4 de maio de 2020
Apple, Microsoft, Disney.. empresas grandes, com anos no mercado e que continuam à frente de várias outras do seu segmento. O que possuem em comum? Inovação!
Embora pareça uma realidade “distante”, associada em peso à grandes empresas líderes de mercado, as estratégias inovadoras estão (e precisam estar!) presentes em todos os tipos de negócio, seja em processos relacionados à sua oferta de valor ou ações internas.
Existe uma visão que o ato de inovar em empresas está atrelado diretamente à tecnologia e invenção de novas soluções, mas essa ação não se resume a esses dois fatores. Muitas vezes, com pequenas reestruturações internas e nos produtos/serviços oferecidos, já é possível observar resultados mais positivos no mercado.
Hoje vamos falar sobre práticas que atrapalham e estimulam o desenvolvimento de inovação nas empresas consolidadas. Vamos lá!
O modelo usado em Startups vem sendo replicado em empresas tradicionais para a entrega de resultados com mais rapidez e precisão quanto a necessidades mercadológicas. Sendo assim, A criação de equipes com membros de vários departamentos é um desses modelos, quebrando barreiras, incentivando novas ideias e criando um ambiente colaborativo.
A liderança conservadora é um dos fatores que desestimula o desenvolvimento da inovação e criatividade. A preocupação de manter uma postura de poder acaba refletindo em uma cultura organizacional restritiva e limitada.
Esta cultura impede a introdução de práticas novas para otimizar atividades e entregar resultado que o mercado espera, deixando processos defasados e perdendo espaço para concorrentes.
Permitir que equipes tomem mais decisões sem precisar revisá-las ou esperar posicionamentos de terceiros, é um passe livre para criarem novos métodos e estratégias, fomentando a inovação.
Essa possibilidade permite também que os funcionários busquem mais conhecimento, agregando e se mantendo atualizados.
A divisão de setores como núcleos de formação inovadora não é devidamente efetivo. A distribuição dessa “mentalidade” deve abranger todos os departamentos de um negócio, assim todos estarão alinhados e entregando resultados que se completam.
“Toda grande empresa acaba criando uma cultura de que o que funciona é fazer o mesmo que foi feito até agora. Isso é daninho para a inovação. Precisamos deixar o ego de lado e abandonar essa postura”.
Essa frase foi dita por Richard Chaves, diretor de Inovação e tecnologia na Microsoft no Brasil. É ótimo você ter uma experiência vasta com ações que deram certo, mas para se manter referência no mercado, é preciso entender as novas tendências e se adaptar!
Estude o que outras pessoas estão fazendo no seu segmento para não ficar para trás. Não precisa se desesperar, os processos internos não são alterados do dia pra noite, mas com foco é possível! O estudo é primordial neste caso.
Se alinhar com os funcionários é essencial para a mudança começar e se criar um ambiente propenso à inovação em empresas. Portanto, rever o propósito de existência da empresa, sua organização e como são tomadas decisões é uma boa forma de começar a agir.
A inovação é uma cultura e, para ser implantada na sua empresa, deve contemplar todas as áreas: produtos, serviços, processos, relações internas e externas e seus departamentos.
Agora que você sabe os fatores corporativos para inserir essa cultura na empresa, preparei um artigo com as 10 Ferramentas para bombar sua empresa para conquistar novos resultados.