Os 8 melhores livros de contabilidade para você conferir

O contador é um profissional que precisa estar constantemente em evolução. Cursos, especializações e muito estudo são necessários para se destacar no mercado e manter os clientes satisfeitos fazendo um bom trabalho.

Quer ajuda nessa missão? Selecionamos os 8 melhores livros de contabilidade que vão além da teoria e apresentam exemplos práticos para enriquecer seu aprendizado, escritos por mestres da área no Brasil. Confira leituras que vão desde os temas mais introdutórios até os assuntos mais complexos!

1. Contabilidade de Custos – Teoria e Questões Resolvidas

Autor: Ed Luiz Ferrari

Ano de publicação: 2015

Ferrari é um autor consagrado na Contabilidade e seu livro sobre contabilidade de custos é considerado um dos melhores já publicados até hoje. A obra conta com a teoria, exercícios de fixação, algumas questões resolvidas e esquemas teóricos para ajudar no entendimento.

Recomendamos esse livro para você que está estudando para concursos na área fiscal e para o Exame de Suficiência Contábil. Os exercícios são ótimos como treinos para provas, mas também podem ajudar muito no seu dia a dia de trabalho!

2. Análise das Demonstrações Contábeis

Autor: Ed Luiz Ferrari

Ano de publicação: 2013

Na mesma linha da primeira obra da nossa lista de livros de contabilidade, este livro de Ed Luiz Ferrari é bibliografia obrigatória para quem é concurseiro de plantão. Escrito em linguagem didática, o conteúdo trata de uma análise mais profunda dos diferentes tipos de demonstrações contábeis, tendo em vista a legislação brasileira e os padrões adotados internacionalmente. É um material completo com teoria e exercícios de treinamento ao final de cada capítulo, que pode ser aproveitado por estudantes e profissionais em busca de novos conhecimentos.

3. Contabilidade Gerencial

Autor: Clovis Luis Padoveze

Ano de publicação: 2010

A contabilidade financeira se baseia nos princípios mais gerais e amplamente aceitos na prática contábil. Por outro lado, a contabilidade gerencial é uma área que depende de outros conhecimentos, como economia, finanças e administração, por exemplo.

“Contabilidade Gerencial” é a obra ideal para te guiar por esses conceitos. No livro, você encontra discussões ricas sobre a importância da contabilidade no planejamento estratégico, na análise de lucros e rentabilidade e até mesmo na avaliação de gestores. É um material muito importante para você que deseja melhorar sua performance de gestão!

4. Contabilidade de Custos

Autor: Eliseu Martins

Ano de publicação: 2001

Um aspecto que costuma afastar leitores dos livros de contabilidade é a linguagem técnica. Eliseu Martins simplifica as explicações e o aprendizado da contabilidade de custos, um tema muito buscado por profissionais de contabilidade.

Figura reconhecida no meio, o autor trabalha desde os conceitos mais iniciais da contabilidade de custos até a aplicação dela na tomada de decisões empresariais. Indicamos esta obra para quem deseja se especializar nessa área de atuação. É um verdadeiro clássico, escrito com muita habilidade, o que facilita o entendimento da teoria.

5. Contabilidade Introdutória

Autores: Professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Ano de publicação: 2010

Produzido para aqueles que desejam iniciar os estudos de contabilidade, esta obra conta com um livro-texto, um livro de exercícios e um manual para professores que decidirem adotá-lo como material didático. O livro já está em sua 11ª edição e é constantemente revisado para manter o conteúdo em dia com as novas legislações e normas fiscais brasileiras.

Recomendamos “Contabilidade Introdutória” como um livro de cabeceira para todos os profissionais que desejam renovar e colocar seus conhecimentos em teste. Os exercícios complementares de cada capítulo praticam o entendimento dos temas, escritos em linguagem bastante didática.

6. Contabilidade Gerencial nas Empresas

Autor: George Anthony Necyk

Ano de publicação: 2010

Originalmente uma tese de mestrado, a obra trata sobre como a contabilidade gerencial evolui dentro das empresas, sob a perspectiva de ciclos de vida. Segundo o autor, as organizações passam por diferentes momentos e ciclos com suas particularidades.

Essas particularidades impactam diretamente no planejamento fiscal e na gestão contábil, e é esse o objeto de estudo do livro. É uma leitura muito rica, principalmente para quem busca aprender mais sobre contabilidade gerencial e sente falta de uma abordagem mais prática nos livros de contabilidade!

7. Manual Completo de Contabilidade Pública

Autores: Deusvaldo Carvalho e Márcio Ceccato

Ano de publicação: 2015

Uma análise completa da contabilidade pública no Brasil, essa obra trabalha com exemplos reais para facilitar o entendimento desse tema. O material tem mais de 900 questões de concursos públicos, sendo um ótimo guia para concurseiros, mas não deixa de ser opção viável para se aprofundar nos estudos da contabilidade pública.

Além do livro, você pode encontrar complementos com resoluções comentadas dos exercícios. A obra já está em sua 3ª edição, atualizada com as últimas mudanças nas normas fiscais brasileiras.

Não importa se você lerá apenas um ou todos os livros que indicamos. O importante mesmo é se manter um profissional motivado, aberto para novos aprendizados e disposto a reciclar seus conhecimentos, com a ajuda de autores consagrados na área.

Gostou da nossa seleção? Já leu alguma das nossas indicações de livros de contabilidade? Não se esqueça de nos contar sobre as suas leituras, deixando um comentário abaixo!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM