Nota Fiscal Eletrônica: Como uma solução pode te ajudar

6 de dezembro de 2018

Desde agosto de 2018, a Nota Fiscal Eletrônica 4.0 passou a ser obrigatória para todas as empresas que comercializam produtos e serviços. A NF-e ganhou um novo perfil por vários motivos, entre eles, a necessidade de se adequar também a setores como o de comércio eletrônico.

Estar em conformidade com a nova versão é requisito essencial para sobreviver no mercado. Mas para isso, é necessário contar com um software que reúna adequação à legislação e outras características decisivas para emissão. No artigo de hoje, vamos te explicar porquê é importante contar com uma solução para a gestão de Nota Fiscal Eletrônica. Fizemos também uma lista de atributos que um software completo precisa ter.

Por que contar com uma boa solução?

Como já sabemos, vivemos uma fase em que tudo muda o tempo todo. Essas mudanças e novidades além de se apresentarem em grande quantidade, têm um peso muito importante quando falamos de desenvolvimento do negócio e lucratividade. Sem estar atualizado, você não só deixa de ganhar, como pode perder muito do que construiu. Lembre-se que as legislações são bastante severas e as exigências precisam ser cumpridas a rigor!

Por isso, para estar em conformidade com as tendências do mercado, é preciso contar com uma solução completa, que não só te ajuda a se atualizar, mas também possibilita otimizar o processo de emissão de nota fiscal eletrônica com ainda mais praticidade e segurança.

A diferença entre as soluções pagas e gratuitas

Em alguns estados como Minas Gerais, Maranhão e São Paulo, a emissão de nota fiscal eletrônica por softwares gratuitos foi proibida. Além de pouco assertivas, essas soluções não têm garantia de segurança. E é claro, as possibilidades de você encontrar um software gratuito com todas as vantagens que um emissor pago oferece, são praticamente inexistentes.

As soluções gratuitas podem ajudar você a emitir notas sem gastar nada por isso, mas com softwares pagos você as ganha com atributos desenvolvidos a partir das suas necessidades. Por isso, separamos para você algumas funcionalidades essenciais que só uma solução paga pode te oferecer:

1) Certificado Digital

Ao pensar em uma solução, é importante contar também com um Certificado Digital, a identidade de uma pessoa ou de uma empresa no ambiente virtual. Com ele você consegue realizar vários procedimentos online, como o envio de informações legais à Receita Federal com segurança, garantindo sua autenticidade.

2) Filtros Inteligentes

Ter acesso a diversas segmentações permite mais organização na hora de controlar a emissão de notas fiscais. Assim, quando você divide a NF-e por período, situação ou outros elementos, tudo fica mais fácil. É por isso que uma boa solução precisa oferecer filtros inteligentes e variados.

3) Processos automatizados

Sabemos que praticidade e agilidade também são fatores importantes quando falamos de NF-e. Por esse motivo é preciso contar com uma ferramenta que permite automatizar todos os processos de emissão. Então, após inserir a alíquota dos impostos, uma solução completa faz o cálculo automático do que você precisa e torna tudo mais rápido, evitando perda de tempo com burocracias.

4) Interface Moderna e Multiplataforma

Primeiramente, você sabia que uma boa interface faz toda diferença quando pensamos em acessibilidade? Uma boa solução precisa, não só cumprir com suas funções técnicas, mas colaborar para essas funções serem desempenhadas com sucesso! Para isso, é preciso contar com telas desenvolvidas especialmente para que a emissão de nota fiscal eletrônica seja mais simples e eficaz.

Além disso, é importante que a emissão possa ser feita em qualquer dispositivo, afinal muitas vezes estamos conectados em diversas plataformas. Seja no computador, no tablet ou no celular, é interessante contar com uma solução que pode ser utilizada em todos os meios, que esteja realmente integrada à plataforma que você tem para utilizar no momento. Isso torna seus processos ainda mais ágeis, otimizando a sua rotina de trabalho. Resolver pendências e emitir aquela nota é mais fácil quando temos também mais recursos disponíveis!

5) Nota Fiscal Eletrônica com Suporte Especializado

Existem dúvidas e pendências que só conseguem ser resolvidas por uma equipe especialista no assunto. É por isso que contar com um suporte experiente e disponível facilita a emissão de nota fiscal eletrônica. Além disso, é importante ter um time de especialistas com atendimento personalizado, focado em oferecer a melhor experiência e solucionar qualquer dúvida ou problema.

6) Acompanhamento Real

Para aprimorar a emissão de notas fiscais é importante possuir uma ferramenta que te permite acompanhar em tempo real tudo o que diz respeito ao servidor.

Isso facilita a tomada de decisões e faz com que elas sejam mais assertivas, afinal, você fica sabendo quando há instabilidades no sistema SEFAZ e consegue se preparar para os momentos que exigem realizar emissões em modo de contingência.

O NF-e Web

Então, considerando tudo isso, te apresentamos o NF-e Web, a solução que também foi reformulada para atender às necessidades das empresas que precisam estar alinhadas ao novo modelo.

Além da emissão de notas ser totalmente ilimitada, o NF-e Web fornece todos os requisitos que você precisa para emitir notas fiscais eletrônicas.

Agora que você já entende porque é necessário contar com uma boa solução para o processo de emissão de nota fiscal eletrônica, fale com um dos nossos consultores e adquira já o NF-e Web!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts