Entenda o que é a indústria 4.0 e quais são os impactos para a contabilidade

Lembra daquela aula de história do ensino médio, na qual foi discutida a revolução industrial? Então, você sabia que já estamos na quarta fase desse processo? É isso mesmo, o assunto do momento é a chamada Indústria 4.0.

Essa história começou lá em 1780 com o começo do aprimoramento das máquinas. Em 2019, os assuntos giram em torno de automação, internet da coisas e inteligência artificial. Mas, afinal , quais são os verdadeiros impactos desse movimento na sociedade? Como a indústria 4.0 vai impactar a contabilidade?

Continue a leitura que vamos responder a essas perguntas e ainda te contextualizar sobre como se preparar para a chegada da tecnologia na contabilidade.

Afinal, o que é indústria 4.0?

As três primeiras revoluções tiveram um impacto muito grande na economia e na forma como as pessoas viviam. Portanto, com quarta revolução industrial não seria diferente, certo?

A indústria 4.0 chega para revolucionar a forma como as pessoas se relacionam entre elas e com as coisas ao seu redor. Portanto, essa mudança de hábito causa um grande impacto no modo como a sociedade se comporta. Você consegue imaginar o seu dia a dia sem a presença da internet, por exemplo? Difícil, né?

Já vivemos completamente conectados e uma das palavras-chave da atualidade é tecnologia. A ideia dessa nova etapa da revolução industrial é misturar os vários conhecimentos na tentativa de otimizar o dia a dia, não só dentro das indústrias, mas também na sociedade.

Mistura tecnológica

A base da indústria 4.0 é formada por alguns pilares tecnológicos. Ou seja, usar a tecnologia para otimizar processos, diminuir custos e melhorar os projetos. Você conhece, por exemplo, o termo Manufatura Ativa? Provavelmente não. No entanto, se a gente falar sobre impressão 3D, talvez o termo não pareça tão estranho.

Um levantamento feito pela Forbes, mostrou que as indústrias estão usando essa tecnologia para criar protótipos e, depois de testados, confeccionar os produtos finais.

Outra tecnologia bastante usada dentro da indústria 4.0 é a internet das coisas, ou IoT. Você já percebeu que cada vez mais aparelhos estão migrando do mundo offline para o mundo online? Nossos relógios, TVs, geladeiras, todos já fazem funções que são automatizadas via internet.

Agora, imagina esta funcionalidade dentro das indústrias. Podemos pensar em carros autônomos e máquinas que consigam fazer toda a linha de produção através de métodos criados e gerenciados por softwares. Incrível né!

E olha que ainda nem falamos da famosa inteligência artificial (IA). Ela simula a capacidade humana de pensar e reagir a estímulos. Nesse sentido, as máquinas vão aprendendo ao decorrer do tempo com as experiências adquiridas. Essa realidade está mudando até mesmo a forma de se pensar os trabalhos existentes atualmente.

Como a indústria 4.0 impacta na contabilidade?

Essa pergunta é retórica, certo? Os avanços tecnológicos impactam diretamente no modo como as empresas contábeis atuam. Usar as novas tecnologias pode ajudar a sua empresa a otimizar o seu tempo de trabalho.  Além disso, é possível reduzir a probabilidade de erros e aumentar a confiança dos seus clientes com o seu escritório.

Vamos imaginar, por exemplo, um sistema de gestão integrado entre o seu escritório e as empresas que você atende! Com esse sistema, você pode importar dados e documentos para realizar as entregas fiscais e contábeis de forma mais rápida, segura e sem a necessidade daquela quantidade de papéis, emails e telefonemas.

Outra possibilidade que as ferramentas desta nova onda tecnológica proporciona é a de  personalizar o atendimento com cada empresa que você atende, criando um laço de confiança entre você e o seu cliente.

Mas, quando falamos de indústria 4.0 e o processo de revolução tecnológica que ela proporciona, precisamos entender que a contabilidade precisa se adaptar a elas. Além de mais conexão com o seu cliente, os processos dentro do escritório que você trabalha também podem ser otimizados.

O armazenamento de documentos em nuvem, integração entre os processos do cliente dentro do escritório e processos otimizados de gestão contábeis e fiscais são exemplos de como você pode melhorar o dia a dia de sua empresa. Nós já comentamos aqui no blog sobre a contabilidade no meio digital. Vale a pena a leitura.

Indústria 4.0 para Micro e Pequenas Empresas

Para a Gerente de Indústria do SEBRAE MG, Márcia Valéria Cota Machado, em entrevista ao Diário do Comércio, o processo da Indústria 4.0 já está bem avançado entre as médias e grandes organizações. Segundo ela, a ideia é trazer esta realidade para as micro e pequenas empresas. “Com isso, elas podem ter acesso a tecnologias e conseguirem melhores resultados, além de se tornarem mais sustentáveis e competitivas.”

Ainda nesse processo, para o SEBRAE, entender o que é Indústria 4.0 permite que as pequenas empresas possam tomar decisões de forma mais assertiva. Com isso, as falhas no processo podem ser identificadas com mais facilidade e na maioria das vezes até evitadas.

Um bom exemplo disso é o controle de ponto dentro de uma perspectiva de RH Estratégico. Ou seja, empresas menores, por vezes contam com funcionários que fazem trabalhos internos e externos e uma boa gestão das horas trabalhadas pode significar melhores resultados.

Então, agora você já sabe o que é a indústria 4.0 e como ela pode impactar na contabilidade. Que tal agora você conhecer mais sobre algumas soluções que podem otimizar o trabalho no seu escritório? É só clicar aqui que nós vamos entrar em contato com você.

Mastermaq

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM