Como encontrar os melhores sistemas de gerenciamento de atividades?

No post de hoje, o assunto é sistemas de gerenciamento de tarefas. Responderemos às suas dúvidas sobre como avaliar os custos e qual sistema é ideal para a sua empresa.

Ainda não automatizou a gestão de atividades na sua empresa? Este artigo é a leitura ideal antes de escolher o seu software. Continue lendo e descubra como encontrar o sistema de gerenciamento ideal para as necessidades da sua empresa!

O que devo procurar?

1. Otimize o tempo no acompanhamento de tarefas

A principal queixa das empresas quando procuram por sistemas de gerenciamento é a perda de tempo com tarefas diárias. Para resolver esse problema, você precisa de um sistema que ofereça funcionalidades para que você realize o máximo de atividades, gastando a menor quantidade de tempo possível. Para que isso aconteça, o software precisa permitir que o gestor acompanhe cada serviço de forma simples, mostrando o tempo que foi estimado para a execução e o desempenho de cada funcionário.

2. Ofereça relatórios e dados para análise

Contar com um bom sistema de gerenciamento pode ajudar a conhecer melhor a produtividade da equipe, identificando quais tarefas levam mais tempo e quais são executadas com mais facilidade. A partir desses dados, você pode verificar quem está mais sobrecarregado, quem cumpre melhor os prazos e quem precisa de um incentivo para melhorar o rendimento. Você também pode aplicar indicadores de desempenho com a ajuda dessas informações, o que facilita as reuniões de feedback e a análise dos méritos de cada colaborador.

O que você pretende fazer com um sistema de gerenciamento?

Além das características de porte e tipo de negócio, tenha bem definidas as suas expectativas para o software. Responda às seguintes perguntas:

  • O que eu quero que esse sistema me proporcione?
  • Eu tenho uma equipe interessada em tecnologia e que lida bem com novidades?
  • Eu vou precisar de um bom serviço de atendimento e suporte após a implementação?
  • Estou disposto a adaptar alguns processos para utilizar melhor o sistema de gestão?
  • Quais funcionalidades básicas ele precisa ter para atender às minhas necessidades?
  • O quanto eu estou disposto a investir nessa solução?

Essas respostas podem facilitar muito o processo de escolha de um software, principalmente se muitas delas forem respondidas com um “não”. Com uma equipe resistente à mudança, por exemplo, você saberá que deve buscar um sistema mais intuitivo e de fácil utilização. Por sua vez, essa resposta pode aumentar a necessidade de suporte para ajudar as pessoas a se ambientarem melhor à interface do software.

O que pode dar errado?

Esse medo é bastante comum em empresários que ainda não automatizaram sua gestão. Mas afinal, o que pode dar errado ao adquirir um sistema de gerenciamento?

“Dar errado” é uma expressão bastante complexa, em vez disso, trataremos de algumas dificuldades que podem aparecer pelo caminho. A primeira delas é a resistência à mudança.

Se a sua equipe, ou você próprio, não é bem familiarizado com tecnologia, a mudança pode parecer chocante a princípio. No começo, pode ser bem difícil se acostumar a utilizar a ferramenta, principalmente se o sistema não for muito amigável para os usuários.

Por isso, é importante deixar essa dificuldade clara para a empresa de software desde o princípio. Assim, eles podem se preparar para te dar mais suporte e permitir que a ferramenta seja aproveitada por todos sem traumas.

Como avaliar os custos?

Este assunto é um pouco complicado de lidar. Em resumo, softwares mais simples e com menos soluções para a sua empresa costumam ser mais baratos.

Mas, como dissemos, podem não ser completos como você precisa. Da mesma forma, sistemas de gerenciamento mais robustos, com mais funcionalidades e opções de uso, custarão mais caro. Mas o preço alto não garante eficiência, pois eles podem oferecer muito mais do que você precisa e ser um desperdício de dinheiro.

Como a Mastermaq pode me ajudar?

O sistema de gerenciamento da Mastermaq foi criado para se adequar às necessidades de diversos segmentos e portes empresariais. Com o MasterERP, você faz a gestão pessoal, comercial, financeira, contábil e fiscal de forma totalmente integrada, automatizando todos esses processos. O sistema ainda gera vários relatórios para te ajudar a tomar decisões com mais eficiência e segurança.

Está procurando por sistemas de gerenciamento e quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a Mastermaq e descubra por que o MasterERP é o sistema mais completo do mercado!

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM