Conheça a nossa história: retrospectiva 25 anos da Mastermaq!

Desde o ano de 1992, ano de nascimento da nossa empresa, a Mastermaq evoluiu muito. Em 2017 fizemos 25 anos e agora nos preparamos para o futuro que nos aguarda. Estamos na busca constante de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro.

A retrospectiva que compartilhamos com você neste artigo representa nossos desejos de renovação e constante evolução. Queremos que vocês nos conheça melhor, porque você faz parte da nossa história!

1992 – Fundação da Mastermaq

A Mastermaq foi fundada em 1992, graças aos esforços de Breno e Carlos Alberto – provavelmente você o conhece como Beto Tamm! -, os nossos sócio-fundadores. Sua primeira sede foi no Edifício Maletta e ali eles começaram a ajudar a transformar a contabilidade no Brasil, oferecendo softwares e soluções contábeis.

“Em 1992 nós começamos a informatizar escritórios de contabilidade e o nosso objetivo era levar produtividade pros nossos clientes. Depois de 25 anos nós percebemos que precisamos ir muito além e transformar a contabilidade em fator de sucesso, fornecendo ferramentas para o cliente agregar valor para o cliente dele.”

Beto Tamm, Sócio-Fundador.

1993 – Para a Rio Grande do Norte 694

Em 1993 aconteceu a primeira mudança de sede da Mastermaq. Nós saímos do famoso Edifício Maletta e fomos operar em um prédio na Rio Grande do Norte, em esquina com a Av. Afonso Pena, onde ocupamos os 1°, 7° e 8° andares. Algum tempo depois, naquele mesmo endereço, nós compramos as duas sobrelojas daquele edifício, o que significou um aumento relevante para a Mastermaq.

“A gente saiu de um andar que era achatado e fomos para um vão livre. A sobreloja lá era muito grande. Aí ficava todo mundo basicamente no mesmo ambiente. Isso representou uma mudança muito grande para gente porque foi a nossa primeira grande expansão.”

Cristina Eustáquio, Gerente de Recursos Humanos.

1993 – Dando início à uma longa parceria

A Rede de Parceiros da Mastermaq começou logo no começo da empresa, por volta de 1993, e foi crescendo ao longo do tempo. A Mastermaq foi criada em uma época em que poucas pessoas tinham softwares, assim alguns clientes começaram a querer representar a empresa em suas regiões, indicando a Mastermaq.

“Os nossos primeiros parceiros ou eram escritórios de contabilidade ou era um técnico que tinha na região, que começou a querer representar a gente. O negócio foi dando certo, a Mastermaq foi crescendo, aí foram entrando outros parceiros.”

Eraldo Guimarães, Gerente de Mercado.

Com o tempo, colaboradores dos escritórios e da própria Mastermaq começaram a querer representar a empresa. Foi assim que a rede de parceiros nasceu e cresceu. Nós ganhamos mais força em determinadas regiões, como por exemplo, no Norte do país. Com a rede de parceiros ficou muito mais fácil e barato vender e implantar o software, pois ninguém precisava se deslocar da empresa para fazer o serviço.

1999 – A sacada da Mastermaq para o Windows, o Masterplus

Pouco antes da virada do milênio, os clientes Mastermaq sentiam falta dos produtos que nós oferecíamos disponibilizados no inovador Windows. Na época, nossos softwares só funcionavam no sistema DOS.

Percebendo essa necessidade, e atentos ao fato de que os clientes ainda não entendiam como era usar os softwares em outro sistema operacional, nós entendemos que os clientes queriam mesmo era poder usar algumas funcionalidades que só o Windows podia oferecer. Foi então que surgiu o Masterplus, que disponibilizava alguns serviços do DOS para o Windows, além de oferecer suporte aos clientes que ainda não entendiam muito bem como aquele novo universo da tecnologia, o Windows, funcionava.

“A comunidade em geral sabia que isso ia acontecer. E a Mastermaq surpreendeu no momento em que ela, embora os clientes quisessem aplicativos Windows, trouxe ferramentas em Windows que auxiliava. Essa foi uma sacada bem bolada.”

Geraldo Aguilar, Consultor de Produtos.

2000 – O Contador 2000

O projeto Contador 2000 começou a ser planejado em 1997, surgindo como mais um investimento da Mastermaq para integrar empresa e contador. Ele trouxe o Master Cliente Fiscal e o Master Cliente Contábil e, com a integração dos dois, empresário e contador tinham uma relação mais saudável. Por exemplo, o empresário podia usar seu serviço no Windows, com gráficos e outras disponibilidades que esse sistema operacional oferecia e, quando passava para o contador, o programa adaptava para o DOS, onde o contador operava.

“O projeto contador 2000 eu chamo carinhosamente de forma primitiva do Connect porque era o melhor que nós tinhamos naquela época. E era um produto de ponta. Ninguém teve a ideia de integrar o escritório de contabilidade com a empresa em comandos tão simples e rápidos.”

Geraldo Aguilar, Consultor de Produtos.

2002 – Parceria Endeavor

A Endeavor é uma organização sem fins lucrativos, que tem como o objetivo estimular o empreendedorismo através de exemplos, nas regiões em que atua.  O que a Endeavor faz é escolher empresas que estão em desenvolvimento e que tem um grande potencial de impacto na sociedade para ajudá-las a crescer. A Mastermaq foi escolhida pela Endeavor e a parceria com a organização começou em 2002! Com o incentivo e apoio da Endeavor a Mastermaq conseguiu crescer, alcançar resultados cada vez melhores e se tornar um exemplo para outras iniciativas!

2003 – O Edifício Cowan

A mudança para o Edifício Cowan representou uma outra grande mudança para a Mastermaq. Lá, além de ocuparmos mais andares do que no antigo prédio que atuávamos, os espaços eram bem maiores. Sem contar o conforto dos colaboradores: em 2003 nós já contávamos com área de lazer e restaurante, por exemplo.

2006 – A plataforma NG mudou a Mastermaq

No final de 2005 para o início de 2006 foi lançada a Plataforma NG, que é usada até hoje. A ideia era lançar uma plataforma com diversos produtos com fins administrativos, fiscais e contábeis diferentes, o cliente podia adquirir os que fossem necessários para os seus serviços. A Plataforma NG se mostrou consistente e foi lançada no mercado, para isso a Mastermaq se estruturou completamente.

“A NG é uma plataforma, inclusive, que não tem limite tecnológico para crescer. E isso é muito interessante na arquitetura dela. Eu posso construir qualquer novo produto e aderir à plataforma e ela se encaixa. Tecnicamente, isso é possível, a NG tem crescimento infinito”

Leonardo Chaves, Diretor de Produtos.

2007 – Parceria SAP

Em 2007 estabelecemos parceria com a SAP, uma empresa líder global de mercado em soluções de negócios! Por ser uma empresa de origem Alemã, as soluções da SAP não se enquadram na legislação brasileira. Assim, clientes SAP que possuem empresas no Brasil precisavam de uma forma de gerar as suas obrigações.

Com a nossa parceria as empresas podem usar os nossos softwares, para gerar os seus arquivos enquadrados na legislação brasileira. Uma parceria muito importante para o nosso crescimento!

2008 – SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) surgiu e abalou a contabilidade na época. Tudo passou a ser digital, o que representou uma mudança muito forte na cultura das empresas e as fiscalizações passaram a ser mais instantâneas. A Mastermaq se posicionou firme nesse novo sistema, oferecendo suporte e produtos adaptados para os seus clientes.

“Foi um grande marco na contabilidade, que trouxe uma cultura que não tinha. Todas as contabilidades se assustaram e a gente se posicionou muito bem, tanto em produto quanto em suporte.”

Leonardo Chaves, Diretor de Produtos.

2015 – A Universidade Mastermaq

A Universidade Mastermaq foi criada em fevereiro de 2015 com o objetivo de levar conhecimento para os clientes que estão mais distantes de Belo Horizonte.
A Mastermaq sempre fez capacitações na própria empresa, mas começou a ver que faltava treinamento para os clientes que estavam mais longe, principalmente em outros estados.

Assim, a Universidade surgiu como um modo de levar conhecimento para todos, e de uma maneira que está em alta no mercado em geral que é o ensino a distância.

Isso é importante para nós, pois todos os clientes conseguem ter acesso a capacitação de forma, rápida, simples e gratuita.

“Quanto mais os nossos clientes souberem manusear o nosso sistema, tiverem conscientização do quanto é benéfico as rotinas que os nossos sistemas oferecem e souberem utilizá-los bem, reduz suporte e auxilia a implantação.”

Mayara Amaral, Supervisora de Capacitação.

2015 – Alteração no modelo de parceiros

Em 2015 começou a expansão na rede de canais da Mastermaq que está acontecendo até hoje. Com essa expansão, agora os parceiros são responsáveis pela venda, implantação e relacionamento com o cliente. Isso é muito bom pois temos um profissional próximo do cliente que pode tirar suas dúvidas e ajudá-lo quando for necessário. Esse contato constante é importante para fortalecermos nosso relacionamento com você!

2015 – O lançamento do Connect

A primeira versão da Plataforma Connect ocorreu em 2015, mas ela foi otimizada e agora está ressurgindo em 2017! Além de ser um produto com um apelo muito forte, o Connect é uma plataforma que tem muito para se construir. Há um mundo de possibilidades para se criar no Connect!

“O Connect tem um apelo muito forte porque ele faz uma conexão entre contabilidade e o seu cliente. É uma dor muito forte para o escritório de contabilidade a dificuldade que a contabilidade tem de se relacionar com seus clientes. E essa plataforma conecta, por isso que ela tem esse nome, a contabilidade com o cliente.”

Leonardo Chaves, Diretor de Produtos.

2016 –  MQLab

O MQLab é um laboratório de inovação da Mastermaq e foi criado no segundo semestre de 2016. Seu principal objetivo é testar novas ideias relacionadas ao mercado contábil e promover inovação internamente. Por isso, o MQLab desenvolve projetos para colocar isso em prática!

“O Lab foi criado com a missão de experimentar novas ideias, ideias de negócio inovadores e alto impacto dentro dos mercados de atuação da empresa, isso sendo feito de forma rápida, barata e sem comprometer a operação da empresa.”

Leandro Campos, Gerente MQLab.

2017 – Pode Contar

O Pode Contar é o programa de benefícios da Mastermaq, ele foi criado em janeiro de 2017 para te incentivar a indicar as nossas soluções para os seus parceiros, amigos e clientes! Nós sempre tivemos um percentual grande de indicação, mas não existia nenhum tipo de programa que beneficiasse o cliente indicador.

Com o Pode Contar, nós temos um canal de entrada para as indicações que é acessível e simples para você! Assim, você pode fazer indicações e ter diversos benefícios facilmente.

“Estamos adequando o programa, ele está em construção constantemente para trazer maiores benefícios e encontrar mesmo a medida certa para beneficiar todos os clientes que indicam a Mastermaq.”

Bárbara Silvério, Trainee.

2017 – NF-e Web

O NF-e Web é um emissor de Notas Fiscais Eletrônicas que a Mastermaq construiu como um módulo do Connect. Ele é uma solução online ideal tanto para as empresas, quanto para os escritórios de contabilidade: mais um produto que reforça o ideal de aproximar a contabilidade e as empresas!

“Então NF-eWeb é isso: um módulo que a contabilidade oferece para o seu cliente como se fosse dela. Ele pode dizer: cara eu tenho um emissor de nota, acessa o Connect com esse login que eu estou criando para você! E isso é muito forte também”

Leonardo Chaves, Diretor de Produtos.

2017 – O nosso Espaço Mastermaq

A mudança, em 2017, para o nosso Espaço Mastermaq representa toda a evolução que a Mastermaq viu ao longo de seus 25 anos. Aqui nós temos a melhor estrutura para operar, cuidar de nossos colaboradores e receber nossos clientes. São mais de 13 andares de estrutura moderna e bem arquitetada. Um espaço nosso, pronto para alcançar os objetivos e valores da Mastermaq.

“Aqui já representou uma coisa muito maior de tudo que a gente já viu anteriormente, porque aqui é tudo nosso. Então a gente tem a capacidade de expandir muito, tem a flexibilidade para fazer as coisas, construir, reconstruir, mudar e fazer…”

Cristina Eustáquio, Gerente de Recursos Humanos

2017 – Alcançando a marca dos 500

Estamos quase chegando a marca de 500 colaboradores e isso é muito importante para nós!

Esse ano foi um ano bem forte. Até hoje, em 2017, foram 150 contratações, entre aprendizes, estagiários e seletistas. O ano de 2016 também foi um ano com muito investimento em gente. E a gente nunca chegou em 500 funcionários, mas estamos perto disso.”

Cristina Eustáquio, Gerente de Recursos Humanos.

2017\2018 – eSocial

Em 2017 tivemos a notícia da implentação do eSocial, um grande marco que estamos vivendo. Ele vai alterar completamente a forma como os departamentos pessoais das empresas vão atuar. Mas, a Mastermaq se prepara para mais esse desafio, se posicionando para ajudar seus clientes a entenderem melhor essa nova definição.

“Agora toda a movimentação de funcionário que se faça, promoção, salário, demissão, rescisão… Tudo eu tenho que prestar contas antes que o evento aconteça. É um negócio impressionante. A gente está vivendo um grande marco, em que o mercado vai se adaptar todo.”

Leonardo Chaves, Diretor de Produtos.

Agora o ano é 2018. É hora de colher todo o aprendizado que cultivamos nos últimos 25 anos. Graças a vocês colaboradores e clientes, nós conseguimos construir essa caminhada de sucesso na contabilidade brasileira. Seguiremos apoiados em nossos valores, com a certeza de que estamos aqui para continuar construindo relacionamentos duradouros.

“2017 foi um ano de muitas mudanças para a Mastermaq! Tivemos fortes investimentos que resultaram em grandes melhorias, como o Espaço Mastermaq em Belo Horizonte e em São Paulo, além de tantas outras. Já fizemos muito para um futuro de ainda mais sucesso, mas sempre há o que melhorar! Por isso, nunca descansaremos nesta busca por evolução. Juntos, continuamos fortalecendo os nossos relacionamentos e caminhando para resultados melhores sempre!”

Breno Praça, Sócio-Fundador

Deixamos um grande obrigado a todos vocês! Continue fazendo parte da nossa história!

Tem alguma história marcante com a Mastermaq? Conta pra gente nos comentários!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM