você gera já é atualizado ao layout da Defis. Dessa forma, quando chegar a hora de entregar a declaração de optante pelo Simples, é só exportar os dados para a ferramenta de transmissão!

Além de facilitar a entrega da Defis, você ainda diminui a possibilidade de erros no preenchimento. Otimizando o envio dessa obrigação, você garante maior produtividade no trabalho. Com a ajuda de um sistema de gestão contábil, você diminui as chances de retrabalhos com correções e de multas para o seu cliente.

Agora você já sabe o que deve fazer para enviar a declaração de optante pelo Simples Nacional de forma eficiente. Que tal conhecer a solução ideal para otimizar a entrega dessa obrigação? Confira neste artigo que preparamos para você!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts