Confira o calendário de implantação do eSocial!

Você já ouviu falar sobre o eSocial? Ele é um novo projeto da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTE). Este programa tem o objetivo de criar um sistema virtual para registro das informações enviadas pelas empresas  sobre os colaboradores. São muitas informações e aptações, por isso, é importante ficar atento ao calendário de implantação do eSocial. 

Se você quiser mais informações sobre o que é o eSocial é só ler este artigo que preparamos para você

O eSocial começou a ser uma obrigação em 2018 e a sua implementação está sendo feita em fases. No artigo de hoje, vamos falar sobre o cronograma de implantação atualizado pela Receita Federal. Continue a leitura e confira o calendário de implantação do eSocial.

Calendário de implantação do eSocial

A implantação do eSocial vai ser dividida em quatro grupos. Cada um deles representa um conjunto de empresas que são divididos por faturamento e regime tributário.  Além disso, haverão estágios de envio das informações para cada grupo.

O sistema já está pronto e preparado para a implantação, porém, essa divisão é feita facilitar a adaptação ao novo projeto

A primeira etapa abrange as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões anuais e iniciou em janeiro de 2018. Nesse momento, 13.707 mil empresas foram incluídas no projeto. Elas  são responsáveis por cerca de ⅓ dos trabalhadores brasileiros,.

A segunda etapa iniciou em julho de 2018. Com isso , o eSocial vai ser expandido para as outras empresas privadas que contam com colaboradores.

Empregadores pessoa física, empresas optantes pelo Simples Nacional e produtores rurais pessoa física e entidades sem fins lucrativos são os segmentos que estão na terceira etapa, começando em janeiro de 2019.

Por fim, os órgãos públicos vão ser incluídos no projeto durante a quarta etapa, que tem início em janeiro de 2020. Assim, ao final da implantação, que está planejada para junho de 2021, o eSocial deve contar com as informações de 44 milhões de trabalhadores brasileiros.

Calendário de implantação

Como já falamos anteriormente, cada fase vai ser em um período diferente para cada etapa. Confira o calendário de implantação do eSocial:

Agora que você já sabe como vai ser a implantação do eSocial, nós temos algumas dicas para você: confira neste artigo como facilitar a entrega dessa nova obrigação!

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM