Gestão de pessoas: como dar feedbacks e avaliar o desempenho?

Quando falamos de gerenciamento de pessoas, a avaliação de desempenho é um dos tópicos que mais se destaca. Com a função de avaliar a performance de profissionais e equipes, essa é uma das principais ferramentas para fazer a gestão de pessoas.

Nesse contexto está também o feedback, um processo onde são fornecidas informações com o objetivo de estimular o progresso no desempenho de um profissional — pode ser um elogio por um bom trabalho ou um direcionamento para melhorar uma atitude, por exemplo. Isso é fundamental para a melhoria da performance dos profissionais.

No post de hoje, mostraremos a você como dar feedbacks e tiraremos as suas dúvidas sobre as avaliações de desempenho de colaboradores e equipes. Acompanhe!

Como fazer as avaliações de desempenho

Existem diversas maneiras de você fazer uma avaliação de desempenho. A seguir, confira os principais tipos de avaliações, como realizá-las e quais são suas principais vantagens e desvantagens:

Auto avaliação

Conhecer a si mesmo é algo fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa, tanto pessoal como profissionalmente. Quando o profissional sabe o que faz bem e o que ele pode melhorar, já está meio caminho à frente para ser um colaborador melhor. Por isso, a auto avaliação de desempenho pode ser algo bem vantajoso.

Entretanto, sua desvantagem é quando o profissional não se avalia corretamente, ou seja, não é totalmente sincero consigo mesmo. Para evitar que isso aconteça, é interessante unir a auto avaliação a outro tipo de avaliação de desempenho, garantindo que as informações se confirmem.

Avaliação em 180 graus

Provavelmente, essa é a avaliação de desempenho mais tradicional e utilizada — o que não significa que é a melhor. Neste modelo, muito utilizado em organizações maiores e mais burocráticas, os gestores avaliam seus colaboradores.

Porém, a avaliação em 180 graus apresenta dois problemas:

  • o método é muito top-down, ou seja, não oferece aos gestores a oportunidade de receber feedbacks das pessoas que estão mais perto no cotidiano;
  • há um grande risco de o negócio receber avaliações que não coincidem com a realidade, uma vez que elas partem da percepção única e exclusiva de uma só pessoa.

Avaliação em 360 graus

Esse método é mais novo e surgiu para corrigir as falhas da avaliação em 180 graus — por isso, tem ganhado cada vez mais força. Nesse modelo, o profissional é avaliado não apenas por seus superiores, mas também por seus companheiros de equipe e subordinados.

Como a avaliação é mais abrangente, a perspectiva a respeito do desempenho do colaborador se torna muito mais real, sendo também mais relevante para o negócio.

Como dar feedbacks aos seus colaboradores

Depois de fazer a avaliação de desempenho dos seus colaboradores, é hora de dar a eles o feedback relativo à performance. Confira agora alguns tipos de feedbacks existentes:

  • positivo: seu objetivo é reforçar uma ação que você gostaria que se repetisse. Por isso, é importante dar um feedback positivo sempre que o colaborador fizer algo que lhe agrade, estimulando esse comportamento;
  • corretivo: seu objetivo é corrigir algo que está errado. Dar um feedback corretivo pode ser desafiador, principalmente porque muitos o entendem como uma punição ou ofensa. Por isso, é importante praticar esse tipo de feedback para que, quando você precisar dar um desses, ele ocorra de forma eficaz;
  • ofensivo: é extremamente arriscado e não recomendado, pois pode comprometer muito as relações profissionais. Ele desvaloriza quem o recebe, provoca maus sentimentos e pode levar a comportamentos agressivos de auto defesa.

Lembre-se que é muito importante que o feedback seja claro, sincero e construtivo, que recompense os colaboradores que tiveram um bom desempenho e ofereça um estímulo àqueles que precisam melhorar. Jamais viole os princípios do respeito e da confiança: seja ético e evite constrangimentos!

Agora que você já entendeu como dar feedbacks aos seus colaboradores, que tal compartilhar sua experiência? Deixe um comentário aqui no post e conte pra gente como você realiza as avaliações de desempenho no seu escritório de contabilidade

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM