Você sabe o que é Gestão por Competência e o CHA?

Saiba identificar as principais habilidades de um profissional completo e competente

10 de março de 2020

Em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, o diferencial das empresas começa em seus setores internos, com colaboradores motivados e eficientes. Para isso, fazemos uso da gestão por competência e dentro dela o uso do CHA, formato que a organização valoriza seus talentos na hora e no lugar certo.

É importante para o seu cliente valorizar os colaboradores para ter no escritório uma gestão de pessoas estratégica

Não sabe o que significa estes conceitos? Continue a leitura que vamos te explicar tudo!

Gestão de Competência 

Essa gestão tem como objetivo selecionar e desenvolver o capital humano da empresa de forma assertiva. Os pontos fortes de cada indivíduo são traçados, assim podem ser usados em favor da produtividade da equipe como um todo.

Para usar esse formato de gerenciamento, os valores e a essência da empresa devem ser claros para os gestores. Assim, o processo de contratar um novo empregado ou alterar posições internas vai fluir para o caminho certo.

Durante uma seleção de candidatos, por exemplo, os fatores de maior destaque costumam ser suas formações e experiências passadas. Porém, nada garante que mesmo com o currículo técnico perfeito a pessoa tenha o perfil comportamental ideal para se adaptar ao ambiente corporativo.

É neste momento em que entra a Gestão por Competência. Com ela, você avalia também as habilidades do outro, o comparando com o perfil ideal para a organização. Se for, por exemplo, uma organização atenta a novas tendências, é provável que ela busque mais pessoas com perfil flexível do que conservador. 

Exemplos de competências

Algumas das competências que podem ser observadas nos profissionais são:

  • proatividade;
  • liderança;
  • flexibilidade;
  • concentração;
  • criatividade.

Importante ressaltar que cada empresa possui sua cultura. Sendo assim, cada uma demanda por competências específicas. Porém, existe um certo padrão quando estamos buscando pessoas que sejam qualificadas teórica e comportamentalmente para uma boa trilha profissional: o conjunto de competências CHA.

Gestão por competência: entenda o que é CHA

Um empregado é taxado muitas vezes como “competente” a partir do seu rico conhecimento teórico em determinados assuntos. Com isso, ele é promovido para cargos que abrangem mais responsabilidades e não se encaixam da forma esperada. 

Mesmo com um tempo para adaptação, ele não sabe o que fazer ao certo e não consegue tomar decisões, ainda que seu domínio teórico indicasse que ele fosse perfeito para tal cargo!

Isso acontece devido a falta de atenção em reconhecer quais características determinada posição exige. É neste momento que entram a habilidade e a atitude, outros fatores que devem ser levados em conta ao fazer a escolha do profissional ideal para cada posição. 

Esse desencontro de expectativas é comum em promoções que envolvem cargos gerenciais. Ser gestor envolve muito mais que teoria. É preciso ter um determinado perfil e possuir competências como liderança e flexibilidade, por exemplo.

Um profissional considerado “eficiente” atualmente é aquele que domina o pacote completo: Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA). Seus conhecimentos na área são notáveis, ele sabe o que deve ser feito e tem condições de tomar as medidas necessárias para que elas sejam efetuadas da melhor maneira possível.

A escolha do profissional ideal

Reconhecer a postura que sua organização possui e quais qualidades devem estar presentes nos profissionais que almejam novos cargos é o começo da construção de uma equipe produtiva. 

Como vimos, a Gestão por Competência e o CHA são importantes ferramentas para contratar e gerir bons funcionários.

Agora que você entendeu como avaliar melhor as qualidades dos seus funcionários e como se orientar em decisões como contratação ou mudança de função, preparamos um conteúdo com 7 dicas para você contratar o colaborador ideal para o seu escritório contábil. Espero que gostem da leitura.

Escrito por

Gabriela Bowen - Estagiária de Marketing

Gabriela é estagiária de Marketing e Conteúdo da Mastermaq Software, sob a supervisão de João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo.

Confira nossos outros posts