Marketing contábil: saiba como fazer o seu escritório decolar

Conseguir que seu escritório de contabilidade seja notado não é uma tarefa fácil. De modo geral, sua clientela tem medo de números, não entende bem o que você faz e não tem ideia do que eles devem procurar ao selecionar um contador. Como resultado, muitas vezes os clientes contratam uma empresa de contabilidade com base no principal fator que compreendem: o preço. Com as novas tecnologias ao alcance de todos, as empresas do ramo que não investirem em um bom plano de marketing contábil podem sofrer com a perda de clientes. O setor é competitivo, portanto, o marketing contábil pode ser a chave para permanecer no mercado.

Reunimos neste post as soluções para você que deseja alavancar o seu negócio e conquistar novos clientes. Confira!

Elabore o planejamento de marketing contábil

Pode parecer óbvio, mas antes de iniciar uma campanha de marketing é preciso determinar onde você está atualmente. Isso pode ser feito mapeando todos os serviços que sua empresa oferece.

O resultado é uma revisão de alto nível do valor que ela fornece, o que pode ajudar a determinar a melhor estratégia para o marketing contábil do seu negócio. É útil que as empresas façam isso todos os anos como uma forma de avaliar potenciais oportunidades de crescimento dos negócios.

Colete o contato de potenciais clientes

Uma das ferramentas essenciais para promover os serviços da sua empresa é a rede de contatos ou networking. Pode ser algo complicado e, às vezes, parecer infrutífero. Mas mesmo se a pessoa com quem você se conectar não acabar se tornando um cliente, ela sempre poderá transmitir suas informações para outras pessoas que possam precisar de um contador.

Há uma abundância de oportunidades para construir sua rede de contatos, e de graça — ou a um baixo custo — em eventos de networking. No entanto, não basta coletar o maior número de cartões de visita que puder, ou distribuir centenas dos seus cartões de maneira aleatória.

Se for participar de um evento relevante, você também pode pensar em oferecer sua experiência para apresentar ou executar oficinas ou palestras. É uma forma eficaz de promover-se como uma empresa de contabilidade especializada.

Algo estreitamente alinhado com a rede de contatos é estar presente em redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn. São mídias valiosas a considerar quando se busca alcançar novos clientes em potencial.

Construa um banco de dados de clientes

Agora que você já fez alguns novos contatos, precisa desenvolver um banco de dados de clientes adequado para coordenar e monitorar a comunicação entre sua empresa e sua rede de clientes. Isso pode ser feito com um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), projetado para ajudá-lo a interagir com os clientes de sua empresa.

Além disso, o software poderá ajudar a gerenciar dados de contato do cliente, fornecer suporte de vendas via análise de dados, rastreamento e registro de comunicações, e até mesmo gerenciar projetos que poderiam ser essenciais quando os prazos fiscais estão envolvidos.

Invista em softwares que facilitem a comunicação de dados entre seu cliente e a contabilidade

O uso de alguns softwares pode ser decisivo para que seu marketing contábil possa ajudá-lo a alcançar um mercado maior e de forma mais eficaz do que a concorrência. Quando falamos de sistemas realmente inteligentes que facilitam a comunicação entre a sua contabilidade e os seus clientes, existem boas opções que simplificarão seus processos e melhorarão sua forma de trabalhar.

A chave não é apenas tornar melhor a vida de seus clientes com esses aplicativos, mas comercializar o uso deles como uma vantagem competitiva. Use-os para se distinguir da concorrência. Isso fará com que você se destaque dos outros contabilistas locais oferecendo um serviço diferente.

Faça uma boa busca para encontrar os aplicativos certos, e não se esqueça de destacar como esse software pode garantir trazer benefícios reais para o seu cliente sem que ele pague nada a mais por isso! O importante aqui é ressaltar para o seu cliente o valor agregado que esse sistema pode trazer para a parceria de vocês.

Envie lembretes de datas importantes

Sendo seus clientes atuais ou não, lembrá-los de prazos-chave — como para declarar o imposto de renda, por exemplo — fará com que você seja a primeira empresa contábil que vem à mente deles durante períodos cruciais. Esses lembretes podem ser enviados de forma automática utilizando ferramentas de disparo de e-mails.

Imagine que uma vez por ano você escreva um texto para um e-mail lembrete de alguma obrigação principal ou acessória e envia a toda a sua lista de contatos. Esteja certo de que saíram dali uma boa leva de pessoas que se perguntarão: “Meu contador não me informa sobre essas obrigações antecipadamente.”. E é aqui que você se destaca!

Mantenha um site e um blog

Um site associado a um blog é uma necessidade para a sua empresa nos dias de hoje. Esta será provavelmente a primeira parada para um potencial cliente depois de realizar uma pesquisa na internet.

Os ambientes desses espaços virtuais devem ser modestos. No site, os serviços oferecidos devem estar indicados explicitamente para que seus potenciais clientes possam entender com facilidade como você pode ajudá-los nos negócios. Já o blog deve ser destinado à postagem de conteúdo relevante e útil para o seu futuro cliente.

Além disso, é recomendável ter um formulário de contato em cada página — do site e do blog — para que os potenciais clientes tenham facilidade em contatá-lo.

Use conteúdo para estabelecer sua experiência

Uma boa maneira de mostrar sua experiência é postar, regularmente, conteúdo atraente e relevante no blog de sua empresa. Contabilidade é um assunto complicado, portanto, se você compartilha seu conhecimento transmitindo a informação de maneira fácil de entender, pode conseguir destaque para sua empresa, aumentando consideravelmente a autoridade do seu nome no mercado.

Não é fácil encontrar conteúdo bem escrito, ainda mais na área contábil. Então, invista em conteúdos que ajudem seu público-alvo a obter respostas e que possam servir de base para futuras conversas.

Aqui fica a premissa base “Quem não é visto, não é lembrado!“, por isso, capture endereços de e-mail e comece a ter uma comunicação contínua com seu público.

Ofereça ferramentas gratuitas

Mostre aos potenciais clientes que você não quer apenas conseguir um dinheirinho rápido com eles e depois desaparecer. Além dos posts no blog de sua empresa, atraia novos clientes oferecendo ferramentas e recursos gratuitos, como e-books, calculadoras financeiras e até calendário das obrigações fiscais principais.

Publique vídeos de contadores da empresa discutindo quem eles são, por que eles fazem o que fazem, como ajudam os clientes. Conte histórias e isso ressoará com seus prospectos, clientes atuais e fontes de referência. Apenas informar o que sua empresa faz não é mais suficiente.

As dicas de marketing contábil deste post se enquadram nos três pilares indispensáveis para garantir o sucesso de sua empresa: planejamento, implementação e acompanhamento. Colocando essas ideias em prática, você conseguirá conquistar muitos clientes novos e aprimorar o relacionamento com os antigos.

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Mastermaq

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