Gestão de pessoas: 7 dicas para você contratar o colaborador ideal para o seu escritório contábil

Contratar o colaborador ideal é um grande desafio para a gestão de pessoas. Afinal, não basta apenas que o candidato tenha um bom currículo: para saber se ele vai dar certo em seu escritório, você precisa avaliar corretamente suas competências, conhecimentos, comportamentos e atitudes.

Uma contratação mal feita pode trazer sérias consequências para o seu escritório. Quando o profissional não se adequa ao ambiente e à cultura de trabalho, ele provavelmente não vai ser tão produtivo quanto esperado e seu desligamento vai gerar gastos que poderiam ser evitados.

Quer eliminar de vez os problemas causados pela má contratação? Confira a seguir alguns segredos que vão te ajudar a contratar o colaborador ideal para o seu escritório contábil!

1 – Trace o perfil do colaborador ideal

Antes de começar qualquer processo de seleção, você precisa definir bem o perfil do profissional que quer em seu escritório. Diferente do que muitos pensam, não é só o nível técnico que conta na hora de selecionar um colaborador: você precisa determinar também o perfil comportamental ideal para a vaga!

Em algumas funções, você pode precisar de pessoas mais extrovertidas e comunicativas, enquanto em outras, de funcionários mais introvertidos e centrados. Você deve levar tudo isso em consideração na hora de escolher seu novo colaborador!

2 – Promova a vaga

Hoje em dia, é possível divulgar vagas de emprego em diversos sites e plataformas. É importante que você descreva detalhadamente as informações da vaga que está oferecendo. Alguns dados que não podem faltar são:

    • funções que o contratado vai desenvolver;
    • o que é fundamental para o seu escritório, como, por exemplo, algum conhecimento técnico específico;
    • diferenciais desejados que podem atrair candidatos que tenham essas habilidades;
    •  benefícios oferecidos pelo escritório.

Também é interessante colocar algumas informações sobre o seu escritório. Assim, o candidato pode saber mais sobre seu possível novo ambiente de trabalho e, quem sabe, ter ainda mais interesse pela vaga!

Na hora da entrevista, vale retomar esses pontos e esclarecer as possíveis dúvidas trazidas pelos candidatos. Ser claro e honesto sobre as funções da vaga é importante para alinhar as expectativas entre você e o candidato e evitar mal entendidos.

3 – Olhe além do currículo

As informações descritas em um currículo não são suficientes para definir se um candidato é ou não ideal para o seu escritório. Infelizmente, a grande maioria dos trabalhadores não sabem como montar um currículo de maneira correta. Por isso, não descarte um candidato apenas por conta de um documento incompleto.

Você pode – e deve! – fazer anotações nos currículos que receber, ressaltar o que achar interessante e marcar os pontos que devem ser esclarecidos. Isso pode ser feito tanto através de ligações e emails, quanto na hora da entrevista.

Uma outra opção é conhecer o perfil do seu candidato através de meios diversos de informação, como movimentações nas redes sociais e preferências pessoais. Além disso, não se esqueça da dica número um: determine bem o perfil que quer para seu escritório e busque candidatos que possuem as característica que você está procurando!

4 – Saiba perguntar e escutar

A entrevista é uma etapa importante no processo seletivo de novos colaboradores. Você ou a equipe de RH do seu escritório devem se preparar, repassar as informações sobre a vaga e os candidatos ou até mesmo organizar um roteiro selecionando as perguntas que vão ser feitas, tanto as de nível profissional quanto pessoal.

Ao fazer perguntas, prefira aquelas em que as respostas não vão ser limitadas a “sim” ou “não”, em que o candidato possa desenvolver um raciocínio e dar mais informações sobre si. É interessante ainda reparar nos gestos e reações dos candidatos diante das perguntas, buscando conhecê-los ao máximo. E não se esqueça do contato visual e da empatia!

Esse primeiro contato pessoal com o candidato é muito importante também para esclarecer informações que não ficaram claras no currículo, responder dúvidas em relação à vaga, além de falar sobre a cultura do seu escritório e a dinâmica de trabalho. É um momento para apresentar a missão do seu escritório e o que você espera de um colaborador para perceber se o candidato está ou não alinhado com suas expectativas.

5 – Faça testes

Os testes especializados são importantes para mapear o perfil dos candidatos em relação às características necessárias para exercer a função. Eles podem ser de técnica ou situacionais e podem ser feitos individualmente ou em  grupo.

É interessante escolher testes que revelem  as principais características buscadas por você, como aptidão técnica, conhecimentos gerais, dinâmicas de trabalho, um tipo de personalidade específica, e tudo que possa ser aplicado à rotina de um escritório contábil.

Sobre os testes em grupo, você pode aproveitá-los para observar como os candidatos se comportam trabalhando em equipe e na resolução de problemas. Mas evite fazer testes demais que podem fazer com que você ou seu recrutador percam o foco e que podem também cansar os candidatos.

6 – Pesquise referências

A experiência da entrevista pode não ser suficiente para ter certeza se o candidato possui ou não as qualificações necessárias para fazer parte do seu escritório. Buscar por referências em empregos anteriores é importante para descobrir mais sobre o profissional.

Assim, você pode saber se ele atendia ou não às expectativas da organização onde trabalhava, por que foi desligado, se ele se destacava, ou outras perguntas que possam tirar dúvidas importantes.

7 – Faça a gestão de pessoas depois da contratação

Depois da contratação, é hora de integrar seu novo colaborador à sua equipe! Essa é uma ação simples e também fundamental para que ele se sinta bem vindo e pronto para dar o seu melhor!

Mesmo escolhendo o profissional ideal, é possível que ocorram alguns problemas de ajustamento do colaborador no seu escritório. Por isso, é importante acompanhá-lo em sua adaptação, crescimento e postura no ambiente de trabalho e o auxiliar quando for necessário.

Agora que você já sabe como contratar o colaborador ideal para seu escritório, que tal descobrir como aumentar a produtividade da sua equipe? É só clicar aqui e conferir o artigo que preparamos para você!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM