Marketing pessoal para contadores: 5 motivos para desenvolver!

Quando o assunto é marketing pessoal para contadores, uma boa metáfora que vem à memória é a história do avestruz e da galinha. O avestruz, ao botar um ovo, enfia sua cabeça na terra, enquanto a galinha cacareja bem alto. Moral da história: embora o ovo do avestruz seja bem maior, quem é reconhecida por botar ovos é a galinha.

Metáforas à parte, isso ressalta a importância do marketing pessoal ao mostrar que quem não se promove, não aparece. Essa lógica também vale para o universo da contabilidade. Calma, não estamos dizendo que você deve sair por aí gritando por todos os cantos o quanto é bom profissional! No entanto, usar alguns recursos para promover sua própria capacidade faz, sim, toda a diferença.

No post de hoje, confira 5 desses recursos e saiba como desenvolvê-los!

1. Planeje uma estratégia de marketing pessoal para contadores

Primeiramente, você precisa pensar em um plano de marketing para sua carreira. Defina onde você pretende chegar e quem deseja atingir para conquistar seus objetivos. Somente a partir daí você poderá estudar sua imagem, considerando os pontos fortes para destacar em função desses objetivos e convencer as pessoas certas sobre seus serviços.

Considere suas possíveis falhas e invista no que for preciso para corrigi-las. Faça cursos, atualize-se e converse muito com quem já chegou onde você almeja chegar — isso certamente será um diferencial para sua carreira.

2. Tenha desenvoltura na comunicação

Falar bem é essencial para um bom profissional da área de contabilidade. Além de facilitar a relação com clientes e colaboradores, essa atitude demonstra credibilidade.

Também é importante transmitir seus conhecimentos de maneira didática. Ao explicar os procedimentos do escritório para as pessoas de uma forma que elas realmente entendem, você conquista confiança.

Isso permite que a relação aconteça de maneira mais natural, trazendo resultados, aumentando o número de clientes e mostrando o seu negócio como uma possibilidade interessante dentro do mercado.

3. Use as redes sociais

A tecnologia não veio apenas para a diversão: pelo contrário, grandes nomes do mercado conseguem usar os recursos eletrônicos para se destacar. Assim, ferramentas como o Facebook e o LinkedIn têm sido cada vez mais importantes na divulgação de profissionais que têm algo especial a dizer em relação a suas áreas.

Usando esse espaço para demonstrar seu diferencial — ou seja, levando conteúdo de qualidade às pessoas —, você reúne condições para atingir em cheio o segmento de mercado em que atua, conseguindo excelentes resultados.

4. Cuide da aparência

Você não precisa ser um galã para trabalhar como contador, mas o cuidado com a aparência faz toda a diferença no relacionamento interpessoal.

Um cabelo bem cortado, uma roupa elegante e uma barba bem feita — no caso do homem — demonstram sua preocupação com a maneira como você se apresenta para clientes e colaboradores, contribuindo para a construção de uma imagem positiva.

5. Crie sua rede de relacionamentos

A última dica para marketing pessoal para contadores diz respeito a fazer sua autopromoção junto a outros profissionais de sua área. Não os veja apenas como concorrentes por melhores vagas ou espaço no mercado, mas também como colaboradores para o seu crescimento pessoal.

Antigos colegas de trabalho, amigos de faculdade e outros profissionais que você conhece podem fazer parte de uma rede de relacionamentos muito útil a todos. Isso pode ser obtido por meio da construção de uma comunidade em que haja uma constante troca de ideias.

Por fim, seja ativo: participe das conversas, esteja sempre antenado com o que acontece e demonstre interesse — isso certamente valorizará sua carreira.

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Mastermaq

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