Por que fazer a gestão de processos em seu escritório de contabilidade

Nos últimos anos, o mundo presenciou diversas evoluções tecnológicas que mudaram nossa forma de agir, pensar e, é claro, de atuar no mercado. Com o fácil acesso a todos os tipos de informação no contexto corporativo, o responsável pela gestão de processos é capaz de saber exatamente como está o desenvolvimento das atividades operacionais da empresa e também o desempenho dos profissionais que delas participam.

Em escritórios de contabilidade, por exemplo, o fluxo de informações e demandas relevantes é muito grande, o que torna a gestão de processos essencial para a ordem e o crescimento sustentável de um empreendimento.

Quer entender melhor o que é a gestão de processos e por que você deve realizá-la em seu escritório de contabilidade? Confira abaixo as informações que selecionamos para você:

Afinal, o que é gestão de processos?

A gestão de processos é a união dos conhecimentos de gestão de negócios com a tecnologia da informação como forma de viabilizar e manter uma operação alinhada. Seu objetivo principal é a otimização dos resultados nas empresas por meio do aperfeiçoamento contínuo das etapas de processos.

Aplicar a gestão de processos em seu escritório de contabilidade é fundamental para que você tenha conhecimento da execução de todos os procedimentos da empresa. Assim, você poderá moldá-los de acordo com os principais indicadores de desempenho e as necessidades de operação da companhia.

Consequentemente, seu escritório de contabilidade terá um desempenho satisfatório, superando às expectativas e necessidades dos clientes.

Como otimizar meus resultados?

Por desconhecerem as etapas do trabalho, muitas empresas não conseguem acompanhar o desenvolvimento de suas atividades. Por isso, é fundamental conhecer todos os processos e atividades que são desenvolvidas na empresa, acabando precisamente com os obstáculos que afetam seus colaboradores.

A otimização da operação e alcance dos resultados serão duas das consequências de se investir na gestão de processos em seu escritório contábil. Mas, para conseguir otimizar os resultados sempre, é necessário também melhorar os processos sempre. Conhecemos isso como PDCA.

Com essa prática, você criará condições mais favoráveis para a execução das atividades, aumentando a eficiência e a eficácia dos profissionais.

Como lidar com os gargalos?

Além da falta de conhecimento sobre os processos de uma forma mais ampla, muitas empresas desconhecem as dificuldades que os profissionais têm para executar suas respectivas atividades e, às vezes, até eles mesmos desconhecem o motivo do problema.

Identificar, analisar e solucionar esses problemas com certeza será muito importante para o seu escritório contábil, já que eles podem ser os causadores de grande parte dos erros e atrasos.

Quando é realizada em conjunto com uma boa comunicação empresarial e com o uso de um software de gestão integrada, a gestão de processos é capaz de mostrar os principais gargalos que estão afetando a produtividade de sua empresa, ajudando a criar ações para resolver os problemas e aumentar a produtividade dos profissionais.

É possível cumprir com os prazos?

Um escritório de contabilidade trabalha diariamente com prazos. Impostos, taxas, declarações e outras funcionalidades são de inteira responsabilidade do escritório e o atraso de algumas destas entregas podem trazer consequências graves, como multas.

Mas é possível, sim, cumprir os prazos estipulados. Gerenciando corretamente e tendo pleno conhecimento de todos os processos, otimizando os resultados e eliminando os principais gargalos, o cumprimento de prazos será uma consequência, e não uma meta inatingível.

Nessa etapa, utilizar um sistema de gestão integrada especializado em contabilidade pode ajudar muito no controle do cumprimento dos prazos, evitando prejuízos para o negócio.

Como ser mais assertivo nas decisões?

Outra vantagem em aplicar a gestão de processos em sua empresa é o aumento da precisão na tomada de decisões.

Ao conhecer em detalhes o planejamento tributário, a gestão de pagamentos, o planejamento contábil e o planejamento financeiro de sua empresa, com uma capacidade de processamento de demandas e informações, você terá informações extremamente relevantes para a tomada de decisão.

Mais uma vez, utilizar um software especializado pode ajudar muito seu escritório de contabilidade nesse momento. Esse recurso tecnológico tem uma grande capacidade de integração entre os sistemas e soluções extremamente seguras e fáceis de manusear, permitindo a redução de erros e dos custos.

Como você viu, aplicar a gestão de processos será muito vantajoso para o seu escritório de contabilidade. Além dos benefícios citados aqui, você terá um desempenho mais eficiente e eficaz, clientes extremamente satisfeitos, podendo, inclusive, ampliar seu negócio.

Agora que você já está preparado para fazer a gestão de processos no seu escritório de contabilidade, que tal tirar suas dúvidas sobre a carreira do profissional contábil? Baixe gratuitamente nosso Guia completo do Contador e mantenha-se informado sobre o assunto!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM