5 vantagens da NFC-e para você otimizar o seu trabalho

Um dos documentos que passou a ser obrigatório em 2019, é a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Mas afinal, você sabe o que é esse documento? Ele foi idealizado para facilitar o dia a dia dos consumidores, contribuintes e, por consequência, a dos contadores.

A NFC-e está totalmente alinhada aos objetivos do Sped Fiscal, e vem para substituir a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor do modelo 2 e o cupom fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Quer saber mais sobre a NFC-e e como ela pode ajudar no seu trabalho? Continue lendo esse artigo!Nele vamos te mostrar  as 5 vantagens desse documento. Preparado para otimizar os seus processos?

1. Menos obrigações acessórias

Um dos principais objetivos da NFC-e é facilitar o envio de informações, simplificar a fiscalização e ajudar no combate à sonegação de impostos.

Para isso, ela agrupa uma série de obrigações acessórias, o que facilita o seu trabalho e evita problemas para o seu cliente. Veja abaixo quais são as obrigações dispensadas:

  • Leitura X
  • Redução Z
  • Comunicação de ocorrências
  • Lacres, Cessação
  • Revalidação
  • Mapa Resumo

2. Facilidade na impressão da NFC-e

Um dos grandes obstáculos da impressão das Notas Fiscais é a obrigatoriedade de se utilizar as impressoras fiscais e equipamentos como o Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Nesse sentido, a NFC-e possibilita a realização do processo, pois permite que o DANFE seja impresso por uma impressora comum. Essa medida, além de facilitar o seu trabalho, deixa o processo mais barato para o seu cliente.

3. Padronização dos processos

Durante o processo de venda, por exemplo, você já recebe de seu cliente as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas por ele e pelos fornecedores. Além disso, tem acesso, também, aos Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CT-e) das transportadoras.

Com a incorporação da NFC-e ao fluxo, você poderá importar as notas emitidas para o consumidor final e padronizar todo o processo. Com isso, você ganha tempo e tem  certeza de que as informações estão sendo tratadas de maneira correta.

4. Eliminação de erros de digitação

Outra funcionalidade que a NFC-e proporciona é a eliminação da Redução Z dos cupons fiscais. Além disso, não é mais necessário digitar as notas fiscais emitidas, eliminando, portanto, o risco de erros e, por consequência, a probabilidade de  enviar informações erradas.

Com isso, você consegue evitar retrabalhos, otimizar o seu tempo e ainda entregar um serviço de maior qualidade para o seu cliente.

5. Segurança e agilidade

Quantas vezes você já enfrentou problemas  porque o seu cliente informou impostos de forma incorreta? Pois bem, com a NFC-e, os impostos são parametrizados e o contador pode fazer a análise das informações sem se preocupar com possíveis erros nos dados  dos seus clientes.

Isso aumenta a praticidade, traz mais segurança e agiliza os processos de emissão e transmissão da NFC-e, que pode ser feita em tempo real.

Bom, para começar a emitir a NFC-e, a empresa do seu cliente precisa obedecer alguns requisitos e você pode ter acesso a eles aqui. Mas fique atento! As secretarias de fazenda de cada Estado têm suas próprias exigências e prazos.

Consulte o órgão da rua região para entender melhor o processo. Nós escrevemos aqui no Blog sobre os prazos para Minas Gerais. É só clicar aqui e se informar.

Agora que você já conheceu as 5 vantagens de utilizar a NFC-e, que tal bater um papo com a gente em nossas redes sociais? Estamos sempre com boas informações para você. Acesse nosso Facebook e Linkedin e participe das nossas discussões.

Mastermaq

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM