Afinal, o que é a contabilidade ambiental?

Ao pensar em sustentabilidade, o que vem em mente? Além de representar a busca de novas possibilidades para preservar o meio ambiente, este conceito é um grande aliado de uma nova ferramenta muito importante para o universo empresarial: a contabilidade ambiental.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a função prática deste tipo de contabilidade que já nasceu com uma tarefa especial: cuidar do meio ambiente! É só continuar a leitura!

O que é contabilidade ambiental?

Em termos gerais, a contabilidade ambiental é uma ciência social que controla os recursos naturais para garantir que eles estejam disponíveis no futuro. As decisões tomadas pelos profissionais deste tipo de contabilidade são feitas com base nos campos social, econômico e calculista do mundo empresarial.

É importante lembrar que o desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado da maneira certa através de evidências seguras trazidas pela contabilidade ambiental. Por isso, ela representa o amadurecimento da reflexão sobre sustentabilidade e ajuda a determinar formas da gente ser mais sustentável.

Como ela funciona?

O objetivo da contabilidade ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.

Esse tipo de contabilidade atua como uma espécie de registro do patrimônio ambiental. Ela calcula benefícios, prejuízos e indica os resultados da exploração ao meio ambiente através de números. Esses cálculos são fundamentais para avaliar a situação patrimonial e ambiental, inclusive da sua empresa.

Dentre as diversas atividades efetuadas por um contabilista ambiental, podemos destacar as seguintes ações:

  • definir a importância da técnica contábil para este segmento, avaliando ativos e passivos ambientais;
  • emitir o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado em uma estrutura adaptada especialmente aos efeitos ambientais causados pelas produções;
  • caracterizar o crédito de carbono — aquele que beneficia as empresas que evitam lançar quantidades exageradas de poluentes — e o descrever de acordo com os objetivos da sustentabilidade de controlar o efeito estufa e suas consequências;
  • diferenciar o crédito de carbono das commodities ambientais — mercadorias naturais fundamentais para a manutenção agrícola e industrial — sendo que estes créditos ganham maior destaque da contabilidade ambiental, atuando como um instrumento financeiro muito valioso no meio;
  • divulgar a importância do profissional contábil para renovar a área ambiental, promovendo novas ações e adaptando ao desenvolvimento sustentável.

Quais as obrigatoriedades?

A contabilidade ambiental também regulariza leis para limitar o uso de determinados recursos das empresas, padronizando a sua exploração e conscientizando as instituições sobre o impacto que elas causam no meio ambiente.

Estas leis incluem obrigatoriedades específicas para toda empresa que utiliza recursos ambientais como base de sua produção. Dessa forma, é fundamental implantar um setor devidamente estruturado para demonstrar relatórios claros, objetivos e cumprir metas de preservação.

Por que a contabilidade ambiental é importante para sua empresa?

Se você está se perguntando como alguns relatórios internos da sua empresa podem otimizar o meio ambiente, nós explicamos. A contabilidade ambiental e suas demonstrações financeiras certificam as empresas sobre o uso certo dos recursos. Além disso, ela é fundamental para:

  • controlar os estoques de materiais antipoluentes e administrar os investimentos neles;
  • equilibrar as finanças para investir na recuperação de áreas seriamente atingidas;
  • administrar os pagamentos de impostos relacionados às multas de irregularidades ambiental;
  • executar um planejamento financeiro assertivo para prever e prevenir possíveis danos ambientais;
  • considerar as despesas voltadas para campanhas que garantam que a poluição seja contida.

Quais os benefícios da contabilidade ambiental para o seu negócio?

Esse novo tipo de contabilidade é muito importante para que sua empresa seja cada vez mais sustentável e capaz de se posicionar ecologicamente no mercado. Não apenas isso, os profissionais contábeis ambientais podem ajudar a sua empresa em diversas áreas. Confira alguns dos benefícios!

1- Promove a integração

O profissional contábil ambiental possui um currículo variado e repleto de novidades. Ele deve acompanhar de perto os procedimentos organizacionais da sua empresa e também acrescentar compromisso aos negócios.

Outra contribuição significativa é a de integrar as gerências financeira e administrativa para atuarem juntas em favor do comprometimento ambiental assumido pela instituição.

2- Estabelece responsabilidades

O comprometimento ambiental do seu negócio depende de relatórios que indiquem as condições atuais da empresa, como seu nível de responsabilidade social e o percentual de exploração necessário para gerar seu produto ou serviço pelo maior tempo possível. Tudo isso é feito por profissionais da contabilidade ambiental.

Para isso, é fundamental criar uma estrutura específica que permite atividades de planejamento para prever, desenvolver, avaliar e continuar políticas ambientais. E é importante lembrar que a responsabilidade exigida pela contabilidade ambiental não só moderniza a empresa de acordo com a nova visão global, ela também pratica o desenvolvimento sustentável de seu negócio por meio do apoio técnico necessário.

3- Facilita a tomada de decisões

Assim como a contabilidade financeira facilita a tomada de decisões, a contabilidade ambiental ajuda a instruir o empreendedor. Ela vai apontar o melhor caminho para tomar decisões assertivas, sejam elas relacionadas à economia, finanças, administração ou, é claro, ao meio ambiente.

4- Aumenta sua credibilidade

Ainda relembrando os principais objetivos de outras modalidades financeiras contábeis, a contabilidade ambiental também colabora para aumentar a credibilidade do seu negócio no momento de investir.

Afinal, que investidor gostaria de financiar uma empresa que não se preocupa com a disponibilidade de sua matéria prima? Essa é uma demonstração clara de que o lucro está longe de ser a única preocupação de uma empresa séria e comprometida.

5- Possui casos de sucesso

A Natura, uma das empresas de maior sucesso no Brasil, foi uma das primeiras empresas no mundo a analisar todas as fases da cadeia produtiva de seus cosméticos.

O resultado do levantamento contábil demonstrou os impactos de cada etapa: extração de matéria prima, confecção, transporte até chegar ao consumidor final e descarte adequado de embalagens, destacando esta última como uma responsabilidade do cliente.

A empresa revelou seus números de forma exata, trazendo transparência na sua relação com o cliente final. Além disso, ela apontou uma estimativa de R$132 milhões de impacto financeiro, além de um saldo positivo de R$77 milhões graças a projetos de compensação. É um exemplo motivador que mostra a autoridade da contabilidade ambiental para avaliar dados e seguir caminhos capazes de mudar o que for necessário.

Agora você já sabe porque a contabilidade ambiental garante não só o desenvolvimento da sua empresa, mas também a saúde do meio ambiente! Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Linkedin para receber mais conteúdos como esse!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM