Saiba como fazer a gestão de prioridades na empresa

O começo do ano sinaliza um bom momento para estudar o planejamento das empresas. Para garantir a eficácia no desenvolvimento das atividades, assim como na resolução de problemas, fazer a gestão das prioridades é uma ação imprescindível.

Quando realizada de maneira clara e objetiva, a priorização das atividades gera ganho de produtividade, melhor qualidade de atuação para solução de problemas e maior interação entre equipes.

Quer entender melhor como fazer a gestão de prioridades da sua empresa? Então acompanhe o nosso post de hoje!

Organize a agenda executiva

Muito executivos acumulam tarefas por classificar todas com urgência e não saber eleger as prioridades.

Além de deixar a agenda confusa, as atividades podem não ser desenvolvidas com a atenção devida, uma vez que não há divisão de tempo suficiente para cuidar de cada uma delas. Portanto, saber identificar quais são as prioridades é o primeiro passo para uma agenda organizada e tarefas bem feitas.

Entenda o que é prioridade, urgência e importância

Embora pareçam ter significados próximos, entender melhor os conceitos de prioridade, urgência e importância ajudam a gerenciar melhor as atividades:

Prioridade

Trata-se da tarefa para onde será direcionada os esforços da equipe antes das demais. Para isso, as prioridades devem estar organizadas em listas, facilitando a visualização de qual item é mais importante. A prioridade será aquilo a ser feito primeiro.

Urgência

Traz uma noção temporal onde não basta ser prioridade, mas também existe um limite de tempo que deve ser respeitado.

Para agenciar as urgências, deve-se estabelecer os prazos juntamente com a ordem de prioridades. Geralmente, quando uma atividade passa a ser uma prioridade urgente, é porque seu prazo de entrega se aproxima.

Importância

São aqueles que devem ser tratados com mais cuidado por possuírem um peso maior dentro da empresa. Muitas vezes, aquilo que é importante acaba interferindo e influenciando outros assuntos dentro da empresa. Logo, as prioridades importantes são aquelas que devem ser desenvolvidas com toda atenção.

Faça a gestão de prioridades da empresa

Sabendo a diferença desses três conceitos, resta a tarefa de organizar as atividades.

Em primeiro lugar, estão as tarefas que são urgentes e também prioritárias. Na sequência, as demais seguem classificadas por ordem de importância. Caso esteja difícil gerenciar as atividades por ordem de tempo, tente classificar a urgência de cada uma delas em baixa, média ou alta.

Delegue as prioridades

Trabalhar com uma agenda compartilhada é uma boa ação para estimular o espírito de equipe na empresa. Assim, todos estarão cientes dos compromissos de cada um e dos prazos a serem seguidos, sem deixar as tarefas para a última hora.

Programe alertas e lembretes próximos às datas de término das prioridades mais urgentes. Muitas vezes, anotar é a melhor solução para se organizar. Portanto, exponha todas as atividades e analise cada uma com clareza.

Recuse tarefas

Na vida profissional, assim como na pessoal, algumas vezes será necessário negar alguma tarefa ou atividade para manter a agenda em ordem. Aquilo que não é urgente nem importante, portanto, pode e deve ficar de fora. O acúmulo das funções gera desordem, causando estresse e mal estar.

Viu como fazer a gestão de prioridades de sua empresa pode ser mais simples do que parece? Para não perder outras dicas exclusivas para o seu negócio, acompanhe nossa página no Facebook, Twitter eYoutube!

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