Marketing contábil: como criar estratégias para desenvolver o potencial do seu escritório?

Criar e desenvolver estratégias de marketing é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Se estamos falando de contabilidade, a lógica também é a mesma. Do pequeno ao grande escritório, para se tornar conhecido e aumentar a carteira de clientes, é preciso entregar valor. E nós vamos te mostrar que o marketing contábil pode ser um dos melhores caminhos para te ajudar com isso.

Mas, afinal, o que é o marketing contábil?

A expressão marketing contábil não significa mais do que: o marketing aplicado na contabilidade. Ou seja, estamos falando de pensar em estratégias para ajudar o escritório a aumentar o seu potencial enquanto negócio.

Nesse sentido, é importante lembrar que o marketing nem sempre tem o objetivo de levar à venda diretamente. Ao contrário, a tendência é que as vendas sejam consequência de todos os esforços direcionados. Desse modo, quando o assunto é obter lucro por meio de um produto ou serviço, o objetivo é fazer com que o público-alvo enxergue valor, e assim, decida adquiri-lo.

Mas, mesmo sabendo que os princípios básicos do marketing se encaixam em qualquer negócio, há diferenças quando falamos de estratégias para o crescimento de um escritório de contabilidade. É por isso que preparamos três dicas valiosas para você conseguir aplicar o marketing à sua realidade:

1. Faça uma avaliação do seu negócio

Existem inúmeras estratégias de marketing contábil, mas nenhuma delas dará certo se, num primeiro momento, você não fizer uma avaliação do seu negócio. É importante estudar a fundo todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu escritório, a fim de tomar decisões mais assertivas.

Esse mapeamento é conhecido por Análise Swot e, agora, nós vamos te ajudar a entender cada parte dessa estratégia.

Forças

Todo negócio possui pontos fortes, como por exemplo, uma equipe eficiente de colaboradores. As forças, dessa maneira, são as vantagens que o seu escritório possui e que podem ser cada vez mais exploradas diante do mercado.

É importante lembrar que as forças dizem respeito aos aspectos internos do empreendimento. Sendo assim, a análise não deve considerar características externas em potencial.

Fraquezas

Assim como o seu escritório possui pontos fortes, há também aqueles elementos que o coloca em posição desfavorável em relação ao mercado. Por exemplo, se o seu negócio possui uma localização distante dos seus clientes, esse elemento pode ser uma das suas fraquezas.

Dessa maneira, tão importante quanto apontar os aspectos positivos, é levantar os negativos, afinal, o crescimento do seu escritório está diretamente ligado à capacidade de reconhecer o que pode melhorar.

Oportunidades

A partir de agora, entramos no campo de aspectos externos, isto é, vamos falar de fatores que surgem sem que você tenha controle, mas para os quais você pode se preparar e tomar decisões assertivas. Em relação às oportunidades, elas propiciam um cenário favorável para o seu negócio.

Por exemplo, um evento que acontecerá próximo à você e que reunirá clientes em potencial, representa uma oportunidade para o seu escritório. Ele é uma possibilidade externa, mas a partir do momento em que você tomou conhecimento dele, foi possível aproveitá-lo.

Ameaças

Para fazer um marketing contábil eficiente, é necessário mapear também as ameaças às quais o seu escritório pode estar submetido. Também considerado um fator externo, as ameaças podem vir, por exemplo, da concorrência.

Imagine que um outro escritório se antecipou e conseguiu ajudar o cliente a entregar uma obrigação nova obrigação, em tempo recorde. Nesse sentido, a capacidade do seu concorrente de reagir mais rápido a fatores imprevisíveis, pode significar uma ameaça para você.

2. Conheça as necessidades do cliente

Além de fazer uma avaliação do seu negócio, entender as reais necessidades do seu cliente é fundamental quando falamos de marketing contábil. Isso porque, para criar estratégias bem sucedidas, é preciso direcionar o olhar para quem você pretende atingir no processo.

Dessa forma, se você definir uma estratégia antes de considerar as características e as expectativas do seu cliente, os riscos de não conseguir alcançar o seu objetivo serão altos. As chances de realizar um marketing contábil assertivo, que conquista e fideliza o cliente, estão diretamente ligadas ao entendimento do que ele quer e precisa.

E quando falamos de cliente, também estamos nos referindo ao cliente em potencial. Pense que ele será alcançado diretamente pela sua estratégia, mas para torná-lo parte do seu sucesso, o caminho que você decidir trilhar precisa ser consciente.

A princípio, considerar o cliente ao elaborar uma estratégia de marketing pode ser simples. No entanto, conseguir enxergá-lo é um desafio que vai exigir do seu escritório pesquisas e análises aprofundadas, que podem envolver, inclusive, o marketing digital.

3. Para o marketing contábil, estabeleça um objetivo

Se você já analisou o seu negócio, como ele se relaciona com o mercado e já conseguiu enxergar as necessidades do cliente, chegou a hora de estabelecer um objetivo. Esse item é fundamental porque corresponde à definição de onde você quer chegar com a sua estratégia de marketing contábil.

Para começar, você sabia que existe uma diferença entre meta e objetivo? Sim, embora muitas vezes utilizados como sinônimos, objetivo e meta são duas coisas diferentes. É importante não confundir os dois porque ambos são delineados também em momentos diferentes.

Sendo assim, o objetivo corresponde a uma descrição do que se pretende alcançar. Já a meta, é a definição em termos quantitativos e com um prazo determinado. Nesse instante, é necessário pensar no que você quer alcançar. Por exemplo, o seu objetivo no momento pode ser atrair mais clientes para o seu escritório, aumentar o seu faturamento e fazê-lo crescer.

Já as metas deverão ser pensadas posteriormente. Você deverá mensurar em números o que se deseja atingir, com o intuito de alcançar o seu objetivo. Mas, por enquanto, é importante focar nos três principais pontos que listamos aqui.

Então, nossas dicas te ajudaram a dar o primeiro passo para começar as suas estratégias de marketing? Não deixe de conferir outros conteúdos relevantes por meio das nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

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