Gestão Tributária: como ajudar o seu cliente a pagar menos

Planejamento e análise são fundamentais para o sucesso tributário do seu cliente

31 de janeiro de 2020

A carga tributária brasileira é excessivamente alta. Portanto, pagar menos impostos chega a ser uma questão de sobrevivência, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Sendo assim, você contador, pode ajudar os clientes do seu escritório a se planejar melhor e reduzir a quantidade de impostos a serem pagos. A atuação consultiva nesse quesito é importante, pois agrega valor ao serviço que você presta e ainda pode ser uma nova fonte de renda.

Porém, mesmo sendo assunto comum aos escritórios contábeis, é necessário fazer um estudo do negócio do cliente e então sugerir mudanças de estratégias. Quer saber como orientar o seu cliente? Continue a leitura que vamos te explicar. Vamos nessa?

O que é uma gestão tributária?

Quando ouvimos a palavra gestão, logo pensamos em algo complexo e que demanda tempo. No entanto, ela pode ser bem mais simples do que imaginamos. 

Para implantar uma gestão tributária no negócio do seu cliente, você precisa fazer um estudo aprofundado do negócio do seu cliente e sugerir estratégias que visam diminuir a carga tributária do negócio. 

É claro que esse serviço custa algum tempo, porém, depois de implantado é preciso apenas fazer o acompanhamento. Portanto, você gastaria um tempo inicial de diagnóstico, e teria um rendimento recorrente de acompanhamento da situação tributária da empresa do seu cliente. 

Como ela contribui para o seu cliente pagar menos impostos?

Vamos agora para alguns exemplos práticos de como a gestão tributária pode ajudar o seu cliente a pagar menos impostos.

Optar pelo enquadramento fiscal adequado facilita a gestão tributária

Esse talvez seja o principal benefício de uma boa gestão tributária. Isso porque é comum o empreendedor pensar que um sistema mais simples é o melhor. Porém, ocorre que estes regimes não têm uma série de compensações fiscais, o que acaba impactando mais nos tributos pagos pela empresa.

Portanto, escolher o regime tributário certo para o negócio do seu cliente é fundamental.

Evitar a geração do tributo

Com uma análise bem aprofundada e embasada em dados é possível criar estratégias para evitar a incidência do imposto. Ou seja, com alguns procedimentos dentro da empresa é possível evitar a geração do tributo e consequentemente diminuir o valor dos impostos. 

Porém, esse é um assunto delicado, tendo em vista que um erro de estratégia pode levar ao pagamento de multas por sonegação fiscal. 

Transformar o pró-labore em divisão de lucros

As retiradas mensais podem incidir no imposto de renda do seu cliente. Porém, ao transformar o pró-labore em divisão de lucros é possível ficar isento do pagamento do imposto. 

Portanto, após fazer a análise da empresa do seu cliente, é possível fazer um planejamento de retiradas mensais e ter uma previsão de lucros para serem divididas ao final do exercício financeiro. 

Terceirizar

Existe a possibilidade para clientes optantes pelo modelo de Lucro Real, fazer a dedução de gastos com terceirizados do PIS/Cofins. Mas, para além disso, a terceirização pode diminuir os gastos do seu cliente, não só com impostos, mas também com encargos trabalhistas.

Sendo assim, vale a pena analisar cada caso e pensar se vale a pena ou não terceirizar serviços que não fazem parte do objetivo principal do negócio do seu cliente. 

Como resolver o problema do tempo?

A falta de tempo é um dos principais pontos de atenção para os contadores e escritórios de contabilidade. Porém, com o avanço tecnológico e o crescimento das contabilidades online fica cada vez mais clara a necessidade de o profissional contábil apresentar novas formas de atuação.

Nesse sentido, investir em robotização para a automatização de processos cotidianos é fundamental. Escolha um software de contabilidade que consiga otimizar as rotinas do seu escritório e, com isso, faça sobrar mais tempo para estudar, analisar e prestar novos serviços que agreguem mais valor para o seu cliente.

Conheça a solução para gestão tributária da Mastermaq

A solução da Mastermaq para a gestão tributária é composta por três softwares. O NGTributos onde você consegue fazer o lançamento de clientes, apuração de impostos e emissão de guias. Tudo de maneira simples e automatizada.

Somado a ele, temos o NGFiscal no qual é possível fazer a importação e o lançamento de notas fiscais, a impressão de livros fiscais e a geração de arquivos como o Sped Fiscal e Contribuições.

Completando o time temos o Auditor Sped no qual você faz a conferência das informações e garante que tudo está sendo entregue da maneira correta.

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo e tenha entendido a importância da Gestão Tributária, tanto para o negócio do seu cliente, quanto para o aumento de rendimentos do seu escritório. Quer conhecer mais sobre o nossa solução tributária? Entre em contato com a gente e descubras as vantagens de contar com a Plataforma NG.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts