Como melhorar a gestão de vale transporte da sua empresa?

Que o vale transporte é obrigatório você já sabe. Explicamos aqui mesmo no blog sobre esse benefício oferecido aos trabalhadores e demos quatro dicas para melhorar sua aplicação. Entretanto, você pode ir além. Agora, sabia que tem como melhorar ainda mais a gestão de vale transporte na sua empresa?

A gestão de vale transporte vai muito além de abastecer os cartões de transporte de seus funcionários. Ela garante que você otimize os recursos da empresa, com uma economia que pode chegar a 35%!

Quer saber como fazer esse processo e garantir um caixa reforçado? É só seguir a leitura que te explicamos mais sobre o controle deste benefício.

Gestão de vale transporte: como administrar esse benefício?

Uma dúvida que você pode ter é como gerir melhor um benefício que é garantido aos trabalhadores através de ações de um RH estratégico. Teoricamente, a empresa é obrigada a pagar mensalmente as passagens necessárias para o funcionário chegar ao local. Então, o valor deve ser o mesmo mensalmente, certo? Errado!

A lei que obriga a aplicação do vale transporte é clara quando trata da utilização do benefício: ele só deve ser concedido para a locomoção do empregado no trajeto de casa para o trabalho e seu retorno. Para quaisquer outros fins pessoais, o funcionário flagrado pode até mesmo ser demitido por justa causa.

Lembre-se que o seu colaborador também não vai receber o vale transporte quando estiver de férias, faltar ao serviço, estiver trabalhando em home office, em dias de licenças, dentre outras possibilidades nas quais ele não precise se deslocar para o trabalho. Só nesses casos, a economia já é enorme. E ainda dá para melhorar.

Reembolso, dedução ou desconto pela não utilização do benefício

A possibilidade de melhorar a gestão de vale transporte se aplica de três maneiras: na legalidade de exigir a devolução dos créditos não utilizados, na dedução de um saldo não gasto ou até descontando no salário do empregado. Entretanto, precisamos pontuar quais as melhores escolhas nesses casos.

Como você e a sua empresa vão precisar creditar os valores do vale transporte no mês seguinte, uma das melhores soluções é fazer o complemento do saldo para que o funcionário tenha o valor necessário do seu transporte nos dias úteis.

Para que essa ação seja tomada, sua empresa pode optar por softwares que ofereçam a gestão do vale transporte de forma simples. Nestes sistemas, é possível consultar o saldo, verificar o valor necessário para a locomoção do funcionário e até mesmo simplificar seu processo na hora da recarga.

Por isso, fique atento às soluções apresentadas pelo mercado e otimize a gestão do vale transporte de sua empresa. A economia de recursos é imediata e permite que você invista melhor na sua organização!

Gostou dessa dica? No nosso blog, estamos constantemente te atualizando das melhores práticas para um RH mais estratégico. Por exemplo: sabia que traçar o perfil profissional de seus funcionários pode melhorar a sua produtividade? Então leia o artigo que preparamos sobre o assunto clicando aqui.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM